domingo, 7 de outubro de 2018

Alcochetense tem treinador campeão mas só pensa na manutenção

Pedro Duarte é treinador do Alcochetense desde janeiro

É possível dividir o desempenho do Alcochetense na época passada em duas fases: a primeira, com o comando técnico entregue a Vítor Conceição, que deixou a equipa no último lugar à 13.ª jornada, com apenas quatro pontos; e a segunda, já com Pedro Duarte como homem do leme, em que foram alcançados 27 pontos e que culminou na 11.ª posição.

Desde a chegada do treinador campeão da I Distrital pelo Barreirense em 2014/15, apenas Amora (43), Barreirense (42) e Vasco da Gama de Sines (32) fizeram melhor – Fabril, O Grandolense e Charneca de Caparica amealharam os mesmos pontos -, muito por culpa de uma série de sete vitórias seguidas entre a 17.ª e a 23.ª jornada.


“Quando chegámos encontrámos a equipa numa posição desfavorável, mas estava convicto e sabia que havia qualidade para fazermos melhor. Felizmente conseguimos, com muito trabalho, humildade e compromisso”, começou por contar o técnico de 40 anos a O Blog do David. “Fizemos uma segunda volta excelente, conseguimos uma série de sete vitórias seguidas (só o Amora conseguiu melhor registo), graças ao empenho de um excelente grupo de trabalho”, acrescentou o antigo futebolista de Barreirense, Estoril e dos cipriotas do DOXA e do Olympiakos Nicosia.

Esta segunda versão da formação de Alcochete, mais condizente com a história recente de um clube que esteve nos campeonatos nacionais em 12 das últimas 20 épocas, pode convidar a objetivos mais ambiciosos para a nova temporada, mas Pedro Duarte aponta apenas à “manutenção o mais depressa possível” para depois obter “a melhor classificação possível”.


“O Alcochetense é um clube com história e condições que a grande maioria das equipas no distrito não tem. Na minha opinião reúne todas as condições para poder disputar um campeonato nacional, mas neste momento a estabilidade do clube é o mais importante”, aditou o timoneiro dos verde e brancos, acreditando que Oriental Dragon, Fabril e Barreirense “vão ser as equipas que vão apostar na subida de divisão”.


Reforço cirúrgico da baliza ao ataque

Pedro Duarte é, a par de Manuel Correia (Oriental Dragon), um dos dois treinadores em prova que já foram campeões da I Distrital da Associação de Futebol de Setúbal, mas recusa uma responsabilidade suplementar por esse estatuto. “A minha função é trabalhar de forma séria e com profissionalismo. Sei bem o que é esta divisão, um campeonato difícil e muito exigente, em que não se pode facilitar quando se luta por um objetivo de subida”, frisou o antigo lateral e médio esquerdo, retirado há quatro anos.

Formação verde e branca folga este domingo na Taça AFS
Como conhecedor da sua equipa e da I Distrital, o jovem técnico privilegiou o reforço cirúrgico do plantel em detrimento de uma renovação. “Acho que não é bom fazer revoluções. Estes jogadores já estão juntos há alguns anos e isso é importante, aliado ao facto de serem atletas que vivem o clube. Mas é normal no futebol haver entradas e saídas nos planteis, no início e a meio da época. E quem anda no futebol tem de estar preparado para isso. O objetivo foi formar um plantel mais forte e equilibrado. Em todos os sectores procurámos acrescentar mais equilíbrio, desde os guarda-redes aos avançados e extremos”, explicou, confessando que a assimilação das suas ideias por parte dos jogadores está a correr bem, precisamente devido à permanência de muitos jogadores. “As coisas tornam-se mais fáceis”, soltou.

Apesar desse conhecimento, a fase de grupos da Taça AFS tem servido para “dar oportunidade a todos os atletas e até testar algumas coisas, sempre com o objetivo de ganhar”, algo que considera “importante”. Ainda assim, com seis pontos em três jogos, fruto das vitórias caseiras sobre Barreirense (2-0) e Lagameças (5-1) e da derrota no terreno do Comércio e Indústria (0-1), a competição está a ser encarada com seriedade. “Queremos ir o mais longe possível”, assume o treinador do Alcochetense, clube que venceu a prova em 2014/15 ao bater o Vasco da Gama de Sines na final, por 2-0, no Estádio do Bonfim.










Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...