sexta-feira, 19 de junho de 2020

A minha primeira memória de... um jogo entre Man. United e Tottenham

Roy Carroll defendeu remate de Pedro Mendes já dentro da baliza
A minha primeira memória de um jogo entre Manchester United e Tottenham remonta a 4 de janeiro de 2005. Cristiano Ronaldo foi titular pelos red devils, mas foi um português dos spurs um dos protagonistas da noite, Pedro Mendes.


Aos 89 minutos registava-se uma igualdade a zero em Old Trafford quando o médio português viu o guarda-redes Roy Carroll adiantado e procurou surpreendê-lo com um remate a partir do meio-campo. O guardião norte-irlandês foi ao encontro da bola, mas não a conseguiu segurar, deixando-a fugir na direção da baliza. Em esforço, conseguiu impedir que o esférico tocasse o fundo das redes. As imagens televisivas confirmaram que a bola passou a linha de baliza, mas numa altura em que a tecnologia ainda não fazia parte do futebol, o árbitro Mark Clattenburg mandou seguir, não validando o golo, apesar dos protestos dos jogadores londrinos.

Lembro-me que não assisti ao jogo, mas recordo-me desse lance, que deu muito que falar, até em Portugal, que meses antes tinha visto um episódio idêntico num Benfica-FC Porto, com Petit e Vítor Baía como protagonistas.


“O Tottenham teve a vitória negada em Old Trafford, pois um remate de Pedro Mendes que passou a linha não foi validado”, resumiu a BBC. Embora não tivesse sido um golo oficial, os adeptos do Tottenham elegeram-no em fevereiro de 2007 como o oitavo melhor golo de sempre do clube.

Com o 0-0 a manter-se até ao apito final, o Manchester United ficou a 11 pontos do líder Chelsea, então orientado por José Mourinho, e falhou a possibilidade de se aproximar do segundo classificado, o Arsenal, que empatou em casa com o Manchester City e continuou a quatro pontos. O Tottenham, por sua vez, continuou em zona europeia, mas ficou sem dois pontos preciosos.


Nessa altura, os red devils de Sir Alex Ferguson vivia uma fase de renovação, numa altura em que já tinham perdido vários campeões europeus de 1998-99 mas estava a recrutar jovens como Cristiano Ronaldo ou Wayne Rooney, pilares da equipa que viria a sagrar-se tricampeã de Inglaterra entre 2007 e 2009 e vencedora da Liga dos Campeões em 2007-08.

Os spurs, comandados pelo holandês Martin Jol, não viviam uma fase de grande fulgor, mas tinham um conjunto recheado de jogadores internacionais, como o guarda-redes inglês Paul Robinson; o central marroquino Naybet, que passou pelo Sporting entre 1994 e 1996; o central inglês Ledley King; o lateral esquerdo sueco Edman; o médio defensivo inglês Michael Carrick; e o avançado irlandês Robbie Keane.












E para o caro leitor, qual é o primeiro jogo entre Manchester United e Tottenham de que tem memória? E quais foram as melhores e mais marcantes jogos de sempre entre as duas equipas?



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...