sábado, 1 de setembro de 2012

Liga ZON Sagres | Olhanense 2-3 FC Porto


Esta noite, no Estádio do Algarve, o FC Porto venceu o Olhanense por 3-2, num jogo a contar para a 3ª jornada da Liga ZON Sagres. Abdi e Targino marcaram para os algarvios, e James Rodríguez, Jackson Martínez e Hulk para os dragões.



Eis a constituição das equipas:

Olhanense



Os algarvios ainda não perderam no presente campeonato, tendo vencido o Estoril (2-1) e empatado com a Académica (1-1).
Rafael Bracalli (emprestado pelo FC Porto), Tiago Targino (ex-Vit. Guimarães), Babanco (ex-Arouca), David Silva (ex-Kilmarnock), Nuno Silva (ex-União da Madeira), Boka (ex-Noroeste), François D’Onofrio (ex-Standard Liège), Liban Abdi (ex-Ferencváros), Evandro Brandão (emprestado pelo Videoton), Ricardo (ex-Vit. Setúbal), Nuno Reis (emprestado pelo Sporting), Rui Sampaio (emprestado pelo Cagliari) e José Luis Fernández e Djaniny (ambos emprestados pelo Benfica) são os principais reforços.


FC Porto



Depois do triunfo na Supertaça frente à Académica (1-0), os dragões empataram no terreno do Gil Vicente (0-0) e golearam o Vitória de Guimarães (4-0).
Fernando e Emídio Rafael, lesionados, são os principais ausentes.


3’ Lucho testou os reflexos de Ricardo.

13’ Os algarvios partiram para contra-ataque, e Rui Duarte desmarcou Luís Filipe pela direita, passou por Alex Sandro e assistiu Abdi, que à entrada da área, depois de alguma atrapalhação, atirou para o fundo das redes.


No FC Porto era clara a falta que Fernando estava a fazer, já que Defour não tem a mesma capacidade de ocupar os espaços e tapar linhas de passe, partindo praticamente a equipa quando o Olhanense saía em contra-ataque.

21’ O médio belga dos dragões picou a bola para as costas de Vasco Fernandes, e Jackson Martínez, em boa posição, cabeceou para fora.

36’ Hulk, após o seu movimento habitual da direita para o centro, fez o esférico raspar na trave.

37’ Christian Atsu cedeu o seu lugar a James Rodríguez.

38’ João Moutinho combinou com o seu recém-entrado colega, mas na cara de Ricardo permitiu a defesa do seu antigo companheiro de equipa.

43’ Na ressaca de um livre lateral, Ricardo socou a bola para a frente, e esta sobrou para James Rodríguez, que de fora da área, com uma grande execução, conseguiu igualar a partida.


45’ A percentagem de posse de bola é claramente favorável aos azuis e brancos: 65%/35%.

Intervalo.

46’ Jackson Martínez cabeceou ao poste.

49’ James Rodríguez desmarcou o ponta-de-lança colombiano do FC Porto nas costas de Vasco Fernandes, e este fintou Ricardo e fez o 1-2.


55’ Sérgio Conceição trocou Yontcha por Targino.

59’ Hulk, ainda de fora da área, chutou para intervenção de Ricardo.

Os campeões nacionais aparentavam alguma tranquilidade e que estavam mais próximos do 1-3 do que do 2-2.

67’ David Silva rendeu Ivanildo.
Alinhar ao centro
68’ Lucho González cedeu o seu lugar a Varela.

72’ Alex Sandro trabalhou bem pela esquerda sobre Abdi, cruzou para a área, o alívio de Maurício saiu curto e a bola ficou em Hulk que tirou Vasco Fernandes do caminho e fuzilou o guardião dos algarvios.


79’ Defour, lesionado, foi substituído por Castro.

86’ Rui Duarte colocou Targino na cara de Helton e reduziu para 2-3.


