sexta-feira, 30 de junho de 2023

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Ninense no Campeonato de Portugal

Ninense competiu no Campeonato de Portugal em 2013-14
Fundado a 30 de junho de 1970, a Associação Desportiva Ninense nasceu numa altura em que muitos jovens da freguesia de Nine, do concelho de Vila Nova de Famalicão, estavam na Guerra do Ultramar, e desde sempre que utiliza o equipamento à Vasco da Gama.
 
O primeiro jogo oficial aconteceu no ano seguinte, para a Taça da AF Braga, diante do Maria da Fonte em Póvoa de Lanhoso, mas necessitou de mais de 40 anos de existência para participar pela primeira e única vez nos campeonatos nacionais, no caso o Campeonato de Portugal, em 2013-14, na sequência da conquista do título distrital na temporada anterior.
 
Nessa época somou quatro vitórias, dez empates, 18 derrotas e um saldo de 23-48 em golos, acabando por descer aos distritais da AF Braga. Paralelamente, também participou pela primeira e única vez na Taça de Portugal, tendo atingido a 2.ª eliminatória.
 
Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo Ninense no Campeonato de Portugal.
 
 

10. Capela (19 jogos)

Capela
Disputou o mesmo número de jogos de Emerson, mas amealhou mais 72 minutos em campo – 1370 contra 1298.
Ponta natural de Paços de Brandão, concelho de Santa Maria da Feira, passou por clubes como União de Lamas, Marco, Sanjoanense, Pampilhosa, Coimbrões, AD Oliveirense, Sp. Espinho e Torreense antes de ingressar no Ninense em dezembro de 2013, já com a época a decorrer.
Até ao final da temporada atuou em 19 partidas (14 a titular) e marcou um golo ao Santa Maria no Campeonato de Portugal, insuficiente para impedir a despromoção aos distritais da AF Braga.
Após a descida de divisão voltou ao Sp. Espinho.
 
 

9. João Cruz (22 jogos)

João Cruz
Extremo natural de Ribeirão, concelho de Vila Nova de Famalicão, concluiu a formação e iniciou o percurso como sénior no Famalicão, tendo ainda passado por Tirsense, Ribeirão e AD Oliveirense antes de chegar ao Ninense a meio da época 2012-13, marcada pela conquista do título distrital da AF Braga.
Na temporada que se seguiu participou em 22 jogos (13 a titular) no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para impedir a despromoção aos distritais bracarenses.
Após a descida de divisão mudou-se para o Joane.
 
 

8. Tiago Fernandes (23 jogos)

Tiago Fernandes
Defesa central formado no Gil Vicente, passou por Águias de Alvelos e Santa Maria antes de assinar pelo Ninense em 2012-13, época marcada pela conquista do título distrital da AF Braga.
Na temporada que se seguiu disputou 23 encontros (20 a titular), mostrando-se impotente para evitar a descida de divisão aos distritais bracarenses.
Após a despromoção transferiu-se para o Forjães.
 
 


7. Madior N’Diaye (24 jogos)

Lateral direito/médio defensivo senegalês que entrou no futebol português pela porta do Vitória de Setúbal, passou por clubes como Torreense, Famalicão, Portimonense, Vilaverdense e Mirandela antes de ingressar no Ninense em outubro de 2013, já com a época a decorrer.
Até ao final da temporada foi utilizado em 24 encontros (22 a titular) e marcou um golo ao Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para impedir a despromoção aos distritais bracarenses.
Após a descida de divisão mudou-se para o Melgacense.
 
 

6. Renato (25 jogos)

Renato
Lateral direito/médio defensivo cabo-verdiano, mas há muito radicado em Portugal, concluiu a formação no Boavista e passou pelos seniores de clubes como Ovarense, Ribeirão, Maria da Fonte, Sertanense e Moura antes de ingressar no Ninense no verão de 2013.
Na única temporada que passou no emblema do concelho de Vila Nova de Famalicão atuou em 25 partidas (23 a titular) no Campeonato de Portugal, não conseguindo evitar a descida de divisão aos distritais da AF Braga.
Após a despromoção transferiu-se para o Gondim-Maia.
 
