segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

O Touro do Bósforo que marcou o golo mais rápido em Mundiais e que fugiu da Turquia para não ser preso. Quem se lembra de Hakan Sukur?

Hakan Sukur é o melhor marcador de sempre da Turquia
10.8 segundos. Foi este o tempo que Hakan Sukur precisou, desde o apito inicial do árbitro, para inaugurar o marcador no jogo entre a Turquia e a Coreia do Sul no qual estava em jogo a atribuição do 3.º lugar do Mundial 2002. Foi o golo mais rápido de sempre em Campeonatos do Mundo.
 
Mas este avançado, que ficou conhecido no futebol turco como o Touro do Bósforo e o Rei do Golo, foi muito mais que um protagonista ocasional de um recorde importante. Foi também um goleador que, mesmo não tendo muito sucesso fora do seu país, ajudou a abrir as portas dos principais campeonatos europeus aos seus compatriotas, tendo representado Torino, Inter e Parma em Itália e Blackburn em Inglaterra.
 
No entanto, foi ao serviço do Galatasaray e da seleção turca que atingiu o estatuto de lenda. É o melhor marcador de sempre (51 golos) e o segundo mais internacional de sempre (112 jogos) da Turquia, tendo feito parte da equipa que conseguiu a histórica medalha de bronze no Mundial 2002; assim como o segundo jogador com mais jogos (536) e também o segundo com mais golos (289) da história do emblema de Istambul, ajudando-o a tornar-se o primeiro clube turco a ganhar um troféu europeu, a Taça UEFA em 1999-00.
 
Em 1996-97, já durante a sua segunda de três passagens pelo Gala, esteve perto de conquistar a Bota de Ouro, o troféu atribuído ao jogador com mais golos em campeonatos europeus, tendo somado 38 remates certeiros. No entanto, foi prejudicado pela regra que atribui maior valor aos golos que são marcados nas principais ligas, o que beneficiou o brasileiro Ronaldo, então no Barcelona, que arrecadou o prémio após ter marcado 34 golos na Liga Espanhola.
 
Após pendurar as botas dedicou-se à política, tendo sido eleito deputado de Istambul em 2011. Cinco anos depois, teve de se ir exilar nos Estados Unidos, onde chegou a trabalhar como motorista da Uber, para não ser preso na Turquia, por ligação ao movimento Gülen, considerado terrorista pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.


 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...