quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

A minha primeira memória de… um dérbi entre Sporting e Belenenses

Tuck e Toñito em disputa de bola em particular no Restelo
Tal como em tantos e tantos casos no que a futebol diz respeito, a minha primeira memória de um dérbi entre Sporting e Belenenses remonta a 2000, o ano em que me tornei espectador atento da modalidade.

Neste caso em concreto, essa memória até é de um jogo particular, de pré-época, que marcou a apresentação da versão 2000/01 dos azuis do Restelo aos associados. Confesso que me recordava que a equipa da casa tinha vencido por 1-0, que Peter Schmeichel tinha defendido uma grande penalidade e que o golo do Sporting tinha sido de penálti, o que não me lembrava era do resto. Ou seja, praticamente tudo.


De acordo com a crónica do encontro por parte do jornal O Jogo, tratou-se da primeira derrota dos leões, então campeões nacionais, nessa pré-temporada; foi um jogo que mais pareceu “de campeonato, tal a virilidade que caracterizou alguns despiques”; e teve uma arbitragem algo contestada por parte de Bruno Paixão.

Todos os golos foram apontados na primeira parte, sendo que os do Belenenses foram da autoria de um avançado brasileiro chamado Eliel, do qual não me recordo. O primeiro foi aos sete minutos, a passe de Cabral; o segundo aos 37, na recarga ao tal penálti (de Tuck) defendido pelo gigante guarda-redes dinamarquês.  Pelo meio, o Sporting empatou de grande penalidade, por Acosta (22’).


Quatro meses depois, a 10 de dezembro, foi a vez do primeiro duelo entre ambas as equipas para o campeonato. Augusto Inácio, treinador que levou o Sporting ao título, tinha sido despedido dias antes e substituído por Fernando Mendes, um homem da casa. Do outro lado, Marinho Peres mantinha-se de pedra e cal.

Lembro-me que não assisti ao jogo, creio que por ter ido assistir a um espetáculo de circo nessa mesma noite, mas recordo-me do 2-1 favorável aos verde e brancos, de um papel importante por parte de Delfim e de o golo dos azuis ter sido marcado por Marcão, já no final da partida. Nada mais correto. Os dois golos do Sporting foram apontados na segunda parte: o primeiro por Delfim, que tinha recuperado de lesão há pouco tempo; o segundo de João Pinto, de cabeça, bem ao seu estilo apesar de só ter 1,71 m.


Na segunda volta, houve empate no Restelo (1-1) a 6 de maio de 2001, com o golo do Sporting (já de Manuel Fernandes) a ser apontado já em tempo de compensação da segunda parte, pelo croata Robert Spehar – o Belenenses inaugurou o marcador logo aos 4 minutos, por Guga.







  








E para o caro leitor, qual foi o primeiro jogo entre Sporting e Belenenses de que tem memória? E quais foram os melhores e mais marcantes jogos entre as duas equipas?



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...