sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Nigerianos no FC Porto. Só dois em 11 jogaram na equipa principal

11 nigerianos estiveram no FC Porto, mas só dois atuaram na equipa principal
O jovem lateral esquerdo Zaidu Sanusi (ex-Santa Clara) deverá tornar-se em breve 12.º jogador nigeriano a jogar por equipas do FC Porto, porém, caso venha a estrear-se na formação às ordens de Sérgio Conceição, será apenas o terceiro a atuar pela equipa principal dos azuis e brancos.

No Dragão, a história de jogadores naturais da Nigéria, simplesmente o país com mais presenças na Taça das Nações Africanas (15, as mesmas do Egito) e mais títulos mundiais de sub-17 (cinco), é relativamente recente, tendo pouco mais de uma década.


Médio Mikel Agu esteve ligado aos dragões entre 2009 e 2019
O primeiro nigeriano a defender as cores do FC Porto foi o médio defensivo Mikel Agu, que reforçou a equipa de juvenis dos dragões no verão de 2009, aos 16 anos. Quase três anos depois, no último ano de juniores, foi pela primeira vez convocado para a equipa principal por Vítor Pereira, não saindo do banco numa vitória sobre o Nacional na Choupana.
Em 2012-13 subiu a sénior e fez a pré-época com a equipa principal, mas foi pelos bês que jogou na II Liga. Na temporada seguinte continuou a jogar pela formação secundária, mas voltou a ser chamado ao plantel principal e desta feita chegou a ser utilizado em dois jogos, tendo entrado nos últimos minutos de uma vitória sobre o Gil Vicente em Barcelos pela mão de Paulo Fonseca e jogado os 90 minutos num clássico frente ao Benfica na derradeira jornada do campeonato.
Tudo indicava para quem em 2014-15 pudesse integrar a equipa principal, às ordens de Jurgen Lopetegui, mas partiu a tíbia da perna esquerda logo num dos primeiros treinos da pré-época, o que lhe valeu quase um ano de paragem e… acabou por abrir as portas a Rúben Neves.
Na temporada seguinte Mikel jogou uma vez pelo FC Porto B, o que fez dele campeão da II Liga, mas depois iniciou uma sequência de quatro empréstimos: Club Brugge em 2015-16, Vitória de Setúbal em 2016-17 e 2018-19 e Bursaspor em 2017-18.
Durante o tempo em que esteve cedido tornou-se internacional pelo seu país, mas não convenceu a casa-mãe e acabou por rescindir e assinar pelo Vitória de Guimarães no verão de 2019.



Chidera Ezeh
Em 2013-14 é contratado o atacante Chidera Ezeh, campeão mundial de sub-17 em 2013, para a equipa de juvenis. Na época seguinte transitou para os juniores, pelos quais disputou 11 jogos e marcou três golos em 2015-16, mas quando subiu a sénior mudou-se para o Portimonense. Porém, os algarvios acabaram por emprestar o extremo aos dragões em janeiro de 2018, tendo atuado em oito partidas pela equipa B até final da época. Depois voltou a Portimão, mas em 2020-21 vai representar o Vizela.



Júnior Pius
Nos primeiros meses de 2014 foi o defesa central Júnior Pius, que reforçou a equipa de juniores, proveniente da Diamond Academy, e foi a tempo de disputar oito jogos no campeonato nacional da categoria até final da época. Na temporada seguinte continuou vinculado ao FC Porto, mas foi emprestado ao Desportivo das Aves. Entretanto passou por Cesarense, Sanjoanense, Tondela e Paços de Ferreira e está desde o verão de 2019 nos belgas do Royal Antuérpia.


Fidelis Irhene
Na época seguinte, surgem no Dragão – ou melhor, no Olival – mais dois nigerianos. O médio defensivo Fidelis Irhene, oriundo da GEE-LEC Academy, foi um dos esteios da equipa de juniores que conquistou o título nacional da categoria em 2014-15, mas nas épocas seguintes foi emprestado ao Portimonense e em 2017 mudou-se a título definitivo para os cipriotas do AEL Limassol.



