Vitória e Moncarapachense defrontaram-se pela primeira vez em 2020-21 |
O Vitória
Futebol Clube é um emblema centenário que soma mais de 70 presenças
na I
Divisão, enquanto o Lusitano
Ginásio Clube Moncarapachense soma apenas seis participações em
campeonatos nacionais – uma em 1972-73 e cinco desde 2017-18 –, mas já se
defrontaram por cinco vezes, todas nos últimos três anos e meio.
A competir pela terceira vez na mesma série de um campeonato, sadinos e algarvios já se haviam cruzado na Série H do Campeonato de Portugal em 2020-21 e na Série B da Liga 3 em 2022-23 antes de terem ficado inseridos na Série D do Campeonato de Portugal durante a presente temporada. E, curiosamente, são os atuais dois primeiros classificados da série, com vantagem para os setubalenses, que lideram a prova.
Apesar de algum equilíbrio, os vitorianos têm supremacia no histórico de confrontos: três triunfos contra duas do conjunto do concelho de Olhão.
Vale por isso a pena recordar todos os jogos oficiais entre Vitória de Setúbal e Moncarapachense.
18 de outubro de 2020 – Campeonato
de Portugal – Série H (1.ª jornada da primeira frase)
Poucos meses após uma decisão administrativa ter atirado os sadinos da I Liga para o Campeonato de Portugal, numa altura em que se vivia a pandemia da covid-19 e os jogos eram disputados à porta fechada, os vitorianos então orientados por Alexandre Santana estrearam-se no campeonato profissional precisamente em Moncarapacho.
Com os experientes Nuno Pinto, Frédéric Mendy e Zequinha a ampararem companheiros muito jovens, os setubalenses sofreram, mas conseguiram alcançar o triunfo através de um grande golo de Rodrigo Mathiola já nos minutos finais (85’).
31 de janeiro de 2021 – Campeonato
de Portugal – Série H (14.ª jornada da primeira frase)
O jogo foi difícil para os setubalenses, que não tinham grande vantagem pontual sobre o Amora, e foi resolvido através de um golo solitário de Zequinha, na conversão de uma grande penalidade aos 26 minutos.
A partida, tal como a da primeira volta, foi disputada à porta fechada devido à pandemia de covid-19.
8 de outubro de 2022 – Liga
3 – Série B (5.ª jornada da primeira frase)
Numa altura em que ambas as
equipas estavam a entrar em falso no campeonato, com o Vitória
de Micael Sequeira a somar apenas quatro pontos e o Moncarapachense
de Luís Manuel somente três nas primeiras quatro jornadas, os dois conjuntos defrontaram-se
no Estádio José Arcanjo, em Olhão, em virtude de os algarvios
necessitarem de um relvado natural para disputar os jogos em casa – o Estádio
Dr. António João Eusébio tem piso sintético.Os sadinos, tal como na partida de janeiro de 2021, adiantaram-se através de um golo de Zequinha ao minuto 26. Ebah Viegas empatou para o Monca aos 31’, ao passo que Lucas Marques recolocou os setubalenses em vantagem aos 38’.
28 de janeiro de 2023 – Liga
3 – Série B (16.ª jornada da primeira frase)
À entrada para o jogo da segunda
volta, Vitória
e Moncarapachense
continuavam em dificuldades e já tinham novos treinadores, Luís Loureiro e José
Bizarro, respetivamente. Os sadinos
ocupavam o 8.º lugar, com 16 pontos, ao passo que os algarvios
seguiam na 12.ª e última posição, com 13.Depois de Ricardo Isabelinha ter inaugurado o marcador aos sete minutos, o Monca esteve mais de uma hora na frente do marcador, até que Rodrigo Pereira empatou a partida aos 71’. Eba Viegas devolveu a vantagem aos algarvios no minuto seguinte, mas Zequinha restabeleceu a igualdade logo a seguir (77’). Ao cair do pano, João Oliveira marcou o golo da vitória da equipa visitante, que assim alcançou os setubalenses na classificação.
3 de setembro de 2023 – Campeonato
de Portugal – Série D (3.ª jornada da primeira frase)
Numa altura em que os sadinos, na altura já comandados por Zé Pedro, lideravam a série com seis pontos, enquanto os algarvios orientados por José Bizarro vinham no grupo perseguidor, com quatro pontos, o Monca viveu uma primeira parte de sonho no Bonfim. Depois de Chima ter inaugurado o marcador aos 29 minutos, Zequinha foi expulso aos 36’ e Eduardo Souza ampliou a vantagem aos 45+3’.
O melhor que os setubalenses conseguiram foi reduzir a diferença, por intermédio de Caleb, na conversão de uma grande penalidade, aos 65’.
Sem comentários:
Enviar um comentário