sexta-feira, 1 de março de 2019

Cinco jogadores apontados à estreia na Seleção Nacional em 2019

2019 é um ano de desafios inéditos para a Seleção Nacional. Pela primeira vez, vai defender um título, começando por uma fase de qualificação em que vai medir forças com Ucrânia, Servia, Lituânia e Luxemburgo. E também terá a oportunidade de vencer em casa a edição inaugural da Liga das Nações da UEFA, tendo agendado um confronto com a Suíça nas meias-finais que dará acesso à final com Inglaterra ou Holanda.


A importância destes compromissos deverá levar ao regresso de Cristiano Ronaldo, que tem estado de fora desde o Mundial 2018, mas não impedirá certamente que Fernado Santos promova mais estreias pela principal equipa das quinas. Por enquanto, são 38 desde setembro de 2014, mas é realista perspetivar que ultrapassem as quatro dezenas até ao final do ano. Eis os principais candidatos a somarem a primeira internacionalização.

Ferro
Comecemos pela defesa, mais propriamente pelo eixo defensivo, uma posição em que há carência de jogadores a atuar ao mais alto nível. Precisamente por haver uma escassez de centrais é que algum que conquiste a titularidade no Benfica surge automaticamente como forte candidato a tornar-se internacional. E é precisamente neste contexto que surge o nome de Ferro. Depois de dois anos e meio a mostrar qualidade na equipa B, foi lançado por Bruno Lage na formação principal e tem dado contado do recado, à beira de completar 22 anos, exibindo segurança ao lado de Rúben Dias frente a adversários como Sporting e Galatasaray e fazendo valer o 1,92 m também no aspeto ofensivo, tendo marcado a Nacional e Desp. Aves. A seu favor tem igualmente o histórico nas seleções jovens: 51 internacionalizações entre os sub-17 e os sub-21.

Sequeira
Ainda pela defesa, outra posição de deficitária é a de lateral esquerdo, embora essa posição possa ser cobrida por jogadores que atuem no lado direito. Desde o Mundial 2018 que Raphael Guerreiro e Mário Rui são as escolhas habituais, com Kévin Rodrigues a aparecer como alternativa, embora tenha apenas disputado seis jogos esta época pela Real Socidad. É verdade que existe Antunes, que está a atravessar um bom momento na equipa-sensação da liga espanhola, o Getafe, mas em caso de alguma indisponibilidade de alguns dos principais convocados não é de descartar a chamada do bracarense Sequeira. Aos 28 anos, é titular indiscutível no Sp. Braga, exibindo grande consistência a fazer o corredor e qualidade de cruzamento bem acima da média. A confirmar-se, seria um regresso às seleções nacionais 11 anos depois de ter representado os sub-18, quando pertencia ao Leixões.

João Félix
Da defesa saltamos para o ataque, e logo com a grande sensação do momento. Não por qualquer tipo de carência, mas por uma afirmação impressionante, João Félix surge como principal candidato a tornar-se no 39.º estreante de Fernando Santos. Aos 19 anos, está a vingar no Benfica às ordens de Bruno Lage, atuando como segundo avançado, com liberdade de movimentos e a fazer mossa não só no espaço entrelinhas como nas balizas adversárias: 10 golos na época de estreia ao mais alto nível. Já sob o olhar dos colossos europeus, tem a particularidade de apenas ter somado 14 internacionalizações pelas seleções jovens, dos sub-18 aos sub-21. Não é descabida a possibilidade de aparecer já na convocatória para os jogos de 22 e 25 de março, diante de Ucrânia e Sérvia, ambos na Luz.

Diogo Jota
Se o Wolverhampton de Nuno Espírito Santo já catapultou esta época para a seleção nacional o atacante Hélder Costa, que contabiliza 23 jogos (16 a titular), 1325 minutos e um golo na liga inglesa, o que dizer de Diogo Jota, que atua em posição semelhante? O ex-Paços de Ferreira e FC Porto soma igualmente 23 encontros, mas 19 na condição de titular, 1552 minutos e cinco golos na Premier League. E já na época anterior tinha estado uns furos acima do antigo companheiro. A juntar a tudo isto, o facto de ter deixado de poder alinhar pelos sub-21, onde era capitão. A concorrência é feroz, mas quem tem causado tão boa impressão naquele que para muitos é o campeonato mais competitivo do mundo e tem vindo a fazer nos últimos anos um percurso nas seleções jovens, com 30 internacionalizações dos sub-19 aos olímpicos, tem direito a sonhar... a curto-prazo.

Rafael Leão
Quem também tem direito a sonhar a curto-prazo pela boa impressão que está a causar num dos principais campeonatos europeus e pelo percurso nas seleções jovens é Rafael Leão, que tem a vantagem de atuar numa posição deficitária na equipa das quinas, a de ponta de lança. Rumou ao Lille no verão após ter rescindido unilateralmente com o Sporting na sequência dos ataques na Academia e impôs-se rapidamente, levando já sete golos em 16 jogos na liga francesa. As boas exibições, os golos, o estilo e as semelhanças físicas já motivaram comparações com Kylian Mbappé. Ainda com 19 anos, é candidato a aparecer já na convocatória para os compromissos de março. Seria o culminar de uma caminhada iniciada nos sub-16 e que já conta com 45 internacionalizações pelas seleções jovens.












1 comentário:

  1. João Félix es un jugador único. Tiene cualidades y habilidades muy especiales, y ha transformado por completo el modo de funcionamiento del Barcelona. Puede ser competente en el mediocampo defensivo y ofensivo del equipo, con una excelente visión y una precisión natural en el pase. él favorecido por el entrenador del equipo.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...