segunda-feira, 26 de março de 2012

Liga ZON Sagres | Sp. Braga 2-1 Académica


Esta noite, no Estádio AXA, o Braga venceu a Académica por 2-1, num jogo a contar para a 24ª jornada da Liga ZON Sagres. Mossoró e Lima marcaram para os bracarenses e David Simão para os estudantes. Com esta vitória, os minhotos ascendem à liderança do campeonato, ultrapassando FC Porto e Benfica.



Eis a constituição das equipas:

Sporting de Braga



Os bracarenses são claramente os favoritos para este jogo, pois estão numa série de doze vitórias consecutivas para o campeonato, não perderam uma única partida em casa (apenas empataram com o Benfica) e se vencerem a Académica ascendem isoladamente à liderança da Liga ZON Sagres.
Leandro Salino, Paulo Vinicius, Baiano, Ewerton e Ruben Amorim estão lesionados e não podem dar o seu contributo à equipa.


Académica



Por seu turno, os estudantes não vencem há onze jogos para o campeonato e têm vindo a cair a pique na tabela classificativa.
Abdoulaye por castigo e Diogo Gomes, Éder, João Real, Danilo e Fábio Luis por lesão, falham este encontro.


Os bracarenses entraram fortes no jogo, beneficiando de três pontapés de canto nos minutos iniciais, e o primeiro remate perigoso saiu do pé esquerdo de Hugo Viana, mas passou por cima.

Aos 18’, o Sp. Braga voltou a criar perigo, novamente através do seu nº45, desta vez na cobrança de um livre directo que foi defendido por Peiser.

Nesta altura, verificava-se a dificuldade que os arsenalistas estavam a ter a construir o seu processo ofensivo, gerado pelas marcações fortes de Adrien a Hugo Viana e de Edinho a Custódio, dois homens que geralmente têm a função de ligar os sectores e que têm como principais características a boa circulação de bola que fornecem à equipa.
Face a esta complicação, a bola era enviada directamente dos centrais para os extremos.

Á passagem da meia hora, Lima quase marcava mas Flávio Ferreira sobre a linha de baliza negou-lhe o golo.

Aos 35’, Miguel Lopes foi até à linha de fundo e cruzou para o segundo poste onde Mossoró com um grande cabeceamento fez o 1-0.

A terminar o tempo regulamentar a primeira parte, o médio-ofensivo brasileiro dos bracarenses voltou a estar envolvido em novo golo da sua equipa, desta vez inventando um espaço e assistindo de trivela Lima, que contornou o guardião da Académica e marcou com facilidade.

Logo no começo da segunda parte, Hugo Viana rematou cruzado mas o esférico saiu ao lado.

Quando se chegava à hora de jogo, David Simão (tinha rendido Pape Sow ao intervalo, para dar maior criatividade ao meio-campo) rematou forte e colocado do meio da rua para o fundo das redes, reduzindo a desvantagem.

Já depois de ter trocado Paulo César por Ukra, Leonardo Jardim entendeu que deveria dar mais força física ao seu meio-campo, e por isso retirou Mossoró para colocar Djamal, fazendo subir Hugo Viana no terreno.

Após a substituição, o médio internacional português cobrou mais um livre para a área dos estudantes, onde Nuno André Coelho de cabeça não acertou no alvo.

Aos 84’, na sequência de um canto marcado por David Simão pelo lado esquerdo, a Académica teve perto de marcar mas os remates dos seus jogadores esbarraram em Quim e em defesas do Sp. Braga, que apesar da aflição conseguiram evitar o golo.
Seguidamente, na marcação de outro canto, Edinho cabeceou ao poste, e imediatamente depois, Reiner Ferreira também de cabeça proporcionou ao guardião minhoto uma grande defesa.

Até final, o resultado não mais se alterou e o Sp. Braga acabou por vencer por 2-1 e ascender à liderança do campeonato.
Ainda assim, foi um jogo muito complicado para os novos líderes, que na primeira parte não conseguiram pôr em prática o seu habitual processo ofensivo e dar primazia à circulação de bola, face à marcação que Adrien e Edinho estavam a fazer em Hugo Viana e Custódio respectivamente, eles que costumam articular o futebol dos bracarenses, fazendo a ligação entre sectores. Com os dois médios mais recuados tapados, a aposta foi em transições longas geralmente para os flancos, preferencialmente para o direito, onde aparecia Paulo César, Miguel Lopes mas também Mossoró que gosta de descair para uma das alas para receber a bola, e foi exactamente fazendo uso do flanco direito que o Braga chegou ao primeiro golo, e até mesmo ao segundo.
Na segunda parte, o conjunto orientado por Leonardo Jardim quis tanto adormecer o jogo, que quem iam adormecendo era a equipa, permitindo o 1-2 e por pouco que não deixavam perder a vantagem.
Boa atitude da Académica e estratégia bem pensada por Pedro Emanuel, que obrigou o adversário a praticar um futebol pouco atractivo, face ao tampão colocado na dupla Custódio/Hugo Viana, no entanto, os minhotos conseguiriam marcar de uma forma que pouca gente esperaria, com um cruzamento de Miguel Lopes (que esteve mal em Barcelos, a meio da semana passada, para a Taça da Liga) e um cabeceamento de Mossoró, que para além de ser de baixa estatura não é por norma um cabeceador.

Analisando os atletas em campo, começando pelos do Sp. Braga…
Quim foi importante na fase final da partida e não teve culpa nos golos sofridos, Miguel Lopes subiu bem pelo flanco direito e fez a assistência para o 1-0, Nuno André Coelho esteve perto de marcar e tal como Douglão esteve bem, e Elderson não apareceu muito mas não se exibiu mal.
Custódio foi anulado a construir jogo por Edinho mas defendeu bem, Hugo Viana foi sempre vigiado por Adrien mas sempre que teve espaço levou o futebol da sua equipa a outra dimensão, Paulo César foi aguerrido mas não conseguiu ser desequilibrador, Hélder Barbosa esteve pouco em jogo face à escassa utilização do flanco esquerdo e Mossoró com um golo e uma assistência foi a figura da partida.
Ukra entrou para refrescar o lado direito do ataque, Djamal para dar força física ao meio-campo e Vinicius para render o combalido Miguel Lopes.

Quanto aos jogadores da Académica…
Peiser foi seguro, Cédric não teve muito trabalho pois o flanco esquerdo dos bracarenses foi praticamente inexistente, Reiner Ferreira evitou um golo sobre a linha de baliza e quase marcava na recta final, Flávio Ferreira e Nivaldo ocuparam o lado esquerdo da defesa por onde surgiram os dois tentos encaixados.
Diogo Melo e Pape Sow deram espaço a Mossoró e Adrien foi o polícia de Hugo Viana e fez um bom trabalho ao apagá-lo do jogo.
Marinho e Diogo Valente foram inconsequentes, e Edinho marcou Custódio obrigando os adversários a optar por outra forma de iniciar o seu processo ofensivo, e esteve perto de marcar, cabeceando ao poste.
Dos atletas que entraram, o destaque vai para David Simão que deu nova vida ao meio-campo dos estudantes, marcando um golo fantástico e cobrando vários cantos que levaram perigo à baliza de Quim. Rui Miguel e Saulo foram colocados em campo para agitar ofensivamente a Briosa.


Com esta vitória, fica assim disposta a classificação da Liga ZON Sagres:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...