terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Do festejo de Yekini à quase eliminação da Itália. Assim foi o primeiro voo mundial das super águias

Nigéria atingiu os oitavos de final no Mundial 1994
A Nigéria não foi além dos oitavos de final no Mundial 1994, mas saiu dos Estados Unidos com muitas histórias para contar. Comecemos pelo contexto: fazia a sua estreia num Campeonato do Mundo, mas começou o ano com a conquista da Taça das Nações Africanas e atingiu em abril a posição mais alta de sempre de uma seleção africana, o quinto lugar. Ainda hoje é o recorde continental.
 
Às ordens do neerlandês Clemens Westerhof estava uma geração de ouro, como o futuro guarda-redes de Farense e Gil Vicente, Peter Rufai; o ponta de lança do Vitória de Setúbal recém-sagrado melhor marcador da I Liga portuguesa, Rashidi Yekini; o futuro extremo do Sporting, Emmanuel Amunike; os talentosos médios George Finidi (Ajax) e Jay-Jay Okocha (Eintracht Frankfurt) e o avançado Daniel Amokachi (Club Brugge).
 
A estreia no torneio realizado nos States não poderia ter sido mais impactante, com uma vitória por 3-0 sobre a Bulgária de Stoichkov, Balakov e Kostadinov em Dallas. O golo inaugural foi apontado por Yekini, festejado com um icónico balançar de redes e um grito que anunciou o primeiro voo mundial das super águias – Amokachi e Amunike apontaram os restantes golos.
 
 
 
Depois de uma derrota às mãos da Argentina de Maradona em Foxborough (1-2), a seleção africana carimbou o apuramento para os oitavos de final com um triunfo sobre a Grécia (2-0) na terceira jornada da fase de grupos, com golos de Finidi e Amokachi, o que inclusivamente valeu o primeiro lugar na poule.
 
 
 
Nos oitavos de final, novamente em Foxborough, a Nigéria esteve à beira de um escândalo mundial, uma vez que esteve a vencer a poderosa Itália durante mais de uma hora de jogo, desde que Amunike marcou aos 25 minutos até Roberto Baggio empatar aos 88’. No prolongamento, Baggio bisou, na conversão de um penálti, e colocou um ponto final na aventura nigeriana nos Estados Unidos.
 
 
 
Alguns elementos desta seleção, nomeadamente Uche, Oliseh, Okocha, Amokachi, Amunike, Ikpeba, contribuíram para a conquista do título olímpico dois anos depois, em Atlanta.
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...