terça-feira, 12 de março de 2019

A minha primeira memória de… um jogo entre Liverpool e Bayern

Michael Owen, Bola de Ouro em 2001, fez o 3-0 para o Liverpool
Não foi apenas a minha primeira memória de um jogo entre Bayern e Liverpool como foi o único entre ambas as equipas entre abril de 1981 e fevereiro de 2019. É estranho que dois colossos do futebol europeu se tenham defrontado oficialmente apenas por uma vez no espaço de quase 38 anos, mas é a realidade.


Lembro-me de ter assistido a grande parte do desafio, referente à Supertaça Europeia de 2001, durante umas férias em Lagos, no Algarve, num apartamento onde estava instalado. Por falar em Algarve, que é um território português, a única presença lusa neste jogo foi do árbitro Vítor Pereira, na altura considerado o melhor juiz nacional.

Confesso que já não me recordava dos autores dos golos, mas tinha bem presente o resultado e a marcha no marcador deste encontro que decorreu no Estádio Louis II, no Mónaco, como era habitual na competição. Basicamente, o Liverpool, então detentor da Taça UEFA, chegou ao 3-0 no início da segunda parte. E o Bayern Munique, campeão europeu em título, ainda conseguiu reduzir para 2-3.


Mas importa recordar os golos e os nomes que na altura vigoravam nestes colossos europeus. O primeiro remate certeiro teve a participação de duas figuras que se tornariam míticas no emblema de Anfield. Na sequência de uma jogada de contra-ataque, Michael Owen, então dos melhores avançados do mundo e Bola de Ouro desse ano à frente de Raúl (Real Madrid) e Oliver Kahn (Bayern), assistiu o defesa/médio esquerdo norueguês John Arne Riise, que fez grande carreira no clube, aos 23 minutos.

No final da primeira parte, mais um golo de uma figura do Liverpool da altura: Emile Heskey. Possante avançado internacional inglês na ilha caribenha de Antígua e Barbuda, arrancou como um touro para a área dos bávaros e bateu Kahn aos 45 minutos.

E se o primeiro tempo terminou com um golo dos ingleses, o segundo começou da mesma forma, desta vez da autoria da grande estrela Michael Owen, que viria a ser considerado homem do jogo, a aproveitar um passe longo de Jamie Carragher e a permeabilidade do defesa Pablo Thiam para se isolar e colocar o resultado em 3-0.


O Bayern reduziu ainda antes da hora de jogo, por Salihamidžić, um jogador cujo nome sobressaía por… ser difícil de pronunciar. Aos 57 minutos, o bósnio cabeceou para o interior da baliza do guarda-redes holandês Sander Westerveld, a dar as últimas como titular do Liverpool antes da chegada do polaco Jerzy Dudek.

Os germânicos voltaram a marcar, mais uma vez de cabeça, por intermédio do recém-entrado ponta de lança internacional alemão Carsten Jancker (82’), na resposta a um cruzamento do avançado brasileiro Giovane Élber, mas o melhor que conseguiram foi mesmo reduzir para 2-3. Só deu mesmo para deixar o resultado um pouco mais equilibrado, porque a Supertaça Europeia ficou com o emblema de Anfield, que durante esse ano de 2001 conquistaram outros quatro troféus: Taça de Inglaterra, Taça da Liga, Taça UEFA e Supertaça de Inglaterra.












Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...