sábado, 22 de dezembro de 2012

Premier League | Manchester City 1-0 Reading


Esta tarde, no Etihad Stadium, o Manchester City derrotou o Reading por 1-0, num jogo a contar para a 18ª jornada da Premier League. Gareth Barry marcou o único golo do encontro.


Eis a constituição das equipas:

Manchester City



Os “citizens” ocupam o 2º lugar na Premier League, a seis pontos do líder Manchester United, e com sete de vantagem sobre Chelsea (tem um jogo a menos) e Tottenham.
Convém recordar que a formação orientada por Roberto Mancini já está afastada das competições europeias esta época.
Micah Richards, Rodwell e Balotelli estão lesionados.


Reading



O Reading regressou esta época à Premier League, mas as coisas não têm corrido bem, visto que estão em último lugar, a seis pontos dos lugares acima da linha de água. Têm ainda a pior defesa da competição (36 golos sofridos), estão numa série de seis derrotas consecutivas e ainda não venceram fora.
O treinador é Brian McDermott.


Cronómetro:

Embora o Reading se tenha aproximado da área dos “citizens” nos minutos iniciais, começava a desenhar-se o domínio da formação da casa, por volta dos 10’.

16’ Federici negou o golo a Tévez.

17’ O remate de Javi García foi desviado por Harte, e foi para fora.

Os forasteiros apresentavam um bloco baixo e defendiam todos praticamente no seu meio-campo.

42’ Zabaleta atirou enroscado, fruto do ressalto num defesa, à malha superior.

Intervalo.

51’ Tévez, de livre directo, obrigou Federici a aplicar-se.

54’ Na sequência de um canto cobrado na direita por Harte, Pearce cabeceou por cima.

Também provocado pela postura defensiva do Reading, é verdade, mas o City não apresentava soluções ofensivas, limitando-se a trocar à bola junto da área contrária à procura de espaço, não apostando em remates de fora da área, ou então, na insistência num futebol mais directo, algo que incentivava a entrada da referência no jogo aéreo que é Dzeko.

58’ Javi García cedeu o seu lugar a Dzeko.

66’ Dzeko cabeceou por cima, na resposta a um canto marcado por Tévez, pela direita.

71’ Karacan foi substituído por Guthrie.

75’ Roberto Mancini trocou Tévez por Scott Sinclair.

83’ Pearce voltou a falhar o alvo, novamente de cabeça e na sequência de um pontapé de canto.

84’ Milner substituiu Rekik.

87’ Shorey foi lançado para o lugar do lesionado Harte.

90+2’ Agüero encontrou espaço na área adversária e chutou à malha lateral.

90+3’ David Silva cruzou pela esquerda para o segundo poste, onde Barry cabeceou para o fundo das redes, num lance duvidoso em que o inglês se apoiou sobre o Pearce.


Sem mais ocorrências até final, confirmou-se o triunfo dos “citizens”.


Análise:

Quem viu os dez minutos iniciais da partida certamente esperaria um Reading atrevido, que poderia por isso proporcionar um jogo interessante ou então, devido a essa postura, abrir caminho a um triunfo folgado do City. No entanto, foi exactamente o contrário a que se assistiu, já que a partir do momento em que os “citizens” conseguiram assumir o controlo das operações, os “royals” foram baixando o seu bloco e apresentaram um autêntico autocarro à frente da sua baliza.
Os comandados por Roberto Mancini foram atacando com muitos homens, trocando a bola junto da área contrária à procura de uma abertura, mas a intensidade não foi muita, raramente os defesas visitantes se desconcentraram e desposicionaram, os remates de longe foram pouco utilizados, e o futebol mais directo não encontrava em Agüero e Tévez referências no jogo aéreo, o que levou à entrada de Dzeko no segundo tempo, acrescentando centímetros à equipa junto dos defesas adversários, no entanto, o tempo foi passando e o sucesso da substituição não aparecia.
O Reading foi assim resistindo, tentando também algumas transições rápidas, aproveitando o adiantamento das unidades do campeão inglês, só que já nos descontos, Gareth Barry respondeu com um cabeceamento para o fundo das redes a um cruzamento de David Silva pela esquerda, e conseguiu desbloquear finalmente o empate.



Analisando os atletas em campo, começando pelos do Manchester City
Hart foi praticamente um mero espectador;
Zabaleta apoiou o ataque, e saíram dos seus pés vários cruzamentos para o coração da área; Kolo Touré e Nastasic tiveram pouco trabalho defensivo, preocupando-se sobretudo em iniciar os ataques; e Rekik, jovem holandês de 18 anos, que também pode actuar no centro da defesa, teve a oportunidade de ser titular neste encontro e portou-se bem;
Javi García, médio de cobertura, apareceu várias vezes junto da área adversária, fruto da postura excessivamente defensiva do Reading, de tal forma que Mancini prescindiu dos seus serviços por volta da hora de jogo; Barry equilibrou o meio-campo, sobretudo quando passou a ser o elemento mais recuado desse sector, tentou ser influente na construção de jogo e fez o golo que resolveu o jogo; e Yaya Touré recuou com a entrada de Dzeko;
David Silva (fez o cruzamento para o 1-0) e Agüero, os dois flanqueadores da equipa, procuraram sempre flectir para a zona central; e Tévez foi um ponta-de-lança móvel, mas o que os “citizens” necessitavam era de uma referência na área adversária;
Dzeko foi lançado para ser a tal referência no jogo aéreo, mas sem conseguir resolver o problema da finalização; Scott Sinclair e Milner foram dois pares de pernas fresca que ajudaram a alcançar a vitória.

Quanto aos jogadores do Reading
Federici esteve seguro;
Gunter, Pearce (forte no jogo aéreo), Mariappa, e Harte (saiu lesionado) foram muito combativos e estiveram com alto nível de concentração;
Leigertwood e Jem Karacan foram assertivos, tentando acima de tudo não comprometer e dando linhas de passe aos colegas; e Tabb foi o médio que se aproximou com maior frequência dos atacantes;
Kébé fruto do muito trabalho defensivo posicionou-se praticamente como lateral-direito, quando a sua equipa não tinha a bola; McAnuff, para um extremo numa formação que tentava sair em transições rápidas, é pouco veloz; e Pogrebnyak esforçou-se muito mas esteve sempre desapoiado;
Guthrie refrescou o desgastado meio-campo; e Shorey rendeu o lesionado Harte no lado esquerdo da defesa, e pareceu sofrer salta no lance do golo.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Premier League:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...