terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

A grande responsabilidade de Nelo Vingada

Nelo Vingada foi 'desenterrado' por Carlos Pereira
Nelo Vingada, Manuel José, Manuel Cajuda, Carlos Manuel, Vítor Manuel e Artur Jorge. Estes são os nomes de apenas alguns dos melhores treinadores portugueses na viragem do milénio. Primavam pelos anos de futebol, pela experiência e pela sabedoria, mas o fenómeno José Mourinho veio roubar-lhes o espaço.

O sucesso do setubalense mudou o perfil do treinador da I Liga: jovem, irreverente e com novos métodos. Uns com um background académico, outros a sentarem-se nos bancos após uma carreira de futebolista. Domingos Paciência, Leonardo Jardim, Nuno Espírito Santo, Marco Silva, Sérgio Conceição e André Villas Boas são apenas alguns dos casos mais conhecidos. Quantos aos mais velhos, iam sobrando aqueles cujos resultados não davam margem para dúvidas: Jesualdo Ferreira e Jorge Jesus.


Essa tem sido a tendência da última década. Contudo, o presidente do Marítimo, Carlos Pereira, cansado de ver o seu clube afastado das competições europeias, surpreendeu recentemente ao desenterrar Nelo Vingada, o último treinador a levar os insulares à final da Taça de Portugal (2000/01).

A missão do técnico natural de Serpa é devolver o Marítimo à Liga Europa, mas carrega também a responsabilidade de mostrar que a sua geração ainda é válida. Terá que provar que a experiência e sabedoria dos anos acumulados no futebol significa isso mesmo, e não invalidez ou métodos ultrapassados. Terá que provar que a sua geração não é apenas a da dos treinos na mata e na praia. Terá que provar ainda que está atualizado e sobretudo que é capaz de apresentar resultados e um futebol sedutor.

Está criada a perfeita oportunidade para ser vingada a geração de... Nelo Vingada.









Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...