domingo, 1 de outubro de 2023

A minha primeira memória de… um jogo entre Barreirense e O Elvas

O Elvas e Barreirense defrontaram-se sob calor abrasador em 2013
Eu ainda não era nascido quando Barreirense e O Elvas travaram mais de uma dezena de duelos na II Divisão Nacional e na II Liga e ainda era praticamente um bebé quando os dois clubes se defrontaram na antiga II Divisão B durante o início da década de 1990, mas recordo-me bastante bem de quando alvirrubros e elvenses mediram forças na primeira eliminatória da Taça de Portugal, na cidade raiana, a 1 de setembro de 2013.
 
Não assisti ao jogo ao vivo, mas lembro-me de ter existido um site que disponibilizou uma transmissão em direto na Internet, creio que a TV Guadiana. Hoje em dia há Canal 11 e transmissões de jogos de campeonatos não profissionais e distritais em várias plataformas, mas ter a possibilidade de assistir a um jogo entre duas equipas do Campeonato de Portugal, naquela altura, era um acontecimento. Ainda acompanhei parte da transmissão, creio que não na totalidade, talvez por dificuldades técnicas ou simplesmente porque não me apeteceu, mas lembro-me bem desse jogo, disputado sob calor abrasador.
 
Curiosamente, até tinha a ideia de que o Barreirense tinha vencido por 2-0 e que um dos golos tinha sido apontado pelo capitão David Martins numa jogada de tiki-taka, mas a Internet avivou-me a memória: o conjunto do Barreiro venceu por 2-1, após prolongamento e depois de ter estado em desvantagem; David Martins esteve em evidência não por ter marcado, mas por ter feito uma assistência fantástica para o golo do empate; e a jogada de tiki-taka foi no golo da vitória.
 
Mas comecemos pelo início. Logo aos 13 minutos, Luís Carapinha adiantou O Elvas de Emanuel Baleizão, através da conversão de uma grande penalidade a castigar falta de Carlos André sobre Lourinho na área alvirrubra.
 
O 1-0 perdurou durante uma hora, até ao momento em que David Martins foi progredindo com a bola a meio-campo e desmarcou Canina, que na cara do guarda-redes elvense empatou a partida (73’).
 
A igualdade permaneceu até ao minuto 114, quando Bailão apontou o golo da vitória da equipa orientada por Duka, na sequência de uma jogada em que os jogadores do Barreirense foram passando a bola rapidamente, com recurso a um ou dois toques, fazendo lembrar o tiki-taka do Barcelona de Pep Guardiola.
 
Numa crónica sobre o jogo, o site não oficial do Barreirense destacou a “jogada fenomenal que Bailão concluiu de forma exemplar” e o “calor sufocante que se fez sentir no Alentejo e que prejudicou bastante o ritmo de jogo”.
 
 
 

Ficha de jogo

Campo Domingos Carrilho Patalino, em Elvas
Árbitro: Luis Godinho (AF Évora)
 
O Elvas: René; Ricardinho, Rogério Chinita, Rui Santos, João Cordeiro, André Largueiras (André Galacho, 76’), Luis Carapinha, Aricson (André Camilo, 68’), Manuel Mañas, Lourinho e Jorginho (Carlos Vaz, 86’)
Treinador: Emanuel Baleizão
 
Barreirense: Daniel Vital; Carlos André, Bruno Costa, Rúben Casimiro, Miguel Gomes, David Martins, Crisanto, Diogo Pereira (Bruno Cruz, 71’), Bailão, Rúben Guerreiro (Márcio Almeida, 34’) e Mauro China (Canina, 51’)
Treinador: Duka
 
Golos: 1-0, Luis Carapinha (13’, g.p.); 1-1, Canina (73’); 1-2, Bailão (114’)
 
Disciplina: Cartão amarelo a Carlos André (12’), Rúben Guerreiro (30’), Aricson (55’), André Largueiras (66’), Canina (74’), Rogério Chinita (84’), Miguel Gomes (87’), Bailão (88’), Rui Santos (92’) e Ricardinho (120’)











Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...