quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Liga Europa | Benfica 2-1 Bayer Leverkusen


Esta noite, no Estádio da Luz, em Lisboa, o Benfica derrotou o Bayer Leverkusen por 2-1, num jogo a contar para a segunda-mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa. Ola John e Matic marcaram para os encarnados, e Schürrle para os germânicos.
                                      

Eis a constituição das equipas:


Benfica


Os encarnados procuram segurar a vantagem do 1-0 trazido da Alemanha.
Para chegar até aqui, o Benfica terminou em 3º lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões, atrás de Barcelona e Celtic, e à frente do Spartak Moscovo.
Na Liga ZON Sagres, está em 2º lugar, com os mesmos pontos que o líder FC Porto, mas em desvantagem na diferença de golos.


Bayer Leverkusen


Os germânicos qualificaram-se para os 16-avos-de-final ao ficar em 2º lugar no Grupo K da Liga Europa, atrás do Metalist e à frente de Rosenborg e Rapid Viena.
No campeonato alemão, o conjunto orientado por Sascha Lewandowski está em 3º lugar, com 41 pontos, a dezasseis do Bayern Munique, que é 1º.


Cronómetro:

3’ Schürrle obrigou Artur a defesa apertada.

12’ Na resposta a um cruzamento de Carvajal pela direita, Kiessling acertou no poste.

16’ Na sequência de um cruzamento de André Almeida, Gaitán cabeceou para intervenção de Leno.

Jogo equilibrado na Luz.

38’ Artur defende a dois tempos remate de Schürrle.

40’ Schürrle acertou no poste.

Intervalo.

52’ Carlos Martins foi rendido por Salvio.

57’ Hegeler substituiu Bender.

60’ Ola John fez o que quis de Castro e Carvajal, e rematou colocado para o fundo das redes.


64’ Jorge Jesus trocou Cardozo por Lima.

67’ Artur negou o golo a Rolfes, com uma intervenção fantástica.

68’ O guardião brasileiro voltou a exibir os seus reflexos, evitando o tento de Schürrle.

74’ Reinartz cedeu o seu lugar a Milik.

75’ Salvio cabeceou ao lado, após cruzamento de Ola John.

Schürrle empatou o encontro, com um pontapé de ressaca à entrada da área.



77’ Matic devolveu a vantagem ao Benfica, com um belo cabeceamento, após cruzamento de Lima.


81’ Salvio viu o seu cabeceamento não entrar na baliza dos germânicos devido a um corte decisivo de Castro, na recarga a um remate de Lima defendido por Leno.

Leverkusen já estava em fase desespero, e o Benfica saia para o ataque sobretudo através de transições rápidas.

86’ Milik cabeceou ao lado.

89’ Gaitán chutou para defesa de Leno.

90+4’ Ola John cedeu o seu lugar a Jardel.

Sem mais ocorrências até final, confirmou-se o triunfo das águias.


Análise:

Vindo de um resultado negativo na primeira-mão, no seu estádio, o Bayer Leverkusen entrou ao ataque, conseguindo várias situações de perigo junto da baliza de Artur na primeira parte, incluindo dois remates ao poste, por intermédio de Schürrle e Kiessling, as dois unidades mais perigosas dos germânicos. Ainda assim, uma etapa inicial equilibrada.
No início do segundo tempo, o Benfica colocou-se em vantagem, através de um grande golo de Ola John, que começou aí uma série de lances individuais de qualidade, e a partir daí passou a atacar sobretudo através de transições ofensivas.
Os alemães não desistiram, e depois de alguns avisos, conseguiram mesmo chegar à igualdade, que durou pouco, pois Matic fez o 2-1, que arrumou com a eliminatória.


Analisando os atletas em campo, começando pelos do Benfica
Artur esteve bem quando foi chamado a intervir, e iniciou a jogada do segundo tento;
André Almeida fez uma exibição muito consistente; Luisão e Garay passaram por algumas dificuldades, mas estiveram sobretudo seguros; e Melgarejo apesar de Castro lhe ter complicada a noite em algumas situações, esteve bem;
Matic foi decisivo, ao apontar o 2-1 com um belo cabeceamento, e viu um cartão amarelo no final da partida que o irá afastar da primeira-mão dos Oitavos-de-final; Enzo Pérez foi discreto; e Carlos Martins esteve apagado e saiu com queixas físicas;
Gaitán passou a jogar a “10” com a entrada de Salvio; Ola John inaugurou o marcador com um grande golo, e entusiasmou-se a partir daí, depois de uma primeira parte desinspirada; e Cardozo passou ao lado do jogo;
Salvio refrescou o sector ofensivo; Lima fez o cruzamento para o segundo golo encarnado; e Jardel entrou apenas para queimar algum tempo.


Quanto aos jogadores do Bayer Leverkusen
Leno nada pode fazer nos golos sofridos;
Carvajal (ficou mal na fotografia, na jogada do golo inaugural) e Boenisch foram muito ofensivos; e Wollscheid e Toprak estiveram desapoiados no trabalho defensivo, no lance do segundo tento benfiquista, num encontro em que até nem estiveram mal;
Reinartz e Rolfes são dois jogadores possantes e de luta a meio-campo, mas com pouco pendor ofensivo, numa equipa que precisava de atacar; e Bender esteve discreto;
Castro recuou para o meio-campo com a entrada de Hegeler, e foi ultrapassado por Ola John no lance do 1-0; Schürrle acertou no poste no final da primeira parte, e conseguiu faturar já na segunda; e Kiessling esteve perto de marcar ainda no primeiro quarto de hora, tendo acertado no poste;
Hegeler e Milik refrescaram o ataque.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...