domingo, 24 de abril de 2022

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Lusitânia de Lourosa no Campeonato de Portugal

Dez jogadores importantes da história recente do Lusitânia de Lourosa
Fundado a 24 de abril de 1924, o Lusitânia Futebol Clube Lourosa é um cliente habitual das competições nacionais desde a década de 1960, mas, à exceção da caminhada até às meias-finais da Taça de Portugal em 1993-94, tem estado a viver nos últimos anos o seu período de maior fulgor, com enchentes no estádio, participações nas fases decisivas do Campeonato de Portugal e a presença na edição inaugural da Liga 3.
 
Ao longo da sua história, o emblema do concelho de Santa Maria da Feira participou por 13 vezes na II Divisão, 10 na II Divisão B, 22 na III Divisão, seis no Campeonato de Portugal e encontra-se a jogar na edição inaugural da Liga 3.
 
Em termos do anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores, os leões atingiram a fase de promoção à II Liga em 2018-19 e a face de acesso à Liga 3 em 2020-21. Pelo meio, os lusitanistas ocupavam o segundo lugar da Série B em 2019-20 aquando da interrupção das competições devido à eclosão da pandemia de covid-19.
  
Vale por isso a pena recordar os dez jogadores com mais jogos pelo Lusitânia de Lourosa no Campeonato de Portugal.

 

10. Tiago Ferreira (59 jogos)

Tiago Ferreira
Disputou o mesmo número de jogos de Lima e Agostinho Carvalho, mas amealhou mais minutos em campo: 4984.
Defesa/médio natural de Santo Tirso, formado no Desp. Aves e que chegou a jogar pelos avenses na II Liga, esteve cedido a Cesarense e Gondomar e passou pelo Fafe antes de ingressar no Lusitânia de Lourosa no verão de 2014.
Nas duas primeiras épocas ao serviço dos leões amealhou 59 jogos (56 a titular) e dois golos no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para evitar a despromoção aos distritais da AF Aveiro em 2016.
Em 2016-17 ainda iniciou a temporada no clube, mas em janeiro transferiu-se para o Esmoriz.
 
 

9. Marco Sá (68 jogos)

Marco Sá
Guarda-redes relativamente baixo (1,77 m) natural de São João da Madeira, ingressou na equipa principal do Feirense em 2001-02, chegando a jogar pelos fogaceiros na II Liga. Após passagens por Sanjoanense, Esmoriz e Cesarense, assinou pelo Lusitânia de Lourosa no verão de 2014.
Nas primeiras duas temporadas ao serviço dos leões totalizou 63 jogos e 78 golos sofridos no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para evitar a despromoção em 2016.
Após a descida de divisão transferiu-se para o Estarreja, mas em janeiro de 2017 voltou ao emblema do concelho de Santa Maria da Feira, tendo contribuído para as conquistas do título distrital e da Supertaça da AF Aveiro em 2017-18.
Na época seguinte participou em cinco encontros e sofreu oito golos no Campeonato de Portugal, ajudando os lusitanistas a chegar ao playoff de promoção à II Liga.
No verão de 2019 mudou-se para o Esmoriz.
 
 

8. Moisés (71 jogos)

Moisés
Médio nascido em Caracas, na Venezuela, mas desde tenra idade radicado no distrito de Aveiro, chegou a jogar pelo Varzim na I Liga e por clubes como Sp. Espinho, União de Lamas, Moreirense, Sp. Covilhã e Marco na II Liga antes de ingressar no Lusitânia de Lourosa em 2009-10, na altura para competir na antiga II Divisão B.
Após uma descida à III Divisão em 2010 e aos distritais da AF Aveiro no ano seguinte, Moisés ajudou os leões a sagrarem-se campeões distritais e vencedores da Supertaça distrital em 2012-13.
Nas três épocas que se seguiram amealhou 71 encontros (54 a titular) e quatro golos no Campeonato de Portugal, não conseguindo evitar a despromoção aos distritais aveirenses em 2016.
Após a descida de divisão permaneceu mais um ano no clube, pendurando depois as botas, à beira de comemorar o 40.º aniversário.
 
 

7. Ivo Oliveira (73 jogos)

Ivo Oliveira
Lateral esquerdo natural de Santa Maria de Lamas, começou a jogar futebol no União de Lamas, tendo ainda passado por Arrifanense e Milheiroense antes de se vincular ao Lusitânia de Lourosa no verão de 2010.
Após ter descido aos distritais da AF Aveiro na época de estreia ao serviço dos aurinegros, ajudou os leões a sagrarem-se campeões distritais e vencedores da Supertaça distrital em 2012-13.
Nas três temporadas que se seguiram totalizou 73 partidas (68 a titular) e três golos no Campeonato de Portugal, não conseguindo evitar a despromoção aos distritais aveirenses em 2016.
Após a descida de divisão permaneceu mais dois anos no clube, despedindo-se dos lusitanistas e da carreira de futebolista com as conquistas do campeonato e da Supertaça da AF Aveiro, numa altura em que era capitão de equipa.
 
