quarta-feira, 4 de maio de 2022

Os 10 melhores combates de Owen Hart na WWF

Owen Hart brilhou na WWF durante a década de 1990
Falecido a 23 de maio de 1999 na sequência de um acidente enquanto fazia a sua entrada em ringue, Owen Hart foi um importante lutador na então denominada World Wrestling Federation (WWF) durante a década de 1990 e um dos membros da mítica família canadiana ligada ao pro wrestling.
 
Nascido a 7 de maio de 1965, em Calgary, na província canadiana de Alberta, estreou-se nos ringue em 1983, debutando na promotora do pai, a Stampede Wrestling, após ter treinado na famosa Hart Dungeon, também propriedade do progenitor.
 
Após passagem pelo wrestling japonês, debutou na WWF no verão de 1998, inicialmente como The Blue Angel e posteriormente como The Blue Blazer, uma personagem de super-herói mascarado.
 
Em meados de 1989 deixou a WWF, voltou ao Japão, passou pelo México e até pela World Championship Wrestling (WCW), mas no final de 1991 voltou à WWF para integrar a nova versão da Hart Foundation, a The New Foundation, juntamente com o cunhado Jim Neidhart.
 
Ao longo de sete anos e meio protagonizou combates memoráveis e conquistou o WWF European Championship (uma vez), o WWF Intercontinental Championship (duas), o WWF Tag Team Championship (quatro, duas vezes com Yokozuna, uma com The British Bulldog e outra com Jeff Jarrett) e o torneio King of the Ring em 1994.
 
Nos derradeiros meses de 1998, Owen Hart fez voltar a personagem The Blue Blazer. A 23 de maio do ano seguinte, no evento Over The Edge, para o qual tinha agendado defrontar The Godfather pelo WWF Intercontinental Championship, o canadiano preparava-se para entrar em ringue a fazer rapel. No entanto, um cabo soltou-se do colete de segurança que o lutador usava, o que resultou numa queda de cerca de mais de 20 metros, com o peito a embater na corda superior antes do corpo resvalar para o interior do ringue. The King of Harts ainda foi transportado com vida para o hospital, onde o óbito foi declarado meia hora depois.
 
Vale por isso a pena conferir a nossa lista dos dez melhores combates de Owen Hart na WWF, por ordem cronológica.
 
Owen Hart vs. Bret Hart
No Survivor Series do ano anterior, Owen Hart foi eliminado de um dos tradicionais combates de equipas entre os Hart Brothers e uma fação liderada por Shawn Michaels, devido a uma falha de comunicação com o irmão Bret.
Depois da luta, Owen interrompeu os festejos de vitória dos seus irmãos para atacar verbalmente Bret, criando aí uma ferida que haveria de se abrir no Royal Rumble 1994, quando Bret e Owen desafiaram os The Quebecers pelos títulos de tag team. Esse combate foi parado pelo árbitro devido a uma lesão de Bret, o que frustrou Owen, que atacou o irmão. Curiosamente, a noite acabou com Bret como covencedor do Royal Rumble match, a par de Lex Luger.
 
 
 
King of the Ring 1994
Semifinal do torneio King of the Ring:
Owen Hart vs. The 1–2–3 Kid
Na altura um pay-per-view anual, o King of the Ring 1994 e a fase final do seu respetivo torneio foram agendados para 19 de junho.
Um mês antes, começaram os combates de qualificação, com Owen Hart a derrotar Doink the Clown no episódio de 23 de maio do Monday Night Raw e The 1-2-3 Kid a bater Adam Bomb cinco dias depois no WWF Superstars.
Já em pleno pay-per-view King of the Ring, Owen Hart e The 1-2-3 Kid apuraram-se para as semifinais após levarem de vencida Tatanka e Jeff Jarrett, respetivamente.
 
 
 
Monday Night Raw (15 de agosto de 1994)
Owen Hart vs. The 1–2–3 Kid
Uma desforra da semifinal do torneio King of the Ring, em que Owen Hart saiu vencedor, mas um combate sem grande história por trás, até porque o The King of Harts estava focado na sua rivalidade com Bret Hart, que levaria a um duelo entre irmãos no SummerSlam pelo WWF World Heavyweight Championship do Hitman.
Curiosamente, The 1-2-3 Kid tinha protagonizado um belíssimo combate pelo título diante de Bret Hart no episódio de 11 de julho do Monday Night Raw, tendo falhado a hipótese de se sagrar campeão mundial.
 