Chidozie Awaziem está vinculado ao FC Porto desde 2014-15
Outro elemento importante para a conquista desse título de juniores – ao marcar quatro golos na fase final - foi o central Chidozie Awaziem, proveniente do El-Kanemi.
Na época seguinte, ainda com idade de júnior, não só disputou 24 jogos pela equipa B como atuou 13 vezes pela equipa principal, tendo sido alvo de aposta por parte de José Peseiro. Até final da temporada deu boas indicações, ao ponto de ter secado o ataque do Benfica num clássico na Luz que o FC Porto venceu e de ter sido titular na final da Taça de Portugal.
Porém, em 2016-17 o treinador Nuno Espírito Santo recolocou-o na equipa B e nas temporadas que se seguiram foi preterido por Sérgio Conceição, tendo sido emprestado ao Nantes em 2017-17, ao Caykur Rizespor em 2018-19 e ao Leganés em 2019-20. Porém, conseguiu tornar-se presença assídua nas convocatórias da seleção nigeriana, tendo sido chamado o Mundial 2018 e para o CAN 2019.
Ainda com contrato com os azuis e brancos, iniciou esta pré-época na equipa principal, mas acabou por ser cedido ao Boavista.



Moses John
No início de 2017 chegaram ao FC Porto mais dois futebolistas nigerianos. O menos feliz foi o avançado Moses John, proveniente da Mutunchi Academy e que disputou um jogo no campeonato de juniores em 2016-17 e na época seguinte foi emprestado ao Esmoriz, dos distritais da AF Aveiro.

Musa Yahaya
Na mesma altura chegou o lateral/extremo Musa Yahaya, também com passagem pela Mutunchi Academy, mas com um currículo mais interessante, uma vez que tinha conquistado o título mundial de sub-17 em 2013, participado no Campeonato do Mundo de sub-20 em 2015 e passado pelas camadas jovens de Tottenham e Celta de Vigo, assim como pelos seniores do Portimonense. Em três épocas e meia de ligação aos dragões, disputou um total de 77 jogos e marcou três golos pela equipa B. Porém, essa contagem ainda poderá aumentar, uma vez que tem contrato até junho de 2021.



Kuku Fidelis
Em 2017-18 o contingente de nigerianos no Dragão aumentou. O extremo Kuku Fidelis, emprestado aos juniores do FC Porto pelo Vizela depois de ter passado pela Gee-Lec Academy, disputou 16 jogos e marcou dois golos pelos sub-19 portistas nessa época, tendo depois voltado ao emblema minhoto.



Isah Musa
Em condições idênticas chegou o lateral direito Isah Musa, que também jogou nos juniores portistas por empréstimo do Vizela, mas depois de ter passado pela Mutunchi Academy. Em 2017-18 atuou em dez partidas pelos sub-19 azuis e brancos e apontou um golo, regressando depois ao emblema minhoto.



Nwakali jogou pelo FC Porto B em 2018-19
O senhor que se seguiu foi o médio ofensivo Kelechi Nwakali, campeão e melhor jogador do Campeonato do Mundo de sub-17 em 2015, que representou a equipa B do FC Porto em 2018-19 por empréstimo do Arsenal. Nessa temporada disputou 16 jogos na II Liga e convenceu o selecionador nigeriano a conceder-lhe a estreia pela seleção principal das superáguias.
“O meu principal objetivo é desenvolver-me e evoluir como jogador. Julgo que o FC Porto é o local certo para isso. Conheço muito bem o clube, até porque um dos meus ídolos de sempre no futebol jogou aqui: o Deco”, disse, à chegada ao clube.
Porém, no final da época não só se despediu sem grande brilho dos azuis e brancos, embora tivesse uma cláusula de compra obrigatória mediante a utilização na equipa A, como terminou a sua ligação aos londrinos, assinando depois pelos espanhóis do Huesca.



Alphonsus Ebuka
Já no verão de 2019 chegou à Invicta o médio Alphonsus Ebuka, emprestado pela Superstars Academy, da Gâmbia. Em 2019-20 disputou apenas cinco jogos pela equipa de juniores dos dragões, no entanto, as suas exibições convenceram o FC Porto a contratá-lo em definitivo para os seus quadros. 



















Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...