segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

A minha primeira memória de... um jogo da Taça de Portugal ao vivo

Histórico Estádio Alfredo da Silva acolheu o encontro de 2000
A menos que tenha ido assistir a um outro anteriormente e não me tenha apercebido por ainda não estar minimamente interessado em futebol, o primeiro jogo da Taça de Portugal que me recordo de assistir ao vivo foi um Fabril – Odivelas a 10 de setembro de 2000.

Lembro-me de os visitantes terem vencido por 3-2, de cambalhotas no resultados e de o desafio ser referente à primeira eliminatória, mas não mais do que isso. Tinha dúvidas sobre se a decisão tinha sido no prolongamento, mas a Internet permitiu-me dissipá-las: o jogo só teve 90 minutos.


Segundo a edição do dia seguinte do jornal O Jogo, André (14 minutos) e Renato (44') marcaram para os fabrilistas e Nando (39' e 73') e Paulinho (47') para os odivelenses mas, passado todo este tempo e mesmo com recurso às fontes digitais, continuo sem fazer ideia de quem sejam.

Olhando para os plantéis e staff técnicos de ambas as equipas para essa época, o único nome que salta à vista é mesmo o de Daúto Faquirá, que começava a dar nas vistas no banco do Odivelas, tendo guiado o rubro-negros à vitória do primeiro escalão da AF Lisboa em 1999/00 e à consequente promoção à III Divisão, integrando-se na Série E.

Curiosamente, também o Fabril – que meses antes ainda se chamava Quimigal – tinha acabado de sagrar-se campeão da I Divisão Distrital da AF Setúbal e de ser promovido à III Divisão, embora tivesse ficado alojado na Série F. Jorge Palaio era o treinador.

O resultado do jogo no Alfredo da Silva acabou por refletir também o desfecho de ambos os conjuntos nessa longínqua época de 2000/01: o Fabril seria despromovido aos distritais, o Odivelas alcançaria a segunda subida de divisão consecutiva, desta feita à II Divisão B. E quis o destino que Faquirá, o grande obreiro da façanha, rumasse ao Barreiro três anos depois para orientar o Barreirense, clube em que saboreou mais uma promoção, da II B à II Liga.

Acompanhei o que restou dessa edição da Taça de Portugal através da televisão, acabando por voltar a assistir a um encontro da prova rainha ao vivo praticamente um ano depois, noutro palco histórico do futebol nacional: o velhinho Estádio José Alvalade. Na minha estreia em jogos dos três grandes in loco, presenciei a uma vitória sofrida do Sporting frente ao modesto Vilanovense (3-1), com Mário Jardel a decidir a partida com um hat trick. A título de curiosidade, o treinador da formação de Gaia era Daniel Ramos.

















E para o caro leitor, qual foi o primeiro jogo da Taça de Portugal que viram ao vivo? E quais foram as melhores e mais marcantes jogos de sempre da prova?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...