domingo, 9 de maio de 2021

Os 10 jogos mais marcantes de sempre entre FC Porto e Farense

Portista Drulovic num jogo em Faro na década de 1990
FC Porto e Farense já se defrontaram por mais de meia centena de vezes, voltando em 2020-21 a protagonizar um clássico que já não se via desde 2002.
 
Os primeiros confrontos oficiais entre os dois clubes remontam a 1970, quando os algarvios se estrearam na I Divisão, e nas décadas que se seguiram tornaram-se um hábito no primeiro escalão. Não era fácil para o FC Porto passar no Estádio de São Luís, de onde chegou a sair derrotado mesmo em algumas das épocas mais conseguidas da sua história. Por outro lado, os portistas também brindaram algumas vezes os leões de Faro com goleadas à moda antiga.
 
Entre tantos duelos, vale a pena ver aqui a nossa seleção dos dez mais marcantes, por ordem cronológica.
 
 
13 de setembro de 1970 – I Divisão (1.ª jornada)
O Farense estreou-se na I Divisão em 1970-71 e o sorteio do calendário quis que os algarvios recebessem o FC Porto, então comandado pelo escocês Tommy Docherty, no São Luís.
Só pela receção a um dos grandes clubes portugueses o dia já seria de festa para as gentes de Faro, mas a formação do sul do país, orientada por Manuel de Oliveira, colocou a cereja no topo do bolo ao vencer por 1-0, com um golo solitário de Carlos Correia aos 23 minutos.
 
 
6 de maio de 1973 – Taça de Portugal (quartos de final)
Depois de sair derrotado na primeira visita ao São Luís, o FC Porto não foi além de empates nas duas deslocações seguintes a Faro. Em 1973, os dois conjuntos defrontaram-se pela primeira vez num encontro da Taça de Portugal, mas os azuis e brancos voltaram a sair cabisbaixos do Algarve.
Em partida dos quartos de final, o Farense orientado por Manuel de Oliveira venceu por 1-0, com um golo solitário de Manuel Fernandes aos 20 minutos, e apurou-se pela segunda vez para as meias-finais da prova.
 
 
25 de março de 1984 – I Divisão (23.ª jornada)
O resultado mais desnivelado de sempre nos jogos entre os dois clubes.
De regresso à I Divisão após sete épocas de ausência, o Farense estava a sentir dificuldades para se manter longe da zona de despromoção. Dias antes da visita às Antas, o búlgaro Hristo Mladenov deixou o comando técnico dos algarvios, tendo sido promovido o então adjunto Manuel Cajuda, que dava assim início a uma longa carreira de treinador principal.
Se Fernando Gomes inaugurou o marcador para os portistas logo aos cinco minutos, Gil empatou logo a seguir, aos 9’. No entanto, esse golo dos leões de Faro não inibiu os dragões, que construíram uma volumosa goleada por 7-1. Mikey Walsh (31’ e 48’), Eurico Gomes (37’), novamente Fernando Gomes (67’), António Sousa (75’) e Jacques (79’) marcaram os restantes golos.
Manuel Cajuda confessou em 2021 que essa pesada derrota foi o melhor que lhe “poderia ter acontecido”. “Percebi que tinha de trabalhar muito”, escreveu no Facebook.
 
 
 
13 de dezembro de 1986 – I Divisão (14.ª jornada)
Não, não houve qualquer engano. Não decidimos trazer também jogos de hóquei em patins para esta lista. Aconteceu mesmo: onze golos numa noite de futebol nas Antas, numa temporada em que o FC Porto de Artur Jorge viria a sagrar-se campeão europeu.
Aos três minutos, Paulo Futre já tinha bisado. No entanto, essa façanha acabou por ser ofuscada pela de Fernando Gomes, que apontou cinco golos nesse encontro (14’, 40’, 44’, 47’ e 77’ g.p.). João Pinto fez o outro golo dos dragões (24’), enquanto Joaquim Pereirinha (27), Ciro (39’) e Jorge Andrade (90’, g.p.) marcaram para os algarvios.
Apesar do elevado número de golos, houve um brusco abrandamento na segunda parte, uma vez que ao intervalo já se registava um incrível 6-2.
 
 
 
19 de maio de 1993 – I Liga (26.ª jornada)
Cada vez mais consolidado na I Liga, já sob a orientação do mítico treinador espanhol Paco Fortes, o Farense vinha a fazer um campeonato muito tranquilo, inclusivamente a morder os calcanhares aos lugares europeus.
Já o FC Porto estava numa luta titânica pelo título com o Benfica. A formação orientada pelo brasileiro Carlos Alberto Silva ocupava o segundo lugar, com mais um ponto, mas menos um jogo do que as águias. Esse encontro em atraso era precisamente frente aos algarvios, no São Luís.
Numa tarde de sol em Faro, o 0-0 arrastou-se até bem perto do final, quando Djukic cruzou a partir da esquerda para o interior da área, onde apareceu Hugo Santos a cabecear certeiro, batendo Vítor Baía (88’). “O golo ao FC Porto marcou a minha carreira”, afirmou o antigo médio ao Record em janeiro de 2021.
“Em 1993 não havia ainda a proibição de os clubes oferecerem dinheiro a outras equipas, para motivar e ajudar a ganhar. Não era proibido como hoje. Lembro-me que tínhamos um valor incrível para ganhar ao FC Porto aqui em casa. Mas o Benfica jogava contra o Beira-Mar [três dias antes] e perdeu com um golo do Dino. Nós ganhámos ao FC Porto, mas já não recebemos o prémio. Perdemos um bom premiozinho de jogo”, recordou Pitico ao Maisfutebol.
 
