quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Krovinovic. O artista que trocou as voltas a Rui Vitória

Krovinovic brilhou no dérbi diante do Sporting (1-1)
Só um jogador com muito valor consegue chegar a um clube grande e obrigar o treinador a abdicar de um sistema tático há muito enraizado na equipa para o fazer coabitar no onze com outras peças importantes. Foi assim com Filip Krovinović, que chegou à Luz como alternativa a Pizzi num 4x1x3x2 que remonta aos tempos de Jorge Jesus, mas cuja qualidade trocou as voltas a Rui Vitória, que implementou um 4x3x3 (ou 4x1x4x1) que há muito tempo não era visto para aqueles lados.

Ao lado do internacional português e à frente do sérvio Fejsa, o médio croata vai exibindo um transporte de bola e uma chegada à área a que fazem lembrar Renato Sanches e vai oferecendo uma qualidade técnica aos últimos 30 metros encarnados similar à do próprio Pizzi. Demorou um pouco a impor-se e nem sequer foi inscrito na Liga dos Campeões, mas agarrou um lugar no onze que tão cedo não deverá perder. Rui Vitória já não abdica dele, e tanto assim é que na altura de refrescar a equipa opta maioritariamente por render Pizzi.

Esta quarta-feira, num jogo de grau de dificuldade elevado e de enorme mediatismo como foi o dérbi diante do Sporting (1-1), não se amedrontou nem se escondeu. Com aquela irreverência típica dos balcânicos – que também foi transportada para a zona de entrevistas rápidas ao falar em “massacre” para descrever o domínio sobre o rival durante a partida -, assumiu a batuta, foi para cima dos adversários e assumiu decisões importantes com a bola nos pés. E foi precisamente pelos seus pés que passou muito do que foi o consensualmente considerado o grande desempenho das águias. Nem sempre a definição das jogadas foi a melhor e terá faltado alguma calma num ou outro momento, mas há que ter em conta que estamos a falar de um jovem de 22 anos.

Apesar de ter obrigado o treinador a olhar para o 4x3x3 como solução para encaixar as peças mais importantes do plantel no onze, Krovinovic poderá também jogar em 4x1x3x2, no lugar de Pizzi ou desviando o português para uma ala, como Renato Sanches fez em 2015/16. E quem também terá de estar atento ao valor do ex-futebolista do Rio Ave é Zlatko Dalić, o novo selecionador da Croácia.








2 comentários:

  1. Por acaso o Rui Vitoria nao e o treinador do SLB?????
    Por acaso acha que o jogador caiu de paraquedas no Estadio da Luz ou no Caixa Futeol Campus???
    POr acaso e mais um daqueles que quer dizer que o Rui Vitoria e imcompetente?? Estupido??? OU acha que so alguns e que sao oa "mestres da tactica"????

    ResponderEliminar
  2. "Por acaso acha que o jogador caiu de paraquedas no Estadio da Luz ou no Caixa Futeol Campus???"

    Se há coisa que abunda no futebol são flops... Vingar num clube de pequena/média dimensão e depois conseguir ter preponderância num grande é mais exceção do que regra. Felizmente para o Benfica e para Rui Vitória, Krovinovic não é o caso.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...