segunda-feira, 21 de novembro de 2022

A História de Portugal no Mundial

Um campeonato do mundo de futebol é sempre um momento especial, seja para os que nele participam diretamente como também para todos os adeptos. A cada quatro anos lá vêm as primeiras memórias  dos grandes jogos entre seleções de topo que lutam pelo troféu mais desejado. Portugal nunca foi galardoado com tal honra, é certo, sendo que a melhor prestação remonta ao terceiro lugar de 1966. Mas qual é a restante História da seleção nacional na maior prova da FIFA?
 
A primeira presença portuguesa no campeonato do mundo de futebol foi, precisamente, em 1966. A seleção d’Os Magriços começou por vencer o grupo onde estavam Hungria, Brasil e Bulgária, seguindo-se uma vitória contra a Coreia do Norte nos quartos de final. Na meia-final, a anfitriã – e mais tarde vencedora – Inglaterra foi demasiado forte para o conjunto português, que ficou assim pelo caminho e viria a disputar o seu último jogo frente à União Soviética no playoff de terceiro e quarto lugar. Eusébio arrebatou o prémio de melhor marcador do Mundial ’66, vincando ainda mais o seu lugar junto de outras lendas do futebol  que também alinharam no torneio como Franz Beckenbauer, Lev Yashin, Bobby Charlton ou Pelé.
 
Seguiu-se um hiato de 20 anos até que Portugal voltasse a marcar presença num campeonato do mundo. O México ’86 não foi particularmente memorável para a seleção de Vítor Damas, Paulo Futre ou Rui Águas, que ficou em último lugar do grupo que dividia com Marrocos, Inglaterra e Polónia. Impulsionada pelo génio de um tal de Diego Maradona (que acabou por perder a bota de ouro para o inglês Gary Lineker), a Argentina viria a vencer a competição frente à antiga RFA. 
 
Mais quatro mundiais se disputaram sem presença portuguesa, que só viria a regressar ao maior palco do futebol internacional no Coreia/Japão de 2002. Nem o facto de Portugal contar com nomes como Pauleta, Rui Costa ou Luís Figo chegou para passar dos grupos numa edição cuja imagem incontornável é o murro no estômago de João Pinto ao árbitro do jogo com a Coreia do Sul. 
 
Desde então Portugal não falhou um Mundial e de todos eles a melhor prestação foi o quarto lugar em 2006 na Alemanha para uma seleção que vinha de outro murro no estômago…a final do EURO 2004. Naquele que foi o primeiro mundial de um Cristiano Ronaldo  que já brilhava no Manchester United, ficaram na memória (outra vez) os penaltis contra a Inglaterra, a infame ‘Batalha de Nuremberga’ contra a Holanda  – que ainda hoje é o jogo mais indisciplinado da história dos mundiais – e a derrota no jogo frente à anfitriã Alemanha que ditou o quarto lugar.
 
No Brasil, em 2014, Portugal ficou-se pelos grupos, enquanto na África do Sul em 2010 e na Rússia em 2018 caiu nos oitavos de final frente à Espanha e Uruguai, respetivamente. O Uruguai volta agora a ser adversário de Portugal na fase de grupos do Qatar 2022 (juntamente com Coreia do Sul e Gana), naquela que é a oitava participação da seleção nacional no maior torneio da FIFA. Face a este registo histórico, até os mais otimistas certamente terão dificuldades em apontar Portugal como um candidato a vencer o Mundial, mas a verdade é que se olharmos para as casas de apostas online vemos que a seleção nacional está no top 10 de favoritos.
 
Além dos jogos portugueses, o Mundial 2022 conta com outros encontros muito interessantes logo na fase de grupos. O maior destaque vai para o Espanha – Alemanha  do grupo E, mas também se espera grande emoção do grupo C onde estão a Argentina, o México e a Polónia, por exemplo.
 
O Mundial 2022 disputa-se entre 20 de novembro e 18 de dezembro em cinco cidades do Qatar: Lusail, Al Khor, Doha, Al Rayyan e Al Wakrah.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...