terça-feira, 13 de agosto de 2019

A minha primeira memória de... um jogo entre Chelsea e Liverpool

Drogba e Dudek na final da Taça da Liga inglesa em 2004-05
Quando José Mourinho foi para o Chelsea, no verão de 2004, o clube em particular e o futebol inglês em geral aumentaram exponencialmente os níveis de mediatismo em Portugal. Tanto assim foi que, se não me falha a memória, vários jogos dos blues na Taça da Liga inglesa e na Liga dos Campeões (após a eliminação do FC Porto) foram transmitidos na RTP 1.

Os londrinos fizeram boa campanha na Taça da Liga e chegaram à final, onde defrontaram o Liverpool no Millennium Stadium, em Cardiff, uma vez que Wembley estava a sofrer obras de remodelação. Foi o primeiro de vários grandes duelos entre Mourinho e Rafa Benítez, que protagonizaram mais nessa mesma época de 2004-05.


Num jogo intenso e que só foi resolvido no prolongamento, o esquerdino norueguês John Arne Riise aproveitou um passe do avançado espanhol Fernando Morientes para colocar os reds em vantagem logo no primeiro minuto. O emblema de Anfield esteve a vencer até bem perto do apito final, mas o capitão Steven Gerrard desviou, de cabeça, uma bola pontapeada por Paulo Ferreira na execução de um livre. Estava restabelecida a igualdade, aos 79 minutos. Nos festejos do golo, Mourinho mandou calar os adeptos do Liverpool e acabou expulso.


“O gesto de mandar calar não foi para eles mas para a imprensa. Eles falam muito e na minha opinião tentam fazer de tudo para desestabilizar o Chelsea. Espera, não falem já. Perdemos dois jogos e na minha opinião vocês [a imprensa] tentaram tirar-nos confiança e colocar-nos pressão”, justificou o técnico setubalense após o encontro.

Apesar da expulsão do treinador, a equipa que também tinha Ricardo Carvalho em campo e Tiago no banco conseguiu colocar-se em posição privilegiada para alcançar a vitória já na segunda parte do prolongamento, quando Drogba aproveitou uma bola perdida na área adversária para dar vantagem ao Chelsea (107'). Cinco minutos depois, o avançado sérvio Mateja Kezman, que estava a viver na sombra de Drogba e Gudjohnsen nessa época, fez o 3-1, precisamente a passe do islandês. No minuto seguinte, o espanhol Antonio Núñez cabeceou para o fundo das redes na sequência a um livre de Gerrard, reduzindo diferenças.

Porém, o Liverpool foi incapaz de chegar ao empate nos minutos finais e Mourinho conquistou o seu primeiro título fora de Portugal. “É apenas mais um troféu. Eu tenho alguns antes deste, estou muito feliz por vencer. É importante para os adeptos, para o clube e especialmente para os jogadores”, afirmou o português.


Dois meses depois, as duas equipas defrontaram-se nas meias-finais da Liga dos Campeões. Após um empate a zero em Stamford Bridge, o Liverpool venceu por 1-0 em Anfield com um golo de Luís García. Mas não foi um golo qualquer, foi um golo... fantasma, porque há enormes dúvidas de que a bola tivesse realmente entrado na baliza de Petr Cech.





















E para o caro leitor, qual é o primeiro clássico entre Chelsea e Liverpool de que tem memória? E quais foram as melhores e mais marcantes jogos de sempre entre as duas equipas?



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...