 
 

6. Andrézinho (74 jogos)

Andrézinho
Médio de características ofensivas natural de Lourosa e formado no Lusitânia, transitou para a equipa principal em 2006-07, na altura para jogar na II Divisão B, tendo feito parte da equipa que atingiu a fase de promoção à II Liga em 2008-09.
Após uma descida à III Divisão em 2010 e aos distritais da AF Aveiro no ano seguinte, Andrézinho ajudou os leões a sagrarem-se campeões distritais e vencedores da Supertaça distrital em 2012-13.
Nas três temporadas que se seguiram amealhou 74 jogos (65 a titular) e cinco golos no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para impedir a descida aos distritais aveirenses em 2016.
Após a despromoção permaneceu mais um ano no clube, fazendo depois uma pausa na carreira antes de reaparecer no Florgrade em 2019-20.
 
 

5. Diogo Cunha (76 jogos)

Diogo Cunha
Médio de características ofensivas natural de Guimarães e formado no Vitória ao lado de Vieirinha, Tiago Targino e Márcio Sousa, chegou a jogar na I Liga com as camisolas de Feirense e Moreirense, tendo ainda passado por clubes como Olhanense, Desp. Chaves e Famalicão antes de ingressar no Lusitânia de Lourosa no verão de 2018.
Associado àquele que será provavelmente o momento áureo da história dos lusitanistas, amealhou 76 encontros (72 a titular) e 13 golos no Campeonato de Portugal entre agosto de 2018 e fevereiro de 2021, tendo contribuído para os apuramentos para o playoff de promoção à II Liga em 2018-19 e para a fase de acesso à Liga 3 em 2020-21. Pelo meio, foi um dos esteios da equipa que era segunda classificada da Série B aquando da eclosão da pandemia de covid-19.
No início de 2021 transferiu-se para o Berço.
 
 
 
 

4. António Alves (76 jogos)

António Alves
Disputou o mesmo número de jogos de Diogo Cunha, mas amealhou mais 620 minutos em campo – 6741 contra 6121.
Defesa central natural de São Paio de Oleiros, concelho de Santa Maria Feira, começou a jogar futebol num histórico rival do Lusitânia de Lourosa, o União de Lamas, tendo transitado para a equipa principal em 2008-09. Na época seguinte ingressou pela primeira vez nos lusitanistas, mostrando-se impotente para impedir a descida à III Divisão.
Em 2010 mudou-se para o Esmoriz, mas um ano depois regressou a Lourosa para se estabelecer durante sete anos, tendo vivenciado duas subidas ao Campeonato de Portugal (2013 e 2018) e uma descida aos distritais da AF Aveiro (2016). Durante esta segunda passagem pelo clube totalizou 76 jogos (todos como titular) e quatro golos de leão ao peito no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores.
No verão de 2018 regressou ao União de Lamas.
 
 
 

3. Pedro Silva (80 jogos)

Pedro Silva
Extremo que começou a jogar futebol no Vilamaiorense, clube do concelho de Santa Maria da Feira, ingressou nos juvenis do Lusitânia de Lourosa em 2011-12, tendo feito a estreia pela equipa principal três épocas depois, quando ainda tinha idade de júnior.
Entre 2014 e 2016 somou 57 partidas (43 a titular) e 15 golos no Campeonato de Portugal, não conseguindo evitar a despromoção aos distritais da AF Aveiro.
Contudo, em 2017-18 contribuiu para as conquistas do campeonato e da Supertaça aveirenses, tendo na época que se seguiu atuado em 23 jogos (cinco como titular) e apontado dois golos no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores, ajudando os lusitanistas a chegar ao playoff de promoção à II Liga.
No verão de 2019 transferiu-se para o Valadares Gaia.
 
 
 

2. Serginho (81 jogos)

Serginho
Lateral esquerdo natural de Castelo de Paiva, surgiu na equipa principal do Feirense em 2004-05, tendo ainda passado por Freamunde, Santa Clara e Sanjoanense, assim como pelas conceituadas equipas romenas Brasov e Dínamo Bucareste e pelas divisões inferiores de Chipre e França, antes de assinar pelo Lusitânia de Lourosa no verão de 2018, quando já tinha 32 anos.
Em três temporadas de leão ao peito amealhou 81 partidas no Campeonato de Portugal, todas na condição de titular, tendo contribuído para os apuramentos para o playoff de promoção à II Liga em 2018-19 e para a fase de acesso à Liga 3 em 2020-21. Pelo meio, foi um dos esteios da equipa que era segunda classificada da Série B aquando da eclosão da pandemia de covid-19.
Consumado o apuramento para a Liga 3, transferiu-se para o Canedo.
 
 

1. Paulo Grilo (85 jogos)

Paulo Grilo
O homem dos grandes golos. Médio canhoto internacional jovem português que participou no Torneio de Toulon em 2011, nasceu na Figueira da Foz, concluiu a formação na Académica e chegou a jogar pelos estudantes e posteriormente pelo Penafiel na I Liga, tendo ainda passado por clubes como Santa Clara, Sp. Covilhã, Feirense e Freamunde antes de assinar pelo Lusitânia Lourosa no verão de 2018.
Nas primeiras três temporadas de leão ao peito totalizou 85 encontros (84 a titular) e cinco golos no Campeonato de Portugal, tendo contribuído para os apuramentos para o playoff de promoção à II Liga em 2018-19 e para a fase de acesso à Liga 3 em 2020-21. Pelo meio, foi um dos esteios da equipa que era segunda classificada da Série B aquando da eclosão da pandemia de covid-19.
Na presente temporada tem sido uma peça importante nos lusitanistas na edição inaugural da Liga 3.
 
 




 







Sem comentários:

Enviar um comentário