sábado, 4 de novembro de 2023

A minha primeira memória de… um jogo entre Vitória FC e Barreirense (e o último jogo que vi no D. Manuel de Mello)

Lourenço esteve em evidência no jogo do de agosto de 2006
Vitória de Setúbal e Barreirense já não medem forças, em jogos oficiais, desde fevereiro de 1987, quando ambos os emblemas militavam na antiga II Divisão Nacional, mas daí para cá que se têm defrontado em alguns encontros de caráter particular, nomeadamente na pré-época.
 
Um desses jogos foi o da apresentação da equipa do Barreirense aos sócios ao final da tarde de 2 de agosto de 2006, uma quarta-feira, no agora já demolido Estádio Dom Manuel de Mello – esse acabou por ser, inclusivamente, a última partida à qual assisti nesse mítico recinto.
 
Na altura, recordo-me, os dois clubes não atravessavam propriamente um grande momento. O Barreirense tinha acabado de descer à II Liga e estava a desinvestir no plantel, fruto de uma crise financeira que haveria afundar os alvirrubros até aos distritais. Apesar de terem vindo de uma divisão superior, ninguém falava em subida de divisão como um objetivo. O treinador era Paulo Torres, antigo lateral esquerdo do Sporting.
 
Do outro lado estava o Vitória orientado por Hélio Sousa, que vinha de duas épocas seguidas a atingir a final da Taça de Portugal e o consequente apuramento para a Taça UEFA, mas que também vinha, a cada janela do mercado de transferências, a perder qualidade no plantel, numa altura em que os sadinos viviam um drama de salários em atraso.
 
Confesso que já não me recordava do resultado – julgava que os setubalenses haviam vencido por 1-0 –, mas a Internet recordou-me que, afinal, triunfaram por 2-1.
 
A formação da casa até foi a primeira a marcar, por intermédio de Sandro, aos 22 minutos, após cruzamento de António Alves a partir do corredor direito.
 
Sadino Nandinho tenta fugir a um defesa do Barreirense
Três minutos depois, o Vitória empatou através de um cabeceamento certeiro de Lourenço, na sequência de um livre. Logo a seguir ao 1-1, Lourenço esteve perto de bis, mas desta feita a bola por si cabeceada esbarrou na trave.
 
Ainda antes do intervalo, Marinho acertou no poste da baliza de Marco Tábuas. E como quem não marca se arrisca a sofrer, Ademar combinou bem com Lourenço e fez o segundo golo do Vitória mesmo ao cair do pano da primeira parte.
 
No segundo tempo não houve golos.
 
Numa crónica redigida pelo site não oficial do Barreirense, pode ler-se que o conjunto alvirrubro “apresentou muita vontade e atitude, embora denotando, ainda, alguma falta de entrosamento, perfeitamente natural numa equipa onde se mantiveram apenas cinco atletas da época passada”.
 
O onze inicial do Barreirense foi composto por: Hugo Alves; Nuno Rolo, Bruno Costa, Esteves e Marinho; Miguel, Canoa, Pina e Carioca; António Alves e Sandro. No segundo tempo entraram: João, Miguel Gama, Rossano, Mário, Nélson Moutinho, André Dias, Bruno Severino, Miguel Paixão, Marco Véstia e Tomané.
 









 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...