terça-feira, 5 de março de 2024

A “gazela de Ovar” que era assobiada nas Antas. Quem se lembra de Semedo?

Semedo jogou pelo FC Porto entre 1983 e 1996
Não era dos favoritos do Tribunal das Antas, numa altura em que abundavam craques por aqueles lados, mas foi durante 13 temporadas um médio competente, empenhado, rápido, habilidoso e inteligente com o qual os treinadores do FC Porto podiam contar.
 
Depois de dar os pontapés na bola no Esmoriz e de ter passado pelas camadas jovens do Feirense, foi cumprir os últimos anos de formação de dragão ao peito, tendo feito a estreia pela equipa principal em 1983-84, pela mão de José Maria Pedroto, tendo até marcado no primeiro jogo, uma goleada ao Ginásio de Alcobaça para a Taça de Portugal.
 
Foi o início de uma bonita história de 314 jogos, 37 golos, oito campeonatos nacionais, quatro Taças de Portugal, seis Supertaças Cândido de Oliveira e uma Supertaça Europeia. Infelizmente para Semedo, não foi utilizado na caminhada até à conquista do título europeu de 1986-87 – só esteve no banco na receção ao Dínamo Kiev, nas meias-finais – nem no jogo que valeu a Taça Intercontinental na época seguinte.
 
Por vezes assobiado no próprio estádio, era preferencialmente um médio ofensivo, mas que primava pela polivalência, podendo atuar como defesa lateral, médio centro, extremo ou até avançado.
 
 
A rapidez e a naturalidade valeram-lhe a alcunha de “Gazela de Ovar”, tendo sido premiado com 21 internacionalizações pela seleção nacional A, todas entre 1989 e 1994, curiosamente um período no qual Portugal não marcou presença em qualquer fase final.
 
Com uma carreira marcada por algumas lesões complicadas, esteve ainda envolvido num caso de doping antes de passar as últimas dois temporadas do seu percurso como futebolista no Salgueiros, entre 1997 e 1999.
 
Desde 2010 que voltou a estar ligado ao FC Porto enquanto elemento de equipas técnicas, na equipa principal ou na formação.








Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...