quinta-feira, 29 de setembro de 2022

As cinco vezes em que o Vasco da Gama de Vidigueira defrontou equipas das ligas profissionais na Taça

Festa da Taça vai voltar a ser vivida na Vidigueira
Em vésperas de receber o Leixões (sábado, 15:00) em jogo da 2.ª eliminatória da Taça de Portugal, o Vasco da Gama de Vidigueira vai defrontar pela quinta vez uma equipa das ligas profissionais na prova rainha.
 
Curiosamente, nas quatro ocasiões anteriores, três dos adversários do emblema alentejano militavam na II Liga, algo que volta a acontecer.
 
Embora se tenha estreado na prova rainha no início da década de 1970, só em 2003 é que os vidigueirenses defrontaram pela primeira vez uma equipa das ligas profissionais.
 
Vale por isso a pena recordar os quatro confrontos anteriores entre os vascaínos e clubes das ligas profissionais na Taça de Portugal.
 

2003-04: 3.ª eliminatória

Vasco da Gama de Vidigueira 2-9 Maia (12 de outubro de 2003)
De regresso à Taça de Portugal após 12 anos de ausência, o Vasco da Gama de Vidigueira começou por tombar o Benavilense (2-1) e o Quarteirense (2-2, 3-2 g.p.), equipas que jogavam na III Divisão Nacional enquanto os vidigueirenses militavam nos distritais da AF Beja.
Na terceira eliminatória, a formação alentejana, então orientada por Pedro Caixinha, recebeu em casa emprestada, em Moura, uma das principais equipas da II Liga na altura, o Maia, então comandado por Phil Walker.
O resultado foi um improvável 2-9, sendo que ao resultado o placard marcava 0-6. Valdiney (4, 24, 88 e 90 minutos), Caseiro (20’, 42’ e 43’), Erivan (30’), Malafaia (79’, g.p.) marcaram para os forasteiros, enquanto Zé Rui (72’) e Beto (76, g.p.) para os anfitriões.
“Jogo entre equipas de escalões diferentes, com vitória esmagadora dos forasteiros que dominaram completamente”, escreveu o Jornal de Notícias.



2012-13: 2.ª eliminatória

Vasco da Gama de Vidigueira 0-Santa Clara (16 de setembro de 2012)
Na época de estreia do Vasco da Gama nos campeonatos nacionais, no caso a III Divisão, houve novamente direito a uma receção a um emblema da II Liga – já depois da eliminação dos Caçadores das Taipas na primeira ronda –, sendo que desta feita o jogo teve mesmo lugar na Vidigueira.
Frente ao Santa Clara, a formação então orientada por Fernando Piçarra não teve hipóteses e sofreu uma derrota por 0-3, tendo Luiz Carlos (nove minutos) e Rafael Porcellis (30’ e 90+2’) marcado para os açorianos.
“Ainda não tinham passado dez minutos e Luiz Carlos mostrou, de imediato, as intenções do Santa Clara nesta visita ao Alentejo: vencer. Com o marcador inaugurado, os insulares foram sempre dominando o Vasco da Gama de Vidigueira que, apesar de ter menos argumentos, nunca ficou na expectativa e procurou o golo, no entanto, nem o calor ajudou a equipa alentejana, pelo contrário, o avançado Porcellis acabaria por selar a partida ainda antes do intervalo e bisou nos descontos, colocando o marcador ajustado ao que se passou em campo” escreveu o jornal O Jogo.


 

2017-18: 3.ª eliminatória

Momento histórico na Vidigueira, com o Vasco da Gama a defrontar pela primeira vez uma equipa da I Liga, e logo o Vitória de Guimarães de Pedro Martins, que nessa temporada competia na Liga Europa e meses antes tinha marcado presença na final da Taça de Portugal.
Apurado para a prova rainha após o segundo lugar na I Distrital da AF Beja na época anterior, o emblema alentejano até tinha começado a edição de 2017-18 da Taça com uma derrota, em Évora diante do Lusitano. Contudo, os vidigueirenses foram repescados, tendo vencido no terreno da Águia Vimioso antes de receber os vimaranenses.
Quanto ao jogo, os minhotos impuseram a lei do mais forte e golearam por expressivos 1-6. Moreno (cinco minutos), Rafael Martins (16’), Dénis Duarte (27’), Junior Tallo (70’) e David Texeira (90’ e 90+2’) foram os autores dos golos vitorianos. Pelo meio, Pázinho marcou para os vascaínos (30’).
“É o 6-1 que fica para a história de quem lê, mas para quem viu fica muito mais. Fica a imagem de uma equipa que, apesar de treinar apenas três vezes por semana, tem um futebol agradável, por vezes bonito, e que, a dada altura, teve na mão a oportunidade de uma reviravolta que seria sensacional e que só não aconteceu porque Miguel Silva fez uma grande defesa, antes de mais duas bolas de golo que não foram endereçadas para dentro da baliza. Contas feitas, foram quatro as ocasiões desta equipa dos distritais de Beja. Um número inesperado e que, não ficando refletido nas contas finais, é o maior elogio e o atestado de que houve equilíbrio durante parte significativa do encontro”, podia ler-se no jornal O Jogo.
 
 
 

2018-19: 2.ª eliminatória

Vasco da Gama de Vidigueira 0-1 Estoril Praia (30 de setembro de 2018)
Pelo segundo ano consecutivo, a Vidigueira recebeu uma equipa profissional, desta feita o Estoril, que militava a II Liga, depois de os vascaínos terem arrancado na prova rainha com uma vitória no terreno da União de Santiago do Cacém.
A militar no Campeonato de Portugal, o Vasco da Gama de Hugo Relíquias obrigou os estorilistas a suar no Baixo Alentejo, o que se refletiu no resultado final: um tangencial 0-1. O avançado Roberto foi o autor do único golo do encontro, aos 19 minutos.
“A equipa do Vasco da Gama reagiu bem, teve várias oportunidades para empatar, e só cedeu definitivamente após a expulsão de Luís Neves”, escreveu o jornal O Jogo.
 








Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...