quinta-feira, 23 de junho de 2022

Os oito senegaleses que jogaram no Portimonense antes de Moustapha Seck

Primeiros senegaleses surgiram no Portimonense em 1987
Anunciado esta terça-feira como reforço do Portimonense, o lateral esquerdo Moustapha Seck (ex-Leixões), nascido em Dakar, vai tornar-se no nono jogador senegalês a representar os algarvios, dando sequência a uma história que já tem mais de 35 anos, mas que estava parada há quase uma década.
 
Numa altura em que a seleção do Senegal tinha apenas três presenças na Taça das Nações Africanas (CAN) e ainda não tinha participado em Campeonatos do Mundo, chegaram a Portimão já na fase final da temporada 1986-87 dois avançados senegaleses: Karim e Diop.
 
Karim
O primeiro teve um pouco mais de sucesso, tendo somado quase duas dezenas de jogos e três golos distribuídos por duas épocas na I Divisão e que culminaram em caminhadas até às meias-finais da Taça de Portugal, rumando depois ao Rio Ave. O segundo não foi além de onze encontros e nenhum golo para amostra em igual período de tempo.
 
 
Ousmane N'Diaye
Quase uma década depois, em 1995-96, reforçou o Portimonense outro avançado senegalês, Ousmane N’Diaye, que chegou ao emblema algarvio proveniente do Beira-Mar, clube pelo qual tinha chegado a jogar na I Liga. Com alguma utilização, numa época em que os alvinegros militavam na II Divisão B, marcou um golo que ajudou a eliminar o então primodivisionário Leça na Taça de Portugal.
 
 
Onze anos depois, na temporada 2007-08, os alvinegros reforçaram-se com mais dois senegaleses: o central Mamadou N’Diaye e o médio ofensivo Malick Cissé.
 
Mamadou N'Diaye
O primeiro tinha uma envergadura física (1,93 m) e um currículo superiores, uma vez que vinha do Vitória de Setúbal e tinha já (uma curta) experiência de I Liga. “Fui bem recebido em Portimão, onde o companheirismo está a ser fundamental para uma adaptação rápida. A II Liga de é bastante competitiva, daí não ter dado um passo atrás na minha carreira. Espero que esta passagem seja positiva para mim”, afirmou ao jornal A Bola quando assinou pelos alvinegros.
“O meu objetivo passa por ajudar a equipa do Portimonense a atingir os seus objetivos, ganhando o maior número de jogos, enquanto em termos pessoais não posso esconder que desejo voltar a jogar na I Liga. Penso que este ano pode ser importante para relançar a minha carreira”, acrescentou na altura.
No entanto, não foi além de dois jogos (um na II Liga e outro na Taça da Liga) ao serviço do Portimonense, tendo depois rumado ao Juventude de Évora.
 
 
Malick Cissé
Já Malick Cissé, também ele muito alto (1,89 m), era um autêntico desconhecido, que na época anterior tinha representado o AS Douanes, emblema senegalês pelo qual terá apontado mais de duas dezenas de golos, e que já havia passado por Tunísia e Israel. “Pretendo garantir a titularidade e ajudar a equipa a terminar o campeonato nos lugares de promoção. Sou um jogador de características ofensivas, espero festejar muitos golos aqui. Todos os colegas me acolheram muito bem e gostei da cidade. Creio que estão criadas as condições para viver aqui bons momentos. Agora, é uma questão de trabalho e sorte”, afirmou, quando foi apresentado à imprensa.
No entanto, não foi além de um total de 20 minutos distribuídos por dois jogos, acabando também por rumar ao Juventude de Évora a meio da temporada.
 
 
Ben Traoré
Apesar do insucesso de Mamadou e Cissé, no verão de 2009 chegou a Portimão mais um senegalês, neste caso o avançado de elevada estatura (1,88 m) Ben Traoré, proveniente do Atlético de Reguengos.
Na primeira meia época atuou nos alvinegros atuou em 15 partidas, mas não marcou qualquer golo, tendo sido emprestado ao Gondomar em janeiro. Ainda assim, fez parte do plantel que conseguiu devolver os algarvios à I Liga após duas décadas de ausência.
Em 2010-11 também esteve cedido, mas ao Louletano, acabando por regressar ao Portimonense na temporada seguinte, na qual apontou seis golos em 25 partidas até fevereiro, tendo depois rumado ao Petro de Luanda.
 
 
 
Kalidou Yero
Quando, em janeiro de 2010, Ben Traoré foi emprestado ao Gondomar, outro possante ponta de lança senegalês, Kalidou Yero (1,97 m), foi cedido ao Portimonense pelo FC Porto, poucos dias após ter disputado três jogos ao serviço da equipa principal dos dragões.
Tal como Traoré, Yero não apontou qualquer golo em onze jogos pelos algarvios nessa temporada de subida à I Liga.
 
 
Mohamed Gomis

Antes de Moustapha Seck, o último senegalês a vestir a camisola do Portimonense havia sido o avançado Mohamed Gomis, também ele muito alto (1,90 m). Proveniente do ASC La Linguère, chegou a Portimão em janeiro de 2013 e não foi além de oito jogos pelos alvinegros, sem qualquer golo para amostra. No final dessa temporada transferiu-se para os senegaleses do FC Hammamet.






 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...