terça-feira, 8 de abril de 2025

Patrão e não só. Os cinco mais jovens a marcar pelo Sp. Braga na I Divisão

Formação do Sp. Braga tem dado frutos na última década
Afonso Patrão é o homem – ou o menino… – de quem se fala. O jovem ponta de lança de 18 anos gelou esta segunda-feira o Estádio José Alvalade ao apontar o golo que deu o empate ao Sp. Braga e tirou ao Sporting a possibilidade de permanecer na liderança da I Liga.
 
O atacante braguista, que ainda tem idade de júnior e ainda esta época atuou pelos sub-19 e pelos bês arsenalistas, estreou-se a marcar pela equipa principal e entrou diretamente para o top 5 de jogadores mais jovens a marcar pelo conjunto minhoto na I Liga.
 
Saiba aqui quais são os cinco jogadores mais jovens a marcar pelo Sp. Braga no primeiro escalão.
 

5. Abiodun (18 anos, 4 meses e 25 dias)

Abiodun
Extremo nigeriano nascido a 2 de janeiro de 1983 e que se vinha a destacar ao serviço da equipa B dos bracarenses desde a temporada 1999-00, foi lançado às feras por Manuel Cajuda no final da época seguinte, entrando no decorrer dos jogos das duas últimas jornadas do campeonato.
A 27 de maio de 2001, numa receção à União de Leiria, entrou aos 38 minutos para o lugar de Luís Filipe e foi a tempo de faturar na derrota por 3-5, fazendo, na altura, o 3-1 para os arsenalistas, aos 48 minutos.
 
 


4. Afonso Patrão (18 anos, 2 meses e quatro dias)

Afonso Patrão
Avançado nascido a 3 de fevereiro de 2007 em Esposende e que ingressou nas camadas jovens do Sp. Braga em 2019-20, sagrou-se vice-campeão europeu de sub-17 no ano passado e, depois de percorrer várias equipas jovens dos arsenalistas no decorrer da presente temporada, virou aposta de Carlos Carvalhal desde março, entrando nos minutos finais da vitória caseira sobre o FC Porto (1-0).
Esta segunda-feira, 7 de abril, foi lançado aos 83 minutos em Alvalade, quando o Sporting vencia por 1-0, e marcou o golo que deu o empate aos minhotos.
“São opções que temos, de miúdos com competência boa, que tem demonstrado estar à altura dos adultos e dentro dessa dinâmica do trabalho que o Sp. Braga faz na formação, tenho aqui uma pedrinha no sapado em relação ao Custódio, prejudicamo-lo um pouco, mas está a fazer um excelente trabalho, dá sequência à fábrica de produção que o Sp. Braga tem, os miúdos entraram bem e acrescentaram, estou muito feliz pelo facto de o Patrão ter marcado”, comentou o treinador Carlos Carvalhal.
 
 
 

3. Fernando Palmeira (18 anos e 22 dias)

Palmeira
O único elemento desta lista que não jogou no século XXI.
Médio nascido a 26 de novembro de 1942, ingressou na equipa principal do Sp. Braga em 1960-61 e, logo ao terceiro jogo que realizou nessa época, diante do Salgueiros a 18 de dezembro de 1960, marcou numa goleada por 5-1 no recinto então conhecido por Estádio 28 de Maio e que viria a ser rebatizado Estádio Municipal 1º de Maio.
Aposta de Joseph Szabo no onze arsenalista, Palmeira apontou o derradeiro golo do encontro.
 
 


2. Pedro Neto (17 anos, 2 meses e cinco dias)

Pedro Neto
Extremo rapidíssimo nascido em Viana do Castelo a 9 de março de 2000, ainda tinha idade de juvenil e havia jogado nessa mesma época por sub-17, sub-19 e bês do Sp. Braga quando foi lançado às feras por Abel Ferreira na reta final da temporada 2016-17.
A 14 de maio de 2017, entrou para o lugar de Pedro Santos numa altura em que os arsenalistas já venciam por 3-0 e foi a tempo de marcar o quarto e último golo da sua equipa, aos 81 minutos.
 
 
 

1. Roger (16 anos, 1 mês e nove dias)

Roger
É companheiro de equipa de Afonso Patrão o recordista do Sp. Braga, um ala nascido na Guiné-Bissau a 21 de novembro de 2005, mas já elegível para representar Portugal, e que se estreou pela equipa principal dos minhotos a 31 de julho de 2021, quando ainda nem sequer tinha comemorado o 16.º aniversário. Fê-lo numa Supertaça Cândido de Oliveira, tornando-se no mais jovem de sempre a jogar na competição, aos 15 anos, 8 meses e 10 dias.
Na mesma temporada tornou-se também no mais jovem de sempre a jogar na I Divisão, aos 15 anos, 8 meses e 24 dias, e sobretudo no mais jovem de sempre a marcar no primeiro escalão do futebol português, ao bisar em Arouca a 30 de dezembro de 2021, aos 16 anos, 1 mês e 9 dias, suplantando o recorde que pertencia a Gonçalo Brandão (17 anos e 9 dias).
 



  




 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...