domingo, 30 de dezembro de 2012

Premier League | Everton 1-2 Chelsea


Esta tarde, em Goodison Park, em Liverpool, o Chelsea derrotou o Everton por 2-1, num jogo a contar para a 20ª jornada da Premier League. Pienaar abriu o marcador para os “toffees”, mas Lampard (2) assinalou a reviravolta dos “blues”.


Eis a constituição das equipas:

Everton



Os “toffees” já não perdem há sete jogos, venceu os últimos dois, e juntamente com o Manchester City, são a equipa que menos foi derrotada esta época na Premier League: apenas por duas ocasiões.
Para além destes dados, estão em 5º lugar, e ainda não foram derrotados no seu estádio.
Fellaini (castigado) e Phil Neville (lesionado) são as principais baixas.


Chelsea



Em jogos a contar para o campeonato, os “blues” já não vencem em Goodison Park desde 2007/08.
Depois de um início prometedor, com sete vitórias em oito jogos, os na altura comandados por Di Matteo atravessaram uma série de sete partidas sem conhecer o sabor da vitória, mas agora, sob a batuta de Rafa Benítez, conseguiram somar vitórias nos três últimos encontros.
Atualmente, estão em 3º lugar, a onze pontos do líder Manchester United, mas com um jogo a menos.
Convém recordar que os londrinos foram repescados para a Liga Europa (vão defrontar o Sparta Praga), após uma má campanha na fase de grupos da Liga dos Campeões.
John Terry, Oriol Romeu e Ryan Bertrand estão lesionados.



Cronómetro:

2’ Na sequência de um cruzamento de Jagielka, Anichebe cabeceou ao poste, e na recarga, Pienaar inaugurou o marcador.


8’ Jelavic, de livre directo, acertou no poste.

O Everton estava a ser claramente superior, enquanto os jogadores do Chelsea pareciam desorientados.

26’ Osman obrigou Cech a aplicar-se.

28’ Tim Howard negou o golo a Juan Mata.

36’ Numa transição rápida dos “toffees”, Jelavic rematou para defesa do guardião dos “blues”.

42’ Na resposta a um cruzamento de Ramires pela direita, Lampard cabeceou para o fundo das redes.


Ao intervalo, Turnbull rendeu Cech.

67’ Fernando Torres obrigou Howard a uma bela intervenção.

Jogo equilibrado no segundo tempo, com ligeiro ascendente para o Everton.

69’ Osman chutou rasteiro e à entrada da área, para defesa de Turnbull.

Jelavic voltou a acertar no ferro, com um cabeceamento, desta feita foi após um cruzamento de Baines.

72’ Num lance confuso na área da formação de Liverpool, Juan Mata atirou para intervenção de Howard, mas na recarga, Lampard assinalou a reviravolta.


74’ Hazard foi substituído por Moses.

77’ David Moyes trocou Steven Naismith por Vellios.

78’ Barkley rendeu Hitzlsperger.

81’ Bryan Oviedo foi lançado para o lugar de Pienaar.

85’ Juan Mata cedeu o seu lugar a Óscar.

O Chelsea procurava agora manter a bola longe da sua baliza.

Sem mais ocorrências até final, confirmou-se a vitória dos “blues”.


Análise:

O Everton entrou muito forte no jogo, e aos 63 segundos já estava em vantagem, numa jogada de insistência, na qual Pienaar atirou para o fundo das redes após um cabeceamento de Anichebe ao poste.
Os “toffees” continuaram a superiorizar-se, criaram várias oportunidades, acertaram no ferro mais uma vez, ainda nos primeiros diz minutos, por Jelavic, de livre directo, até que já no final da primeira parte, e sem ter feito muito para o justificar, o Chelsea chegou ao empate, por intermédio de Lampard.
No segundo tempo, a toada do encontro manteve-se, ou seja, com o ascendente do conjunto orientado por David Moyes, e depois de terem acertado mais uma vezes no ferro, novamente pelo seu avançado croata, praticamente na resposta Lampard bisou e colocou os “blues” na frente do marcador.
Até final, e apesar de ambas as equipas terem criado perigo, o resultado não sofreu alterações.


Analisando os atletas em campo, começando pelos do Everton
Howard fez várias intervenções de bom nível, mas que não chegaram para impedir a derrota;
Jagielka, muito versátil, apareceu adaptado a lateral-direito, não se intimidou com a nova função e teve participação activa no lance do 1-0; Heitinga não comprometeu, mas pouca oposição conseguiu fazer nas jogadas que originaram os golos dos londrinos; Distin, experiente, esteve irrepreensível; e Baines deu profundidade ao seu flanco;
Osman e Hitzlsperger formaram um duo combativo a meio-campo; e Pienaar inaugurou o marcador;
Steven Naismith esteve pouco inspirado; Anichebe esteve perto de marcar logo no primeiro minuto, tendo acertado no poste, no entanto, na recarga, um colega seu acabou por introduzir a bola no fundo das redes; e Jelavic também acertou, e por duas ocasiões, no ferro, a primeira na conversão de um livre directo, e a segunda num cabeceamento a cruzamento de Baines;
Vellios foi lançado para dar melhor apoio a Jelavic; Barkley refrescou o meio-campo; e Bryan Oviedo posicionou-se como extremo esquerdo.

Quanto aos jogadores do Chelsea
Cech entrou algo inseguro, até fez algumas defesas vistosas no decorrer da primeira parte, e foi estranhamente substituído ao intervalo;
Azpilicueta foi batido nas alturas, no lance em que Anichebe cabeceou ao poste que esteve na origem do 1-0, no entanto, esteve a bom nível e apoiou o ataque quando necessário; Cahill e Ivanovic sofreram para conseguir travar os atacantes do Everton; e Ashley Cole viu o golo inaugural nascer pelo seu lado, mas fez uma exibição muito regular na generalidade do encontro;
David Luiz foi importantíssimo no momento da recuperação de bola, acrescentando maior capacidade técnica ao meio-campo do que aquela que habitualmente Mikel conseguia dar; Lampard, muito útil também a defender, foi decisivo no ataque, tendo apontado os dois golos dos londrinos; e Juan Mata foi o principal organizador e distribuidor dos londrinos;
Ramires fez o cruzamento para o 1-1; Hazard apareceu pouco, mas esteve activo no lance que originou o 1-2; e Fernando Torres trabalhou muito para o colectivo, mas ficou em branco;
Turnbull, mesmo sem ter feito muitas intervenções, foi-se mantendo sereno e acabou por não sofrer golos; Moses refrescou a ala-esquerda dos “blues”; e Óscar deu maior velocidade ao meio-campo, sendo fundamental para guiar algumas transições rápidas e fazer pressão alta.


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Premier League:

1 comentário:

  1. Boa tarde a todos, este Everton, é do jogador que nunca tinha feito um gol na carreira??? Achei bacana a historia, principalmente os torcedores que foram a loucura, quando ele marcou o gol da falta... Parbéns pelo blog, seu link já está no meu blog.

    www.assuntodofutebol.com.br

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...