![]() |
Benfica só se apurou uma vez após perder em casa na primeira-mão |
O Benfica
foi derrotado esta quarta-feira pelo Barcelona
no Estádio
da Luz (0-1), em partida da primeira-mão dos oitavos de final da Liga
dos Campeões, e terá a difícil e sempre improvável tarefa de virar a
eliminatória na condição de visitado, sobretudo no terreno de um adversário tão
poderoso.
Quartos de final da Taça
dos Campeões Europeus 1977-78
Foi com o estatuto de campeão europeu que os reds, então comandados por Bob Paisley, defrontaram o Benfica nos quartos de final da Taça dos Campeões Europeus em 1977-78.
Na primeira-mão, no Estádio da Luz, a equipa inglesa venceu por 2-1. Nené ainda adiantou os encarnados aos 13 minutos, mas Jimmy Case (36’) e Emlyn Hughes (70’) marcaram os golos da reviravolta.
Em Anfield, o Liverpool goleou o Benfica por 4-1: Ian Callaghan (cinco minutos), Kenny Dalglish (17’), Terry McDermott (77’) e Phil Neal (87’) marcaram para os da casa e Nené para os forasteiros (24’).
Quartos de final da Taça das
Taças 1996-97
1.ª mão: Benfica
0-2 Fiorentina
2.ª mão: Fiorentina
0-1 Benfica
Num jogo marcado pelo regresso de
Rui
Costa e Stefan Schwarz ao Estádio
da Luz, a Fiorentina
de Claudio Ranieri, uma das várias fortes equipas italianas da década de 1990,
foi até Lisboa vencer o Benfica
por 2-0, graças aos golos de Francesco Baiano (45 minutos) e Gabriel Batistuta
(90+1’).Em Florença, as águias até conseguiram vencer, mas apenas por 1-0, com um golo da jovem promessa Edgar aos 22 minutos, insuficiente para impedir a eliminação.
1.ª eliminatória da Taça
UEFA 1999-00
1.ª mão: Benfica
0-1 Dínamo Bucareste
2.ª mão: Dínamo Bucareste 0-2 Benfica
As águias então comandadas por Jupp Heynckes foram surpreendidas no Estádio da Luz pelo modesto Dínamo Bucareste, que saiu de Lisboa com uma vitória por 1-0, graças a um golo de livre direto Valentin Nastase aos 33 minutos, num lance em que o guarda-redes Robert Enke ficou muito mal na fotografia.
Duas semanas depois, em Bucareste, o Benfica arrancou uma vitória por 2-0, com Maniche (24’) e o recém-entrado Chano (71’) a operar a reviravolta.
Na equipa romena foram utilizadas nesta eliminatória duas jovens promessas que viriam a dar que falar nos anos seguintes, Adrian Mutu (20 anos) e Marius Niculae (18).
Oitavos de final da Taça
UEFA 2007-08
Até podem não ser presença
regular nas competições europeias, mas quando lá vão, quaisquer equipas
espanholas são bastante competitivas. Foi o caso do Getafe
de Michael Laudrup, que eliminou o Benfica
da Taça
UEFA em 2007-08 com dois triunfos, um em Portugal e outro em Espanha.Na primeira-mão, no Estádio da Luz, Rúben de la Red (25 minutos) e Pablo Hernández (67’) adiantaram os azulones, ao passo que Mantorras (76’) reduziu para os encarnados então comandados por Jose Antonio Camacho.
Uma semana depois, no Coliseum Alfonso Pérez, o Benfica teve no banco novo treinador, Fernando Chalana, mas voltou a perder. O uruguaio Juan Ángel Albín apontou o único golo do encontro, aos 78 minutos.
Quartos de final da Liga
dos Campeões 2011-12
De regresso aos quartos de final da
Liga
dos Campeões após seis anos de ausência, o Benfica
então orientado por Jorge
Jesus apanhou pela frente um Chelsea
em crise, comandado por Roberto Di Matteo, mas que fazia da Champions
a tábua de salvação da época.No regresso dos ex-benfiquistas Ramires e David Luiz (além dos portugueses Paulo Ferreira, Raul Meireles e Bosingwa) à Luz, os londrinos, com uma postura conservadora, conseguiram arrancar uma vitória tangencial, graças a um golo solitário de Salomon Kalou aos 75 minutos.
Na segunda-mão, em Stamford Bridge, o Benfica mostrou grande atitude e discutiu o jogo e a eliminatória, mas voltou a perder, desta feita por 2-1. Frank Lampard (21’, de penálti) e Raul Meireles (90+2’) marcaram para os blues e Javi García para os encarnados (85’), que jogaram desde os 40 minutos reduzidos a dez devido à expulsão de Maxi Pereira por duplo amarelo.
Quartos de final da Liga
dos Campeões 2021-22
Numa altura em que Nélson
Veríssimo era o treinador interino do Benfica,
depois da saída de Jorge
Jesus em dezembro de 2021, as águias
começaram por receber o Liverpool
de Jurgen Klopp na Luz
e foram derrotados por 1-3. Konaté (17 minutos), Sadio Mané (34’) e o
ex-portista Luís Díaz (87’) faturaram para os reds,
ao passo que Darwin Núñez marcou o único golo dos encarnados
(49’).Ao contrário do que havia acontecido em 1978, foi em Anfield que o Benfica até conseguiu um resultado mais equilibrado, tendo empatado a três golos. Konaté voltou a adiantar os ingleses (21’) e Roberto Firmino bisou na segunda parte (55’ e 65’), enquanto Gonçalo Ramos (32’), Yaremchuk (73’) e Darwin (82’) faturaram para os lisboetas.
Quartos de final da Liga
dos Campeões 2022-23
Pela segunda época consecutiva
nos quartos de final, o Benfica
agora orientado por Roger
Schmidt apanhou pela frente um Inter
de Milão que havia sofrido para eliminar o FC
Porto e que na altura tinha o treinador Simone Inzaghi em risco.No entanto, o ponto de viragem para os nerazzurri e para o técnico aconteceu precisamente no jogo da primeira-mão, no Estádio da Luz, de onde saíram com uma vitória por 1-0, com golos de Barella (51 minutos) e Lukaku (82’, de penálti).
No Giuseppe Meazza, o Inter nunca teve a eliminatória em risco, mas o Benfica conseguiu arrancar um empate a três golos num dos mais míticos palcos do futebol europeu. Barella (14’), Lautaro Martínez (65’) e Joaquín Correa (78’) marcaram para os italianos e Aursnes (38’), António Silva (86’) e Petar Musa (90+5’) para os encarnados.
Sem comentários:
Enviar um comentário