terça-feira, 2 de abril de 2024

“Penálti, porra, pá. O árbitro está comprado. Você comprou o árbitro”. As melhores tiradas de Sousa Cintra

Sousa Cintra presidiu o Sporting entre 1989 e 1995
Excêntrico, divertido e bem-sucedido no mundo dos negócios, Sousa Cintra proporcionou algumas das tiradas mais engraçadas da história do futebol português. Além de ter partido o vidro do carro quando dava uma entrevista à TSF e confundido um pedido do ticket numa portagem com um pedido de título nacional, também baralhava jogadores com jogadores e jogadores com artistas.
 
No verão de 1992, numa altura em que a banda de rock britânica Dire Straits se preparava para atuar em Alvalade, os jornalistas perguntaram ao então presidente do Sporting o que achava do vocalista Mark Knopfler. “É bom jogador, mas o Sporting tem o plantel fechado”, respondeu.
 
Mais ou menos na mesma altura, numa fase em que a antiga Jugoslávia estava em guerra, meteu na cabeça que haveria de contratar Darko Pancev, uma das estrelas da equipa do Estrela Vermelha que tinha vencido a Taça dos Campeões Europeus em 1990-91, e foi até Belgrado para falar com o jogador, mas não o conseguiu convencer. “Lembro-me que toda a gente me avisava que a Jugoslávia estava em guerra. Mas, por onde andei, não vi nada. Nem bombas, nem tiros… Estava tudo pacífico”, recordou o dirigente, que em dezembro de 1993 despediu Bobby Robson e respetiva equipa técnica em pleno voo de regresso a Lisboa após uma eliminação às mãos do Casino Salzburgo na Taça UEFA.
 
Como não conseguiu contratar Pancev, a imprensa noticiou que o líder leonino tentou avançar para Romário, que na altura representava os neerlandeses do PSV, mas Sousa Cintra negou o interesse: “Romário? Não, nós queríamos era o Rosário, do Torreense. Isso deve ter sido uma gralha.”
 
Antes, no verão de 1990, o Sporting contratou o brasileiro Careca, oriundo do Cruzeiro, e admitiu expetativas altas em relação ao reforço: “Este é o Careca, que é meio Pelé e meio Eusébio.” Na verdade, Careca acabou por ser não um meio flop, mas um flop inteiro. Mas antes de um jogo da Taça UEFA, Sousa Cintra incentivou-o, ao seu jeito: “Tens de mostrar a estes gajos que não és merda nenhuma. És o melhor e Itália toda vai estar a olhar para ti.”
 
Por falar em Taça UEFA, Sousa Cintra foi filmado pela RTP antes, durante e depois de um jogo com a Atalanta, nos quartos de final da competição, em 1990-91. Sentou-se ao lado do presidente do emblema italiano na bancada, mas perante uma decisão polémica do árbitro, soltou uma acusação ao homólogo: “Penálti, porra, pá. O árbitro está comprado. Você comprou o árbitro.” Depois do encontro, que o Sporting venceu por dois golos, abraçou o presidente do Boavista, Valentim Loureiro, e lançou-lhe um convite: “Já estamos na final. É meu convidado de honra.”
 
 
Bem menos divertida foi a herança que o anterior presidente do Sporting, Jorge Gonçalves, lhe deixou em 1989. Muitos, mas muitos problemas financeiros. Durante uma viagem ao Brasil, o guarda-redes uruguaio Rodolfo Rodríguez apontou-lhe uma arma, exigindo salários que estavam em dívida. Mas Sousa Cintra, que não tinha conhecimento da existência da dívida, não vacilou. 







Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...