quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Sousense no Campeonato de Portugal

Dez jogadores marcantes na história do Sousense
Fundada a 1 de dezembro de 1937, a União Desportiva Sousense teve de esperar mais de sete décadas para participar pela primeira vez nos campeonatos nacionais, tendo-o conseguido em 2010, após a conquista da Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto.
 
Após duas presenças na III Divisão Nacional (2010-11 e 2011-12) e uma na II Divisão B (2012-13), o emblema de Foz do Sousa competiu no Campeonato de Portugal entre 2013 e 2018, tendo atingido a fase de promoção à II Liga em 2014-15.
 
Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo Sousense no Campeonato de Portugal.
 

10. Vítor Andrade (78 jogos)

Vítor Andrade
Médio de características defensivas internacional jovem português, fez a maior parte da formação no FC Porto, tendo sido capitão de equipa de jogadores como André Silva, Nuno Santos ou Rafa Soares.
Quando subiu a sénior, e apesar de lhe terem comunicado que ia integrar a equipa dos dragões, viu-se obrigado a procurar clube. E foi aí que foi treinar à experiência no Sousense, no verão de 2014.
“Acabei por ir treinar à experiência ao Sousense. Passei de treinar como um profissional no Olival, com dois ou três campos para nós, de fazer treinos com a equipa B, às vezes com a equipa A, para treinar à experiência no Sousense, em metade do campo, à noite”, contou ao Maisfutebol em fevereiro de 2022. “No primeiro treino no Sousense, o mister Filipe Cândido, o treinador que mais me marcou na carreira, disse logo que eu ficava”, prosseguiu.
Nessa primeira passagem pelo clube de Foz do Sousa, de apenas uma época, disputou 28 jogos (23 a titular) e marcou um golo ao Gondomar no Campeonato de Portugal, ajudando a equipa a atingir a fase de promoção à II Liga. “Éramos a equipa com menor orçamento no Campeonato Nacional de Seniores, mas ficámos em quarto lugar na zona de subida. Não foi nada fácil a adaptação, mas gostei da experiência e correu-me bem”, recordou.
Entretanto regressou ao Salgueiros, emblema em que tinha iniciado a formação, e passou pelo Pedras Rubras antes de voltar ao conjunto do concelho de Gondomar em outubro de 2016, tendo somado mais 50 partidas (42 a titular) e dois golos no Campeonato de Portugal até abril de 2018, mostrando-se impotente para evitar a despromoção aos distritais da AF Porto.
No verão de 2018 mudou-se para o Pedras Rubras.
 
 
 

9. Luís Costa (78 jogos)

Luís Costa
Disputou o mesmo número de jogos de Vítor Andrade, mas amealhou mais 341 minutos em campo – 6281 contra 5940.
Médio/extremo natural de Valongo que jogou ao lado de Kadú, Rafa Soares e Gonçalo Paciência nas camadas jovens do FC Porto, passou ainda pelos escalões formação de Boavista e Leixões, entre outros, e pelos seniores da AD Oliveirense antes de ingressar pela primeira vez no Sousense em 2014-15.
Nessa temporada atuou em 30 partidas (27 a titular) e marcou um golo ao Moimenta da Beira no Campeonato de Portugal, ajudando a equipa a atingir a fase de promoção à II Liga.
No verão de 2015 mudou-se para o Sobrado, tendo ainda passado pelo Bustelo antes de voltar a representar o Sousense entre 2016 e 2018. Nesse período somou mais 48 encontros (43 a titular) e dois golos no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores, despedindo-se do clube com a descida aos distritais da AF Porto.
Após a despromoção mudou-se para o Sobrado.
 
 
 

