segunda-feira, 18 de março de 2024

“Aquele gordinho? Desmoraliza o preparador físico e o nutricionista”. Quem se lembra de Walter?

Walter marcou 16 golos em 33 jogos pelo FC Porto
Internacional brasileiro pelas camadas jovens, Walter cedo mostrou que queria seguir as pisadas de Ronaldo "Fenómeno", pelos golos e pela barriga. A diferença é que o antigo goleador de Barcelona, Inter e Real Madrid, entre outros, deixou a barriga crescer na fase final da carreira, quando os golos que marcava começaram a diminuir, enquanto o antigo jogador do FC Porto quis conciliar golos e barriga desde tenra idade.
 
Após despontar no Internacional de Porto Alegre, foi contratado pelos azuis e brancos no verão de 2010. E a verdade é que, quando chamado, correspondia: 10 golos em 25 jogos em 2010-11, uma média de um golo a cada 94,5 minutos numa temporada marcada pelas conquistas de campeonato, Taça de Portugal, Liga Europa e Supertaça. Nada mau! Na altura estava tapado por Radamel Falcao, mas tendo em conta a veia goleadora que apresentava, a sucessão de colombiano parecia assegurada.
 
Na temporada seguinte até melhorou a cadência, com seis golos em oito jogos (média de um golo a cada 74 minutos), mas deixou a forma física deteriorar-se ao ponto de ser emprestado em janeiro. Nem Pinto da Costa negou que o então promissor avançado brasileiro tinha excesso de peso: “O Walter magrinho é um novo Falcao.”
 
 
Os dragões tentaram de tudo para reverter a situação, que piorava a cada dia que passava. O ponta de lança brasileiro, que media cerca de 1,76 metros, chegou a atingir os 122 quilos. Os empréstimos a clubes brasileiros ainda lhe fizeram pior, pois ficou mais perto de arroz com feijão, picanhas e outras iguarias calóricas e típicas daquele país da América do Sul. E, para regar o muito que comia, não podiam faltar refrigerantes, conforme relatou o preparador físico do Goiás, clube ao qual Walter esteve cedido em 2012, 2013, 2016 e 2017: “O Walter não tem noção do prejuízo. Não estou a falar de um refrigerante de 200 mililitros, mas sim de 1,5 ou dois litros por refeição.”
 
Apesar do peso, lá ia marcando, ajudando o Goiás a sagrar-se campeão da Série B do Brasil em 2012, ano em que marcou 16 golos em 28 jogos. No ano seguinte faturou por 29 vezes em 54 partidas. Nunca havia estado tão gordo e nunca havia marcado tantos golos.
 
 
Numa ocasião, resolveu meter-se num bate-boca com responsáveis do Atlético Mineiro, acusando o clube de Belo Horizonte de ter receio, o que obrigou o presidente do emblema mineiro, Alexandre Kalil, a recorrer ao bullying: “Quem é o Walter? É aquele gordinho? Ele desmoraliza o preparador físico e o nutricionista. É um gordinho. Ele é uma aberração!”
 
E agora pergunta: o que é feito de Walter? Tem 34 anos e ainda não jogou por qualquer clube em 2024, mas no ano passado representou os modestos Afogados da Ingazeira, Pelotas e São Borja. Em agosto de 2023 foi notícia por ganhar 11 mil reais ao cumprir o desafio de perder mais de dez quilos num mês: passou dos 122 para os 110,9.
 



     


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...