Sem mais ocorrências dignas de registo até final, confirmou-se uma vitória sofrida dos azuis e brancos no Estádio do Algarve.
O Olhanense entrou atrevido, com vontade de atacar e de conquistar pontos, tentando sair em transições rápidas, e foi numa situação dessas que se colocou em vantagem, por intermédio de Abdi, ainda no primeiro quarto de hora, num lance desenhado pelo lado direito por Rui Duarte e Luís Filipe. Na jogada do golo, foi notória a atrapalhação de Defour em saber onde se deveria posicionar correctamente, acabando por não conseguir tapar linhas de passe e não travar o ataque dos algarvios. Recorde-se que o belga estava a substituir o dono da posição “6”, Fernando, que se encontrava lesionado.
Com um ritmo algo lento, os dragões foram jogando no meio-campo adversário, aproveitando o baixar de bloco dos comandados por Sérgio Conceição, e só com a entrada de James Rodríguez, ainda no primeiro tempo, ganhou alguma aceleração, capacidade de criar desequilíbrios e de passe, e foi mesmo através de um remate do colombiano que chegaram à igualdade.
Na segunda parte, o FC Porto reentrou muito forte, colocou-se em vantagem nos primeiros cinco minutos, e com alguma tranquilidade foi controlando a partida, marcando mais um golo aos 72’, por Hulk.
Já na recta final, o Olhanense conseguiu reduzir e ainda fez os campeões nacionais nos últimos momentos do desafio.

Analisando os atletas em campo, começando pelos do Olhanense…
Ricardo foi infeliz na decisão de socar a bola logo para o local onde se encontrava James Rodríguez, no 1-1, não teve grande culpa nos outros golos e fez algumas boas intervenções;
Luís Filipe fez assistência para o 1-0, no entanto, não acompanhou James sempre que este ocupou a zona central; Maurício viu o seu alívio sair-lhe curto no 1-3, colocando a bola nos pés de Hulk; Vasco Fernandes era quem estava a acompanhar Jackson Martínez e deixou-o fugir no 1-2, e ficou fora da jogada com uma simulação do “Incrível” no terceiro tento dos azuis e brancos; e Babanco, teve vida complicada com Hulk pela frente, mas ainda assim, conseguiu-lhe roubar por diversas vezes o esférico;
Fernando Alexandre, o mais recuado do meio-campo, teve dificuldades para travar o miolo dos dragões, que foi trocando de posições entre si; Jander mostrou capacidade para sair a jogar, actuando uns passos à frente do médio mais defensivo; e Rui Duarte foi o organizador e distribuidor dos algarvios, desenhando o lance do 1-0 e fazendo uma assistência fantástica para o 2-3;
Ivanildo esteve apagado; Abdi mostrou capacidade técnica, gerou desequilíbrios e inaugurou o marcador; e Yontcha passou ao lado do jogo;
Targino marcou o segundo tento da equipa de Olhão e fez os dragões sofrerem na recta final; e David Silva acabou por não acrescentar muito.

Quanto aos jogadores do FC Porto…
Helton sofreu dois golos, mas tirando isso pouco trabalho teve;
Danilo teve uma noite complicada com Abdi pela frente; Otamendi não conseguiu o corte no lance que originou o 0-1; Maicon viu Targino aparecer-lhe nas costas pelo 2-3; e Alex Sandro trabalhou muito bem na esquerda, quer em termos defensivos, quer ofensivos;
Defour sentiu algumas dificuldades em jogar como “6”, longe da capacidade de Fernando em equilibrar a equipa e tapar linhas de passe, foi melhorando de rendimento no decorrer da partida, e saiu lesionado; João Moutinho começa a aproximar-se da sua melhor forma; e Lucho González, como já se sabe, não acelerou muito o jogo, no entanto, com enorme classe foi segurando a bola e tomando as melhores decisões no último terço do terreno;
Christian Atsu passou ao lado do encontro; Hulk perdeu muitas vezes a bola mas ainda assim marcou um grande golo; e Jackson Martínez, com um grande poder de desmarcação, apontou o 1-2;
James Rodríguez, fruto da sua capacidade de aceleração, gerar desequilíbrios e de último passe, deu um safanão na partida, marcou e deu a marcar; Varela entrou para tentar ajudar os dragões a alcançarem um resultado mais tranquilo; e Castro acabou por ser lançado para ocupar a posição “6”, quando Defour saiu lesionado;


Com este resultado, fica assim disposta a classificação da Liga ZON Sagres:







Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...