quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Liga Europa | Nordsjaelland 0-0 Sporting



Ainda não foi desta que o Sporting se estreou a vencer oficialmente em 2011/2012, não indo além de um empate com o Nordsjaelland, uma modesta equipa do meio da tabela na Dinamarca, um campeonato com pouca expressão na Europa.

Domingos Paciência repetiu os mesmos onze que começou o jogo com o Olhanense: Rui Patrício; João Pereira, Polga, Rodriguez e Evaldo; Rinaudo, André Santos (Matías) e Schaars; Jeffren (Izmailov), Djaló e Postiga (Rubio).

O que vimos no inicio do jogo foi um Sporting à imagem da temporada passada, não se conseguindo impor no jogo, e ser facilmente assustado por um adversário menor, ainda que até à meia hora os leões estivessem em ascendente na partida, até ao momento em que o jogador mais inconformado, Jeffren, pegou na bola e fez dois remates perigosos, que foram respondidos com duas boas defesas do guarda-redes dinamarquês.

De resto, toda a primeira parte foi um jogo disputado a meio-campo, com um ritmo mesmo muito lento, sem nenhum toque de criatividade (excepção feita às iniciativas de Jeffren), certamente muito sonolento para quem estava a assistir.

Na segunda parte, Domingos mexeu na equipa de forma a dar a agitar as coisas no ataque, e se a saída de Jeffren se possa entender por problemas físicos, a verdade é que as substituições foram feitas no sentido de dar mais mobilidade aos postos mais ofensivos, com as saídas de André Santos para as entradas de Matías de Rubio, e até mesmo com a entrada de Izmailov.

Creio que houve uma melhoria com a entrada de Matías, o jogo do Sporting a meio-campo esteve mais articulado, até mesmo com a ala direita, mas a verdade é que não se conseguia colocar a bola no último homem, até porque a ala esquerda não é uma solução, devido às limitações técnicas de Yannick Djaló e Evaldo, dois jogadores que não têm categoria para serem titulares numa equipa como o Sporting, e muito menos terem uma faixa completamente entregue a eles.

O Nordsjaelland só chegou à baliza do Sporting nos últimos 10/15 minutos, quando deu conta da impotência da equipa portuguesa e ganhou alguma confiança, no entanto, se não estou em erro, durante o jogo todo Rui Patrício só fez uma única defesa e foi um espectador assíduo de todo o jogo, um pouco à imagem do que se tinha sucedido com o Olhanense, o que por um lado pode ser um bom indicador de que a linha defensiva está a fazer bem o seu trabalho.

Bem, na minha opinião, o que falta a esta equipa do Sporting é um maior volume de jogo ofensivo, porque por muito que os adversários se fechem, isso acontece porque a equipa leonina é superior e os oponentes não podem correr tantos riscos, a grande maioria dos jogos durante a época serão assim, e a desculpa não pode ser que os outros têm um autocarro à frente da baliza, é preciso saber contornar as dificuldades, arranjar soluções, e há matéria-prima para isso.

Será coincidência André Santos sair destes dois jogos bem cedo no jogo para dar lugar a um jogador mais ofensivo e que possa galvanizar mais o jogo da equipa? Claro que não! Por muito bom jogador que seja, não há espaço para um jogador com as suas características, uma equipa ambiciosa como o Sporting tem que ter uma unidade mais ofensiva no seu lugar, e claramente que no duelo com Schaars pela titularidade, fica a perder devido ao factor bolas paradas.
Na minha opinião, o triângulo do meio-campo leonino, quando estiver tudo a 100%, será composto por Rinaudo a 6, Matías como “box to box” e Izmailov um pouco mais próximo do ponta-de-lança, é o mínimo que se pode pedir a um treinador que quer ser campeão. Nem penso que será um risco, porque o Benfica e o Porto jogam com tantos ou mais homens de características ofensivas.

Depois, temos a ala esquerda deplorável, como é possível o Evaldo ser titular no Sporting? No máximo, daria um bom suplente. E pior que isso, como é possível Yannick Djaló também o ser, e juntos ocuparem na totalidade uma faixa do terreno?
Yannick só tem velocidade, falta-lhe técnica, por isso, é um bom suplente no máximo, útil para quando a equipa precisar de jogar em contra-ataque, não quando se encontra uma defesa composta por muitos homens, que é preciso contornar um após outro, e trocar bem a bola entre os jogadores para a confundir de forma a criar oportunidades de golo, e aí Capel tem uma vantagem clara, espero que ganhe ritmo rapidamente, o problema é que só se ganha ritmo jogando, e hoje não jogou.

