terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Perafita no Campeonato de Portugal

Perafita competiu no Campeonato de Portugal em 2013-14
Fundado a 23 de janeiro de 1946, o Futebol Clube de Perafita passou quase toda a sua existência nos campeonatos distritais da Associação de Futebol do Porto. A exceção foi a época 2013-14, quando o emblema do concelho de Matosinhos competiu no Campeonato de Portugal, não tendo conseguido alcançar a permanência.
 
No palmarés do clube da União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo contabilizam-se também duas participações na Taça de Portugal (1990-91 e 2013-14), um título de campeão da III Divisão da AF Porto (1969-70), um da II Divisão da AF Porto (1988-89) e dois da I Divisão da AF Porto (1988-89 e 2011-12).
 
Em 2012-13, época da subida ao Campeonato de Portugal, a promoção foi conseguida através do 2.º lugar na então denominada Divisão de Honra da AF Porto – o campeão foi o Lixa.
 
Vale por isso a pena conferir os dez jogadores com mais jogos pelo Perafita no Campeonato de Portugal.
 

10. Tó Coentrão (23 jogos)

Tó Coentrão
Disputou o mesmo número de jogos que Rui João, mas amealhou mais 762 minutos em campo – 1553 contra 791.
Avançado de elevada estatura (1,86 m), passou por clubes como Correlhã, Apúlia, Artur Rego, Forjães, Fão, Rebordosa, Cerveira, Melgacense e Bragança antes de ingressar no Perafita no início da época 2013-14.
Nessa temporada atuou em 23 jogos (16 a titular) no Campeonato de Portugal e apontou quatro golos, diante de Amarante, Gondomar, Coimbrões e Vila Flor, insuficientes para evitar a despromoção aos distritais da AF Porto.
Após a descida de divisão permaneceu mais alguns meses no clube, rumando depois ao Balasar.
 
 

9. Fábio Fonseca (24 jogos)

Fábio Fonseca
Extremo natural de Matosinhos que dividiu a formação entre Leixões e Pedras Rubras, iniciou o percurso como sénior no emblema do concelho da Maia, de onde saiu para o Perafita no verão de 2013.
Na única temporada que passou no clube da União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo participou em 24 encontros (22 a titular) no Campeonato de Portugal e marcou quatro golos, frente a Gondomar, Amarante, Vila Flor e Coimbrões, insuficientes para evitar a despromoção aos distritais da AF Porto.
Após a descida de divisão regressou ao Pedras Rubras.
 
 

8. Tinaia (25 jogos)

Tinaia
Médio ofensivo portuense, estreou-se pela equipa principal do Perafita em 2003-04. Ainda que com algumas passagens por outros clubes pelo meio, contribuiu para momentos como a conquista do título I Divisão da AF Porto (2011-12) e a promoção ao Campeonato de Portugal (2012-13).
Já em 2013-14 atuou em 25 encontros (21 a titular) no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores e faturou por duas vezes, diante de Amarante e Vila Flor, insuficientes para evitar a despromoção aos distritais da AF Porto.
Após a descida de divisão permaneceu mais um ano no emblema do concelho de Matosinhos, rumando depois ao Serzedo.
 
 
 

7. Viana (27 jogos)

Viana
Médio de características ofensivas que até começou por jogar futsal, passou pelas equipas de futebol sénior de Custóias, Gulpilhares, Senhora da Hora e Serzedo antes de ingressar no Perafita no verão de 2012.
Na primeira época no emblema do concelho de Matosinhos alcançou a promoção ao Campeonato de Portugal, patamar em que em 2013-14 disputou 27 jogos (26 a titular), mostrando-se impotente para evitar a descida de divisão aos distritais da AF Porto.
Após a despromoção mudou-se para o Serzedo.
 
 

6. Bruno Pacheco (27 jogos)

Bruno Pacheco
Disputou o mesmo número de jogos de Viana, mas amealhou mais 144 minutos em campo – 2294 contra 2150.
Lateral direito que começou a jogar futebol nas camadas jovens do Salgueiros, concluiu a formação e iniciou o percurso como sénior no Progresso, tendo ainda passado por Custóias, Serzedo e Pedras Rubras antes de assinar pelo Perafita no verão de 2013.
Na única temporada que passou no clube atuou em 27 jogos (26 a titular) no Campeonato de Portugal, não conseguindo evitar a despromoção aos distritais da AF Porto.
Após a descida de divisão regressou ao Serzedo.
 