8. Flávio Igor (82 jogos)

Flávio Igor
Médio de baixa estatura (1,67 m) natural de Gondomar, internacional jovem português, vice-campeão europeu de sub-19 em 2003, e com toda a formação feita no FC Porto, passou pela equipa B do Vitória de Setúbal, assim como por Vila Meã, Tirsense, Desp. Chaves, Famalicão, Ribeirão e Fátima antes de ingressar no Sousense a convite do treinador Filipe Cândido no início de 2014, numa altura em que já tinha 30 anos e havia desistido do futebol profissional.
“O futebol profissional acabou para mim, fui jogar para o Sousense e comecei a trabalhar. O Sousense treinava em horários noturnos e aproveitei esse facto para começar a trabalhar num armazém de peças automóveis”, contou ao Maisfutebol em outubro de 2021.
Em quatro anos em Foz do Sousa amealhou 82 partidas (69 a titular) e quatro golos no Campeonato de Portugal, ajudando a equipa a atingir a fase de promoção à II Liga.
No início de 2018, após dez meses sem jogar, transferiu-se para o Coimbrões. “Sentia-me lá bem [no Sousense], já como amador, e queria acabar a carreira no Sousense, só que depois surgiu um problema. Parti o perónio, fizeram-me um tratamento mais conservador, voltei e comecei a treinar na época seguinte cheio de dores. Quando fiz o exame, percebi ainda tinha a perna partida. Quando fui para ser operado, quiseram descoser-se um pouco das responsabilidades. Queriam cortar-me o salário para metade enquanto estava lesionado, eu fiz uma contraproposta, porque até queria ficar lá depois da carreira, mas não aceitaram e vim-me embora. Estive dez meses parado e fiz os últimos meses da carreira no Coimbrões”, recordou.
 
 
 

7. Salvador (88 jogos)

Salvador
Defesa central/esquerdo natural de Lever, concelho de Vila Nova de Gaia, representou Leverense e Vilanovense antes de ingressar pela primeira vez no Sousense em 2007-08, na altura para competir no primeiro escalão da AF Porto.
Após passagens por Freamunde, Santana e Eléctrico voltou a Foz do Sousa no verão de 2010, tendo contribuído para a subida à II Divisão B em 2011-12 e para o apuramento para a edição inaugural do Campeonato de Portugal em 2012-13.
Entre 2013 e 2016 amealhou 88 jogos (86 a titular) e quatro golos pelo emblema do concelho de Gondomar no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores, tendo ajudado a equipa a atingir a fase de promoção à II Liga em 2014-15.
No verão de 2016 mudou-se para o Canelas 2010.
 
 

6. Telmo (102 jogos)

Telmo
Médio de características ofensivas formado maioritariamente no Sousense, transitou para a equipa sénior em 2010-11, tendo contribuído para a subida à II Divisão B em 2012 e para o apuramento para a edição inaugural do Campeonato de Portugal em 2013.
Em 2013-14 atuou em 31 jogos (23 a titular) no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores e apontou cinco golos, diante de Camacha, Coimbrões, Perafita (dois) e Salgueiros.
A época seguinte foi dividida entre Sp. Espinho e Rebordosa, mas voltou ao conjunto de Foz do Sousa para somar mais 71 partidas (43 a titular) e três golos no Campeonato de Portugal entre 2015 e 2018, mostrando-se impotente para evitar a despromoção aos distritais da AF Porto em 2017-18.
Após a descida de divisão permaneceu no clube até 2021, tendo depois rumado ao Leverense.
 
 
 

5. Ângelo (119 jogos)

Ângelo
Ponta de lança natural de Gondomar que dividiu a formação entre Gondomar e FC Porto, iniciou o seu percurso enquanto sénior nos gondomarenses antes de ingressar no Sousense no verão de 2012.
Na primeira época em Foz do Sousa contribuiu para o apuramento para o recém-criado Campeonato de Portugal, competição em que amealhou 119 jogos (99 a titular) e 46 golos, registo que faz dele o melhor marcador de sempre do clube na prova. Em 2014-15 ajudou a equipa a atingir a fase de promoção à II Liga.
“Fui muito feliz [no Sousense] e conseguimos num ano ir a fase final. Fiz muitos jogos e muitos golos durante as cinco épocas em que lá estive”, recordou ao portal Futebol Épico em dezembro de 2019.
No verão de 2017 mudou-se para o Cesarense.
 
 
 