 
 
Steel Cage match pelo WWF World Heavyweight Championship:
Bret Hart (c) vs. Owen Hart
Tudo começou quase um ano antes, quando Owen Hart foi eliminado de um dos tradicionais combates de equipas do Survivor Series, entre os Hart Brothers e uma fação liderada por Shawn Michaels, devido a uma falha de comunicação com o irmão Bret. Depois da luta, Owen interrompeu os festejos de vitória dos seus irmãos para atacar verbalmente Bret, criando aí uma ferida que haveria de se abrir no Royal Rumble 1994, quando Bret e Owen desafiaram os The Quebecers pelos títulos de tag team. Esse combate foi parado pelo árbitro devido a uma lesão de Bret, o que frustrou Owen, que atacou o irmão. Curiosamente, a noite acabou com Bret como covencedor do Royal Rumble match, a par de Lex Luger.
Em visível conflito, os dois manos mediram forças em ringue na Wrestlemania X, com a vitória a sorrir a Owen. No entanto, Bret redimiu-se na mesma noite ao bater Yokozuna para conquistar o WWF World Heavyweight Championship. Entretanto, a rivalidade entre irmãos continuou, com o cunhado de ambos, Jim Neidhart, a colocar-se do lado de Owen. E para resolver o problema de uma vez para todas, foi marcado um combate Steel Cage entre Bret e Owen para o SummerSlam, com o principal cinturão da companhia em jogo.
 
 
 
Monday Night Raw (9 de janeiro de 1995)
Razor Ramon (c) vs. Owen Hart
No King of the Ring 1994, Owen Hart bateu Razor Ramon na final, alcançando assim a vitória no torneio.
No Survivor Series 1994, Owen Hart e Razor Ramon estiveram em lados opostos da barricada. Ramon fazia parte da fação The Bad Guys, que juntamente com The 1-2-3 Kid, The British Bulldog, Fatu e Sione bateu o grupo The Teamsters, de Owen Hart, Diesel, Jeff Jarrett, Jim Neidhart e Shawn Michaels, num 5-on-5 Survivor Series elimination match. Razor Ramon foi o único sobrevivente, após as eliminações por countout dos cinco elementos dos The Teamsters de uma assentada, numa altura em que Fatu, 1-2-3 Kid, Sione e British Bulldog já tinham sido eliminados.
Um mês e meio depois, foi agendado um duelo entre Owen Hart e Razor Ramon para o Monday Night Raw de 9 de janeiro de 1995, com o WWF Intercontinental Championship de Ramon em jogo.
 
 
 
 
Monday Night Raw (20 de novembro de 1995)
Shawn Michaels vs. Owen Hart
No In Your House: Triple Header, em setembro de 1995, Diesel e Shawn Michaels conquistaram o WWF Tag Team Championship que pertencia a Owen Hart e Yokozuna, num combate em que o WWF Championship de Diesel e o Intercontinental Championship de Michaels também estava em jogo. Inicialmente, Owen Hart não apareceu na contenda, tendo sido substituído por The British Bulldog, mas Owen lá acabou por comparecer, tendo sofrido o assentamento apesar de oficialmente não estar no combate.
Devido a essa controvérsia, na noite seguinte os cinturões foram devolvidos a Hart e Yokozuna, que acabaram por os perder, também nesse episódio de 25 de setembro do Monday Night Raw, para os The Smoking Gunns (Bart Gunn e Billy Gunn).
Na véspera de medirem forças no Monday Night Raw de 20 de novembro de 1995, Shawn Michaels e Owen Hart estiveram em lados opostos da barricada no Survivor Series. Shawn Michaels foi um dos sobreviventes da sua equipa, juntamente com Ahmed Johnson e The British Bulldog – o outro elemento era Sycho Sid –, na vitória sobre Yokozuna, Owen Hart, Razor Ramon e Dean Douglas num 4-on-4 Survivor Series elimination match.
 
