segunda-feira, 1 de abril de 2024

Quem se lembra de ver o Farense na Taça UEFA?

Farense defrontou o Lyon na 1.ª eliminatória em 95-96
1995 foi o ano em que Faro entrou no mapa das provas da UEFA, dez anos depois de Portimão ter introduzido o Algarve na Europa do futebol. O Farense de Paco Fortes, Hassan, Helcinho, King, Miguel Serôdio, Jorge Soares, Sérgio Duarte, Hajry, Paixão, Tozé e Hugo Santos, entre outros, concluiu o campeonato de 1994-95 em quinto lugar, a melhor classificação de sempre do clube e a última posição de acesso à Taça UEFA.
 
Nessa primeira e por enquanto única campanha europeia dos leões de Faro, o sorteio ditou os franceses do Lyon como adversário na primeira eliminatória. É verdade que não era o Lyon de Juninho Pernambucano e companhia que dominou o campeonato francês na década seguinte, mas era uma equipa que tinha acabado de se sagrar vice-campeã nacional e que já era nessa altura um dos emblemas com mais tradição em França.
 
Na primeira-mão, o Estádio de São Luís apresentou-se muito bem composto para assistir ao primeiro jogo do Farense nas provas internacionais, mas havia quem ainda estivesse a procurar o seu lugar na bancada quando um então jovem de 19 anos Ludovic Giuly colocou os franceses em vantagem logo aos cinco minutos. A partir daí a equipa da casa foi atrás do empate, mas faltou-lhe alguma estabilidade psicológica, natural em quem fazia a estreia em jogos da UEFA, para bater o guarda-redes Pascal Olmeta. “O Lyon rematou duas vezes e marcou um golo. Eu tive azar, fiquei lesionado”, recordou Milonja Djukic ao Maisfutebol em maio de 2023.
 
 
 
Na segunda-mão o resultado foi igual: 1-0 para o Lyon. O único golo do encontro foi marcado por Jean-Luc Sassus, aos 47 minutos, de cabeça, na sequência de um livre lateral. Mas para a histórica ficou também a grande atitude mostrada pelos algarvios no Stade de Gerland e o sentimento de que, com a equipa da época anterior, o Farense poderia ter superado os gauleses. “Se tivesse sido a equipa que chegou à UEFA a jogar contra o Lyon a gente eliminava o Lyon”, acredita Djukic. “Saltei do Louletano para a I Divisão e fiz logo dois jogos contra o Lyon na Taça UEFA. Eles tinham o Florian Maurice e o Ludovic Giuly. Perdemos 1-0 em casa e em França. Foi pena, porque o clube vendeu quase a equipa toda e nesse ano tinha menos qualidade”, lamenta Idalécio, também em declarações ao Maisfutebol. “Do que vi, acho que comigo lá seria diferente. O Farense bateu-se bem, aquele Lyon também ainda não era a equipa que se tornou depois e acredito que eu lhes podia ter feito golos”, afirmou Hassan ao portal Quantos Farenses Somos?.
 









Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...