4. Zé Augusto (124 jogos)

Zé Augusto
O “Totti do Sousense”. Ponta de lança com uma longa ligação ao Sousense, representou pela primeira vez a equipa de Foz do Sousa entre 2004 e 2006, nos distritais da AF Porto, numa época marcada pela descida de divisão.
Em 2006-07 vestiu a camisola do São Pedro da Cova, mas na época seguinte voltou ao Sousense para contribuir para duas promoções, à III Divisão Nacional (2010) e à II Divisão B (2012), assim como para o apuramento para a edição inaugural do Campeonato de Portugal (2013).
Entre 2013 e 2018, numa altura em que tinha entre 36 e 41 anos, amealhou 124 encontros (118 a titular) e 34 remates certeiros no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores, tendo contribuído para a qualificação para a fase de subida à II Liga em 2014-15. Por outro lado, em 2017-18 mostrou-se impotente para evitar a despromoção aos distritais portuenses.
“Pela qualidade enquanto jogador e pela personalidade que tem foi do melhor que eu apanhei na minha carreira. É alguém incrível, alguém que treina sempre no limite e por esse motivo ao domingo apresenta desempenhos excelentes, de grande carácter, qualidade e atitude. Mesmo aos 39 anos é o melhor ponta de lança desta divisão. Não tenho dúvidas que se, enquanto treinador o apanhasse com 20 anos o Zé Augusto ia ficar milionário no futebol. Tem características muito especiais para algumas ideias de jogo, uma das quais por norma gosto de trabalhar. Tenho a certeza que ia ganhar muito dinheiro, muito mais do que eventualmente o fez”, elogiou o treinador Filipe Cândido, em declarações ao Maisfutebol, em maio de 2016.
Após a descida de divisão permaneceu mais um ano no clube. Depois fez uma pausa de um ano e em 2020-21 reapareceu no futebol como jogador do Sobrado.
 
 
 

3. Vitor Hugo (128 jogos)

Vítor Hugo
Lateral/extremo esquerdo natural de São Pedro da Cova, concelho de Gondomar, concluiu a formação e iniciou o percurso enquanto sénior no Gondomar, tendo ainda passado pelo Gens antes de ingressar no Sousense no verão de 2007.
Pedra importante na ascensão do emblema de Foz do Sousa na hierarquia do futebol português, contribuiu para as promoções à III Divisão Nacional (2010) e à II Divisão B (2012), assim como para o apuramento para a edição inaugural do Campeonato de Portugal (2013).
Entre 2013 e 2018 amealhou 128 partidas (122 a titular) e um golo no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores, tendo contribuído para a qualificação para a fase de subida à II Liga em 2014-15. Por outro lado, em 2017-18 mostrou-se impotente para evitar a despromoção aos distritais da AF Porto.
Após a descida de divisão encerrou a carreira.
 
 
 

2. Paulinho (131 jogos)

Paulinho
Médio de características defensivas, apenas representou um clube ao longo dos 18 anos que leva de carreira enquanto futebolista sénior: União Desportiva Sousense.
Após ter ingressado na equipa principal em 2005-06, viveu na primeira época na equipa principal a descida ao segundo escalão da AF Porto, conseguindo regressar ao patamar maior do futebol distrital um ano depois.
“Fiz a formação num clube vizinho, o São Pedro da Cova, clube da minha terra, até aos juvenis. Com a idade de juvenil ingressei nos seniores e depois vim para o Sousense, estava ele na I Divisão Distrital”, contou ao Jornal de Notícias em agosto de 2017.
Entretanto contribuiu para as promoções à III Divisão Nacional (2010) e à II Divisão B (2012), assim como para o apuramento para a edição inaugural do Campeonato de Portugal (2013). “Cheguei aqui muito novo, com 21 anos, e fui vivendo a subida do clube patamar a patamar até aos nacionais. Foi um crescimento mútuo, tanto eu como jogador, como do próprio clube”, recordou.
Entre 2013 e 2018 amealhou 131 encontros (127 a titular) e dez remates certeiros no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores. Em 2014-15 ajudou a equipa a apurar-se para a fase de subida à II Liga, mas em 2017-18 não conseguiu impedir a despromoção aos distritais portuenses.
Em 2022-23 está a viver a 18.ª temporada no Sousense. “Já tenho mais anos aqui, do que no clube da minha terra. Há elos que se criam com as pessoas, com a direção, que tem as mesmas pessoas há muitos mais anos do que os que estou aqui. E é isso que me faz querer continuar época após época”, referiu em agosto de 2017.
 
 

1. Chico (140 jogos)

Chico
Extremo natural de Gondomar, concluiu a formação no Gondomar Sport Clube e passou pelos seniores de Rio Tinto e Pedrouços antes de ingressar no Sousense a meio da época 2009-10, marcada pela subida à III Divisão Nacional.
Em 2011-12 contribuiu para a promoção à II Divisão B e na temporada que se seguiu ajudou a equipa de Foz do Sousa a apurar-se para a edição inaugural do Campeonato de Portugal, patamar em que amealhou 140 jogos (125 a titular) e 18 golos entre 2013 e 2018. Em 2014-15 ajudou a equipa a apurar-se para a fase de subida à II Liga, mas em 2017-18 não conseguiu impedir a despromoção aos distritais portuenses.
Após a descida de divisão mudou-se para o Coimbrões.
 




 







Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...