quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Quatro jogadores que passaram por Vitória FC e Pescadores

Vitória e Pescadores vão defrontar-se este domingo na Caparica
Dois clubes do mesmo distrito que fazem do verde e do branco as principais cores, Vitória de Setúbal e Pescadores da Costa de Caparica têm, além disso, muito pouco em comum. Enquanto os sadinos já venceram três Taças de Portugal e uma da Taça da Liga e somaram mais de 70 presenças na I Divisão e uma dezena de participações nas provas europeias, os caparicanos passaram quase toda a sua existência entre a III Divisão Nacional e a I Distrital da AF Setúbal, tendo conquistado o principal campeonato do seu distrito por oito ocasiões.
 
No próximo domingo, 19 de outubro, os dois conjuntos vão defrontar-se pela primeira vez na história, numa partida agendada para as 15 horas, no Campo dos Pescadores, a contar para a 3.ª jornada da I Divisão Distrital.
 
Vale por isso a pena recordar os quatro jogadores que passaram pelas equipas principais de ambos os clubes.
 

Pedro Alves (guarda-redes)

Pedro Alves
Guarda-redes internacional jovem português formado no Belenenses, chegou a estrear-se pela equipa principal dos azuis em 1996-97, quando Vítor Manuel o lançou para o lugar de Valente nos minutos finais de uma goleada no terreno do Estrela de Portalegre em jogo da Taça de Portugal, numa altura em que tinha apenas 17 anos.
No entanto, não voltou a merecer a confiança dos vários treinadores que passaram pelo Restelo nas épocas que se seguiram e teve de procurar melhor sorte noutras paragens. Em parte da temporada 1998-99 foi emprestado ao Pescadores da Costa de Caparica, então na III Divisão Nacional, e também graças a isso foi chamado a representar a seleção nacional de sub-20 no Torneio de Toulon em 1999.
Depois de muitos anos na sombra de Marco Aurélio no Belenenses e de dois anos no Estrela da Amadora como suplente de Paulo Lopes e Nélson reforçou o Vitória de Setúbal no verão de 2008, quando já tinha 29 anos. Ainda atuou em nove jogos e sofreu 12 golos pelos sadinos, tendo assumido a titularidade entre outubro e dezembro de 2008, incluindo num empate a dois golos diante do Benfica no Estádio da Luz, mas depois Bruno Vale e Pawel Kieszek remeteram-no novamente para um papel secundário.
Não mais voltou a jogar na I Liga, tendo prosseguido a carreira nas divisões secundárias até pendurar as luvas em 2018, aos 39 anos.
 
   
 
 

Sandro Vicente (médio defensivo)

Sandro Vicente
Possante médio defensivo (1,85 m) natural de Almada, em 2001-02 ingressou nos iniciados do Pescadores e quatro anos depois mudou-se para os juniores do Vitória de Setúbal, clube no qual concluiu a formação e iniciou o percurso como sénior, na altura ao serviço da equipa B dos sadinos.
Em 2006-07 integrou a equipa principal dos setubalenses e chegou a ser convocado pelo treinador Toni Conceição para uma visita ao Marítimo nos Barreiros, mas não conseguiu a tão desejada estreia. Na segunda metade dessa época foi emprestado ao Pinhalnovense.
Na temporada seguinte permaneceu no plantel, mas voltou a não ser utilizado.
Entretanto, prosseguiu a carreira nos campeonatos não profissionais, tendo passado pelo Pescadores em 2008-09, na altura para jogar na III Divisão Nacional.
 
 

Miguel (interior esquerdo)

Miguel
Interior esquerdo natural da Trafaria, concelho de Almada, começou a jogar futebol no Pescadores da Costa de Caparica em 1950-51, na altura nos campeonatos distritais da AF Setúbal.
Entretanto passou por O Elvas e Vitória de Guimarães antes de reforçar o Vitória sadino no verão de 1955. À beira-Sado viveu seis dos melhores anos da carreira, tendo somado 117 jogos e 33 golos ao serviço dos setubalenses na I Divisão até 1960, ano marcado pela descida à II Divisão Nacional. Pelo meio somou uma internacionalização pela seleção B em abril de 1958 e foi chamado por várias vezes aos trabalhos da seleção principal.
Em 1961-62 voltou à I Divisão através do Lusitano de Évora e na temporada seguinte regressou ao Pescadores para encerrar a carreira, na III Divisão Nacional.
Após pendurar as botas continuou ligado ao Vitória de Setúbal como treinador nas camadas jovens (fazendo dupla com o mister Casaca) e posteriormente olheiro.
Ti Miguel”, como era carinhosamente conhecido, viria a morrer a 29 de outubro de 2023, aos 92 anos.
 
 

Tozé (avançado)

Tozé
Avançado de baixa estatura (1,75 m) nascido em Luanda, mas radicado em Portugal desde tenra idade, concluiu a formação no Vitória de Setúbal em 1995-96 e foi lançado na equipa principal na época seguinte, tendo apontado um golo no único jogo em que foi utilizado, no terreno do Leça na última jornada da I Liga.
Ainda iniciou a temporada seguinte no Bonfim, mas após apenas três jogos realizados pelos sadinos mudou-se para o Lusitano de Évora em janeiro de 1998.
Seguiram-se passagens por Olhanense, Louletano, União de Leiria, Desp. Aves, Sintrense e Amora antes de ingressar no Pescadores no verão de 2008, à beira do 31.º aniversário, na altura para competir na III Divisão Nacional.
Em 2008-09 marcou sete golos que ajudaram o conjunto da Costa de Caparica a apurar-se para a fase de promoção à II Divisão B. Na temporada seguinte faturou apenas por quatro vezes no campeonato, contribuindo novamente para o apuramento para a fase de subida, mas esteve em evidência na Taça de Portugal ao marcar ao… Sporting. Na altura, deu à vantagem à sua equipa numa eliminatória disputada na casa emprestada do Estádio do Restelo, mas os leões então comandados por Carlos Carvalhal acabaram por golear por 4-1.
Poucos meses depois, no final da época 2009-10, pendurou as botas.
 









Sem comentários:

Enviar um comentário