 
 
9 de janeiro de 1994 – I Liga (15.ª jornada)
Campeão em título, o FC Porto de Tomislav Ivić estava a sentir dificuldades para acompanhar o ritmo de Benfica e Sporting. Também o Farense se apresentava uns furos abaixo do nível patenteado na época anterior, entrando para a receção aos dragões em zona de despromoção.
Tal como no anterior, os algarvios voltaram a vencer pela margem mínima, com mais um golo de cabeça apontado já nos últimos minutos por intermédio de Goran Stevanovic, que até nem se dava muito bem com o futebol aéreo, na resposta a um livre lateral de Portela.
“O Jorge Costa veio para fazer falta, eu usei o corpo e ele acabou por cair mal junto ao muro e aleijar-se. No livre batido da direita acabámos por marcar num bom cabeceamento do Stevanovic, recordou Pitico ao Maisfutebol.
Foi a última vitória do Farense sobre o FC Porto.
 
 
 
9 de abril de 1995 – I Liga (28.ª jornada)
Se na época anterior FC Porto e Farense andavam na mó de baixo, em 1994-95 voltaram a estar em grande nível. Os dragões lideravam o campeonato com três pontos de avanço sobre o Sporting, enquanto o Farense estava a poucos pontos dos lugares europeus e vinha de uma goleada por 4-1 ao Benfica no São Luís.
Na partida das Antas, imperou a lei do mais forte, mas também a lei da… sobrevivência. Aos 33 minutos, quando Domingos se preparava para executar uma grande penalidade, caiu um very-light junto a um dos postes da baliza do Farense. O guarda-redes dos algarvios, o nigeriano Peter Rufai, decidiu então atirar-se para o lado oposto, mas a bola entrou na zona da fumaça. Apesar dos protestos, o árbitro Cunha Antunes não quis mandar repetir o penálti e validou o golo.
Nos derradeiros minutos, Folha fez o 2-0 na recarga a um remate de Drulovic defendido por Rufai.
 
 
 
20 de dezembro de 1999 – I Liga (15.ª jornada)
Pentacampeão, líder da I Liga e a fazer uma boa campanha na Liga dos Campeões, o FC Porto de Fernando Santos atropelou o Farense de Nicolau Vaqueiro, então nos últimos lugares da tabela classificativa, com um expressivo 5-0.
A primeira parte foi um massacre, registando-se uma goleada por 4-0 ao intervalo, com os algarvios a revelarem enorme passividade defensiva. O segundo tempo decorreu mais em ritmo de descompressão, até porque o resultado foi sentenciado logo aos 51 minutos.
Esquerdinha inaugurou o marcador de livre direto (7’), Mário Jardel apontou um hat trick (18’, 42’ e 51’) e, pelo meio, Capucho também faturou (36’).
 
 
 
29 de abril de 2000 – I Liga (32.ª jornada)
Se em dezembro o FC Porto liderava e goleava, nos meses seguintes acumulou alguns resultados consecutivos, também fruto do desgaste provocado pela Liga dos Campeões, uma vez que os dragões chegaram aos quartos de final após ultrapassarem duas fases de grupos. Entretanto, o Sporting aproveitou para subir à liderança.
À entrada para o jogo do São Luís, os portistas estavam a dois pontos do segundo lugar, quando faltavam disputar três jornadas. Ganhando, os azuis e brancos colocariam pressão sobre os leões, que no dia seguinte iam jogar nos Barreiros e que na jornada a seguir iam receber o Benfica.
Um remate fantástico e de ângulo complicado do romeno Marinescu adiantou o Farense, que procurava fugir aos últimos lugares, logo aos cinco minutos. Porém, os homens de Fernando Santos responderam de forma fantástica, com dois golos de Jardel (16’ e 26’, g.p.) e um de Drulovic (31’). Ou seja, à passagem da meia hora já venciam por 3-1.
No entanto, os espanhóis então comandados pelo espanhol Ismael Díaz reduziram ainda na primeira parte, novamente por Marinescu (44’), e chegou ao empate já na reta final do segundo tempo, por intermédio do brasileiro Everson (81’).
O guarda-redes portista Hilário, com algumas responsabilidades nos golos do Farense, foi considerado um dos culpados pelo empate que deixou os azuis e brancos mais longe do hexacampeonato.
 
 
 
6 de abril de 2002 – I Liga (30.ª jornada)
Lanterna vermelha na I Liga e a seis pontos da primeira equipa acima da zona de despromoção, o Farense de Paco Fortes recebia um FC Porto que não estava a fazer um grande campeonato, uma vez que ocupava o 4.º lugar à entrada para o jogo do São Luís, mas que já começava a dar alguns sinais de retoma, numa altura em que José Mourinho já tinha sucedido a Octávio Machado como treinador.
Depois de Clayton ter inaugurado o marcador para os dragões logo aos 12 minutos, Hassan foi expulso aos 18’ por palavras dirigidas ao árbitro Bruno Paixão. Perto do intervalo, Mijanovic travou o isolado Deco ainda fora da área e também viu o cartão vermelho direto.
A jogar com mais duas unidades, os azuis e brancos dilataram a vantagem na segunda parte, com golos de Clayton (50’) e Alenichev (63’).
 










Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...