Do outro lado, Jeffren está a ser uma sensação, e João Pereira tem feito boas exibições.

Na frente de ataque, aceito que jogue Postiga, mas por favor, dêem oportunidades ao Rubio, é um jogador que embora não tivesse muito em jogo hoje, não desapontou ninguém e esteve bem sempre que teve a bola consigo. Oxalá Bojinov recupere depressa também, é preciso um goleador.

Os outros clubes jogam à defesa, por vezes falta sorte (hoje nem foi por aí), no entanto, assim também se vêem os campeões, são aqueles que arranjam soluções de enfrentar as adversidades pela força do seu jogo, ou pelo uso da inteligência, e penso que o Sporting está muito monótono, vejo demasiadas bolas para os flancos, e depois Jeffren ou Yannick que se desembaracem, ou fazendo diagonais para o meio, ou procurando cruzamentos, mas é preciso saber dar a volta a esta monotonia, é preciso encontrar soluções pelo centro do terreno e isso faz-se sobretudo com Matías e Izmailov em campo em simultâneo, é preciso chegar à área contrária de outro modo e daí Capel possa ser útil em vez de Yannick, é preciso que o avançado venha buscar jogo mais atrás, é preciso que os alas troquem entre si, é preciso ser-se menos previsível e ter mais soluções.

Dentro de uma semana, haverá um jogo que poderá revelar-se complicado frente a estes dinamarqueses, porque se marcarem um golo, o Sporting terá que marcar dois em Alvalade, e com esta eficácia e um principio de jogo na minha opinião pouco eclético, será difícil fazê-lo.

Já agora, e mencionando os Sub-20, que chegaram à final do Mundial da categoria, metam os olhos no Nuno Reis antes de avançarem com uma proposta de milhões por outro central, pensem no Cédric antes de contratarem este Arias (ainda não o vi jogar, mas duvido que seja algum fenómeno) quando já havia João Pereira, João Gonçalves e Pereirinha, isto só para citar alguns.
Se o Patrício hoje é um guarda-redes que enche as medidas e pode muito bem ser titular na selecção, não se esqueçam que foi por um senhor muito criticado chamado Paulo Bento apostar e insistir nele, o mesmo se passa com estes jovens que estão no Mundial Sub-20.

E por aqui termino esta minha análise, saudações sportinguistas!

15 comentários:

  1. olá aqui é do blog Fantasy-Camisas e vi que você deixou um comentário lá e já adiccionei seu link agora retribui

    http://fantasy-camisas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Ya he agregado tu blog a mis links, gracias, muy buen blog el suyo.

    Rosette Designs

    ResponderEliminar
  3. Já coloquei seu blog entre os meus parceiros.. Muito obrigado por gostar das minhas camisas e por favor tbm coloque o meu entre os seus parceiros.
    http://mockupfc.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Já acompanhava o teu trabalho nos blogs de wrestling, fiquei bastante surpreendido pelo pedido de parceria. Aceito obviamente. Continua o teu fantástico trabalho ;)

    http://evolution-okt.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Espero que continues a seguir o meu trabalho também nos blogues de wrestling OKT, como aqui, muito obrigado ;)

    ResponderEliminar
  6. Aceito a perceria claro ;)

    1651997kits.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Deixou um comentário pedindo uma parceria. Gostaria de saber sua média de visitas diárias ok?
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Este blogue tem cerca de 60 visitas diárias e 120 page views por dia

    ResponderEliminar
  9. Vi seu comentário e Já retrbuir coloque o meu link entre sua lista de parceiros.

    http://footballfantasyshirts.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Retribuindo a visita do blog
    http://project-soccer.blogspot.com/ e aceito a parceria

    ResponderEliminar
  11. Gostei do blog, me segue que eu ja to te seguindo:

    http://fcgols.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Já adicionei o seu blog a minha lista de links, e já estou a seguir o seu blog, agora estou à espera que retribua :D

    ResponderEliminar
  13. Já adicionei o teu blog nos meus. adiciona o meu nos seus
    www.energyfootball.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Caro David, em virtude do seu comentário no Sporting Visto Por Nós, o seu blog já está adicionado aos links que estou a seguir. retribua :D

    abraço, SL

    ResponderEliminar
  15. Olá,

    Sou um dos administradores do Camisaria Esportiva, um novo projeto bastante audacioso.

    Gostaria de saber se topa parceria? http://camisariaesportiva.blogspot.com

    Caso se interesse, entre em contato: felipepf97@gmail.com

    ResponderEliminar