 
 
In Your House 6 (18 de fevereiro de 1996)
Combate para determinar o candidato principal ao WWF World Heavyweight Championship na WrestleMania XII:
Shawn Michaels vs. Owen Hart
No combate entre Shawn Michaels e Owen Hart no episódio de 20 de novembro de 1995 do Monday Night Raw, o canadiano aplicou um Enzuigiri no Heartbreak Kid, que após algum tempo colapsou em ringue, supostamente porque sofreu uma concussão.
Michaels chegou a mostrar intenção de se retirar, mas acabou por voltar em janeiro de 1996 para vencer o Royal Rumble match e ganhar uma oportunidade para lutar pelo WWF World Heavyweight Championship na WrestleMania XII.
Contudo, Owen Hart provocou Michaels, reclamando crédito pela lesão sofrida em novembro, o que levou HBK a colocar a sua oportunidade pelo título em jogo no In Your House 6.
 
 
 
Monday Night Raw (3 de março de 1997) 
WWF European Championship:
The British Bulldog vs. Owen Hart
Estabelecido no início de 1997, o WWF European Championship apurou o seu primeiro campeão através de um torneio que se realizou ao longo de vários eventos na Alemanha.
Para a final, gravada em Berlim a 26 de fevereiro, mas transmitida apenas a 3 de março, qualificaram-se The British Bulldog, que eliminou Mankind e Vader, e Owen Hart, que afastou Flash Funk e Bret Hart.
E para apimentar mais as coisas, os dois finalistas eram cunhados e os detentores dos títulos de tag team.
 
 
 
Raw is War (29 de dezembro de 1997) 
Shawn Michaels (c) vs. Owen Hart
No Survivor Series 1997, teve lugar o Montreal Screwjob. O campeão da WWF, Bret Hart, estava de partida para a WCW, mas recusava-se a perder o título no Canadá para um lutador com o qual tinha alguma animosidade na vida real, Shawn Michaels, pelo Vince McMahon combinou com Bret e Michaels que o combate terminaria com uma desqualificação e que Bret renunciaria ao cinturão ou o perderia numa data posterior. No entanto, o árbitro Earl Hebner seguiu as ordens que Vince McMahon lhe deu e mandou a campainha soar quando HBK prendeu Bret num Sharpshooter, ainda que o canadiano não tivesse desistido, resultando na conquista do WWF Championship por parte de Michaels.
Paralelamente, British Bulldog e Jim Neidhart conseguiram rescindir rapidamente os respetivos contratos com a WWF, tendo rumado à WCW, deixando Owen Hart como o único elemento da família Hart na WWF.
Ainda assim, Owen Hart não apareceu nem foi mencionado na programação da WWF desde o Survivor Series até ao evento In Your House: D-Generation X, quase um mês depois, tendo atacado Shawn Michaels após este ter retido o título na sequência de uma derrota por desqualificação ante Ken Shamrock.
Owen Hart assumiu uma nova atitude, nervosa e antissocial, mas ainda assim do agrado dos fãs, tendo entrado numa rivalidade com os DX e desafiado Shawn Michaels pelo WWF Championship no episódio de 29 de dezembro de 1997 do Raw Is War.
 
 
 
Lion's Den match:
Ken Shamrock vs. Owen Hart
No episódio de 27 de abril de 1998 do Raw Is War, durante um combate de tag team entre as duplas de The Rock e Mark Henry e de Owen Hart e Ken Shamrock, Hart atacou Shamrock e tornou-se o colíder da fação Nation of Domination, juntamente com The Rock.
Entretanto, Shamrock esteve algum tempo afastado dos ringues, devido a lesão, mas regressou em grande, tendo vencido o torneio King of the Ring. No episódio de 29 de junho do Raw is War, Shamrock foi desafiado por Owen Hart, que tinha vencido o King of the Ring em 1994, para um combate. Porém, o King of the Ring de 1997, Triple H, desafiou ambos para um combate ameaça tripla, que acabou por ser vencido por Shamrock.
Três semanas depois, foi anunciado um Dungeon match entre Hart e Shamrock na escola de wrestling da família Hart, no pay-per-view Fully Loaded: In Your House, com Dan Severn como árbitro convidado. Owen Hart venceu via submissão, após ter atingido o adversário com um haltere sem que Severn tivesse visto, pois tinha sido atingido acidentalmente por um pontapé de Shamrock.
Posto isto, foi marcada uma desforra para o SummerSlam, um Lion’s Den match, um combate em que um lutador deve deixar o adversário KO ou fazê-lo desistir dentro de uma jaula octogonal, à imagem dos combates de MMA.
 




 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...