 

5. China (26 jogos)

China
Defesa central natural de Vila Nova de Famalicão, fez toda a formação e a primeira época de sénior no Famalicão, tendo passado pela primeira vez pelo Ninense entre 2003 e 2007, na altura para competir nos distritais da AF Braga.
Entretanto representou a AD Oliveirense e regressou ao Famalicão, voltando ao emblema da freguesia de Nine no verão de 2013. Na época de regresso ao clube participou em 26 jogos (todos como titular) e marcou um golo ao Vilaverdense no Campeonato de Portugal, insuficiente para impedir a despromoção aos distritais bracarenses.
Após a descida de divisão permaneceu mais dois anos no clube, pelo qual passou pela última vez em 2018-19, depois de duas épocas ao serviço do Brito.
 
 

4. Hélder Araújo (27 jogos)

Hélder Araújo
Médio que fez grande parte da formação no Famalicão, representou pela primeira vez o Ninense entre 2001 e 2003 e posteriormente entre 2004 e 2007, sempre nos distritais da AF Braga.
Haveria de regressar ao emblema da freguesia de Nine a meio da época 2008-09, já depois de ter vestido as camisolas de Merelinense e AD Oliveirense, tendo conquistado os títulos da I Divisão (2011-12) e da Divisão de Honra (2012-13) dos distritais bracarenses durante esta terceira passagem pelo clube.
Já em 2013-14 foi utilizado em 27 encontros (21 a titular) e marcou um golo ao Valenciano no Campeonato de Portugal, insuficiente para impedir a despromoção aos distritais da AF Braga.
Após a descida de divisão permaneceu mais um ano no clube, rumando depois ao Carreira. Haveria ainda de passar pelo Ribeirão antes de representar uma vez mais o Ninense entre 2020 e 2022.
 
 

3. André Ferreira (30 jogos)

André Ferreira
Guarda-redes natural de Landim, no concelho de Vila Nova de Famalicão, concluiu a formação no Famalicão, onde passou praticamente uma década na equipa sénior, à exceção de uma época ao serviço do Vianense. Depois de dois anos no Joane, assinou pelo Ninense no verão de 2013.
Na primeira época no emblema da freguesia de Nine disputou 30 jogos e sofreu 44 golos no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para impedir a despromoção aos distritais da AF Braga.
Após a descida de divisão permaneceu mais dois anos no clube, rumando depois ao Brito.
 
 

2. David (30 jogos)

David
Disputou o mesmo número de jogos de André Ferreira, mas amealhou mais 45 minutos em campo – 2687 contra 2642.
Defesa lateral que concluiu a formação e iniciou o percurso como sénior no Famalicão, passou pelo Louro antes de ingressar no Ninense a meio da época 2010-11.
Depois de conquistar os títulos da I Divisão (2011-12) e da Divisão de Honra (2012-13) da AF Braga, atuou em 30 partidas (todas como titular) no Campeonato de Portugal em 2013-14, mostrando-se impotente para impedir a despromoção aos distritais bracarenses.
Após a descida de divisão permaneceu mais três anos no clube, despedindo-se do emblema da freguesia de Nine e da carreira de futebolista em 2017, aos 30 anos.
 
 

1. Bruno Silva (31 jogos)

Bruno Silva
Avançado natural de Vila de Prado, concelho de Vila Verde, despontou no Prado e passou por Vilaverdense, Vieira e Santa Maria antes de chegar ao Ninense no verão de 2011.
Depois de conquistar os títulos da I Divisão (2011-12) e da Divisão de Honra (2012-13) da AF Braga, em 2013-14 participou em 31 partidas (22 a titular) no Campeonato de Portugal e apontou oito golos, diante de Juventude de Pedras Salgadas (dois), Limianos, Valenciano (dois), Mirandela (dois) e Vianense, ainda assim insuficientes para impedir a despromoção aos distritais bracarenses.
Após a descida de divisão transferiu-se para o Prado.









1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...