 

5. Toninho (28 jogos)

Toninho
Médio internacional jovem português campeão europeu de sub-16 em 2000, concluiu a formação no FC Porto ao lado de Bruno Vale, Hélder Postiga e Hugo Almeida, passou pelas equipas seniores de Sanjoanense, Pampilhosa, Aliados Lordelo, Cesarense e Grijó antes de ingressar no Perafita no verão de 2013.
Na primeira época que passou no emblema do concelho de Matosinhos disputou 28 jogos (26 a titular) no Campeonato de Portugal e apontou dois golos, diante de Gondomar e Boavista, insuficientes para evitar a despromoção aos distritais da AF Porto.
Após a descida de divisão permaneceu mais um ano no clube, rumando depois ao Padroense.
 
 

4. Lutchindo (29 jogos)

Lutchindo
Ponta de lança guineense há muito radicado em Portugal, representou Leça e Leça do Balio antes de ingressar no Perafita no verão de 2010.
Nos primeiros anos no clube viveu momentos como a conquista do título da I Divisão da AF Porto em 2011-12 e a promoção ao Campeonato de Portugal na época seguinte.
Já em 2013-14 participou em 29 partidas (21 a titular) no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores e faturou por cinco vezes, diante de Amarante (três), Freamunde e Coimbrões, insuficientes para evitar a descida de divisão aos distritais da AF Porto.
Após a despromoção permaneceu mais um ano no clube, rumando depois ao Oliveira do Douro.
 
 

3. Paulinho (29 jogos)

Paulinho
Disputou o mesmo número de jogos de Lutchindo, mas amealhou mais 167 minutos em campo – 2168 contra 2001.
Médio ofensivo que havia passado por Lavrense e Pasteleira, ingressou no Perafita em 2004-05, tendo vivido momentos como a despromoção ao segundo escalão da AF Porto em 2008-09, a conquista do título da I Divisão Distrital portuense em 2011-12 e a promoção ao Campeonato de Portugal na época seguinte.
Já em 2013-14 disputou 29 encontros (27 a titular) no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores e apontou seis golos, frente a Camacha (três), Gondomar, Coimbrões e Amarante, insuficientes para evitar a despromoção aos distritais da AF Porto.
Após a descida de divisão permaneceu mais um ano no clube, rumando depois ao Maia Lidador.
O seu filho, o defesa central/médio defensivo Diogo Oliveira, representou a equipa principal do Perafita entre 2017 e 2021.
 
 

2. Tiago Madalena (29 jogos)

Tiago Madalena
Disputou o mesmo número de jogos de Paulinho e Lutchindo, mas amealhou mais minutos em campo: 2551.
Defesa/médio defensivo que dividiu a formação entre Boavista e Leixões, chegou a representar a equipa principal dos leixonenses, tendo ainda passado por Cucujães, Esposende, Canelas, Leça, Paredes, Trofense e Padroense antes de assinar pelo Perafita no verão de 2012.
Na primeira época no emblema da União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo alcançou a promoção ao Campeonato de Portugal, patamar em que em 2013-14 atuou em 29 partidas (todas como titular), mostrando-se impotente para impedir a despromoção aos distritais da AF Porto.
Após a descida de divisão pendurou as botas, aos 33 anos.
 
 

1. Fernando (31 jogos)

Fernando
Defesa central que passou por clubes como São Pedro da Cova, Nogueirense e Pedras Rubras, assinou pelo Perafita no verão de 2013.
Na única temporada que passou no emblema do concelho de Matosinhos atuou em 31 partidas (todos como titular) no Campeonato de Portugal, mas não conseguiu impedir a despromoção aos distritais da AF Porto.
Após a descida de divisão transferiu-se para o Alfenense.








Sem comentários:

Enviar um comentário