terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

A minha primeira memória de… um jogo entre Sporting e União de Leiria

Pedro Barbosa apontou dois golaços frente à União em 2000
Falar da minha primeira memória entre Sporting e União de Leiria leva-me de volta à infância e aos braços de quem já não está entre nós. Recordo-me perfeitamente de não ter assistido ao jogo em causa, mas de ter acompanhado o resumo alargado na RTP, na casa dos meus avós (entretanto já falecidos) numa aldeia do Baixo Alentejo. Estávamos a 3 de novembro de 2000, uma sexta-feira fria de outono.
 
Na altura era adepto de futebol há pouco tempo, mas devorava tudo o que podia relacionado com o desporto-rei, sobretudo com o Sporting, até porque aquele fim de jejum de 18 anos sem títulos nacionais foi o clique que eu e os meus colegas de turma precisavam para que o futebol se tornasse no tempo dominante na sala e no recreio.
 
Aquele resumo alargado, visto numa daquelas televisões pesadas embora não muito grandes, deixou-me rendido a um jogador que, até então, me estava a passar entre os pingos da chuva: Pedro Barbosa. Marcou dois golaços, aos 22 e 43 minutos, já depois de um autogolo de Bilro ter adiantado os leões em Alvalade. O primeiro na sequência de um lance individual no qual juntou a classe com que tirou o defesa do caminho à força com que fuzilou o guarda-redes leiriense Baptista; o segundo através de um remate de primeira, a meio do ar e à meia volta, um gesto que, sempre que podia, tentava imitar quando jogava à bola. O narrador do resumo da RTP, Carlos Albuquerque, referiu-se mesmo a esta como “uma das melhores noites da carreira” de Barbosa.



Com o resultado feito, a segunda parte serviu apenas para cumprir calendário, tendo André Cruz apontado o 4-0 na execução de um livre direto, com um desvio na barreira pelo meio.
 
“Pedro Barbosa regressou em grande ao onze inicial do Sporting, colorindo com dois golos de génio a vitória perante a União de Leiria. Primeiro, aos 23 minutos, levantou as bancadas quando driblou um defesa na área e rematou com violência para o ângulo direito da baliza de Baptista. Depois, aos 45 minutos, Alvalade quase foi abaixo, quando o regressado capitão voltou a colocar nas redes uma bola aliviada. E se é verdade que o Leiria se apresentou neste jogo muito desfalcado devido a lesões, não é menos certo que o Sporting teve uma entrada de leão, marcando o primeiro golo logo no minuto inicial”, resumiu o Diário de Notícias.
 
 
 
No entanto, a imagem pálida dada em Alvalade não corresponde, de todo, ao que era a União de Leiria, então orientada por Manuel José, naquele período de viragem de milénio. Era uma equipa de primeira metade da tabela, que haveria de concluir o campeonato em quinto lugar, e que tinha no plantel jogadores como Costinha, Bilro, Renato, Paulo Duarte, Éder Gaúcho, Nuno Valente, Luís Vouzela, Tiago, Leão, João Manuel, Derlei, Duah, Krpan e Paulo Alves.
 
A verdadeira União de Leiria, assim como a versão mais pálida do Sporting, apareceram no jogo da segunda volta, a 7 de abril de 2001, numa altura em que os leões já eram orientados por Manuel Fernandes. Desta feita, foram os leirienses a conseguir um golo madrugador, da autoria de Tiago logo aos dois minutos. No segundo tempo, Bilro redimiu-se do autogolo da primeira volta e apontou o 2-0 na execução de um canto direto (65’). No final dessa jornada os verde e brancos ficaram a sete pontos do líder do Boavista e disseram aí o adeus definitivo à revalidação do título.
 
“E agora, Sporting?, apetece perguntar após um jogo tido como decisivo, que acabou por deixar a nu as fragilidades de um candidato que aqui e ali tem disfarçado várias limitações. Desta vez, contudo, o leão caiu redondamente no chão, completamente desamparado, a revelar chagas que se suspeitava existir, por sinais velados, mas que se tornaram agora evidentes. (…) Leiria poderá ficar na história deste campeonato como o marco que assinala o antes e o depois da vontade do Sporting em revalidar o título. Aliás, quem faz um jogo tão mau, com uma segunda parte a roçar o absurdo, não merece ganhar coisa alguma”, sintetizou o jornal O Jogo.
 





1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...