domingo, 12 de março de 2023

Os 10 jogadores com mais jogos pelo Grijó no Campeonato de Portugal

AD Grijó competiu no Campeonato de Portugal em 2013-14
Fundado a 12 de março de 1960, a Associação Desportiva de Grijó passou quase toda a sua existência nos campeonatos distritais da Associação de Futebol do Porto, mas conseguiu três presenças na III Divisão Nacional (1987-88, 2011-12 e 2012-13) e uma no Campeonato de Portugal (2013-14).
 
Campeões da III Divisão da AF Porto em 1966-67, da I Divisão Distrital em 2007-08 e da Série C da III Divisão Nacional em 2012-13, os grijoenses participaram ainda por quatro vezes na Taça de Portugal, mas nunca ultrapassaram a 2.ª eliminatória.
 
Na única participação na Campeonato de Portugal, logo na edição inaugural, o emblema do concelho de Vila Nova de Gaia não conseguiu obter a permanência, tendo sido despromovido aos distritais portuenses ao fim de oito vitórias, 12 empates, 12 derrotas e um saldo de 48-53 em golos em 32 encontros.
 
Vale por isso a pena recordar os dez futebolistas com mais jogos pelo Grijó no Campeonato de Portugal.
 
 

10. Óscar Beirão (26 jogos)

Óscar Beirão
Médio de características defensivas natural de Vila Cortês do Mondego, concelho da Guarda, passou pelas camadas jovens de Boavista e Leixões, tendo passado posteriormente pelos seniores de Vilanovense, Maia Lidador, Gulpilhares e Serzedo antes de ingressar no Grijó no verão de 2012.
Na primeira época no emblema gaiense sagrou-se campeão da Série C da III Divisão Nacional, contribuindo assim para a promoção ao recém-criado Campeonato de Portugal, competição em que em 2013-14 atuou em 26 jogos (25 a titular) e apontou quatro golos, diante de Anadia (dois), Bustelo e Cinfães, insuficientes para evitar a descida de divisão aos distritais da AF Porto.
Após a despromoção regressou ao Serzedo.
 
 
 

9. Manuel Pinto (27 jogos)

Manuel Pinto
Extremo/ponta de lança natural de Paços de Brandão, concelho de Santa Maria da Feira, fez grande parte da formação no Boavista e passou pelos seniores de Esmoriz, Olhanense, Aliados Lordelo, Gondomar e Cesarense antes de assinar pelo Grijó a meio da temporada 2012-13.
Se na primeira meia época contribuiu para o primeiro lugar na Série C da III Divisão Nacional e consequente promoção ao Campeonato de Portugal, na temporada que se seguiu participou em 27 encontros (16 a titular) no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores e apontou nove golos, diante de Lusitano Vildemoinhos (três), Lusitânia de Lourosa (dois), Bustelo (dois), Anadia e Cinfães, insuficientes para evitar a descida de divisão aos distritais da AF Porto.
Manuel Pinto haveria de permanecer no emblema gaiense até ao final de 2016, sempre a competir nos distritais portuenses.
 
 
 

8. Marmelo (27 jogos)

Marmelo
Disputou o mesmo número de jogos de Manuel Pinto, mas amealhou mais 211 minutos em campo – 1633 contra 1422.
Médio natural de Ovar e formado maioritariamente na Ovarense, passou pelos seniores de Sporting da Feira, Ovarense e Avanca antes de assinar pelo Grijó a meio da temporada 2012-13.
Se na primeira meia época contribuiu para o primeiro lugar na Série C da III Divisão Nacional e consequente promoção ao Campeonato de Portugal, na temporada que se seguiu foi utilizado em 27 jogos (17 a titular) no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores e faturou por quatro vezes, frente a Lusitano Vildemoinhos, Bustelo (dois) e Estarreja, insuficientes para evitar a descida de divisão aos distritais da AF Porto.
Após a despromoção transferiu-se para o Estarreja.
 
 

7. Pedro Sá (28 jogos)

Pedro Sá
Lateral/extremo esquerdo natural de Vila Nova de Gaia que jogou ao lado de Ventura, Castro, Ukra e Hélder Barbosa nas camadas jovens do FC Porto, concluiu a formação no Leixões e passou pelos seniores de São Pedro da Cova, União de Lamas, Alpendorada, Coimbrões e Sousense antes de ingressar no Grijó no verão de 2012.
Na primeira época no emblema gaiense sagrou-se campeão da Série C da III Divisão Nacional, contribuindo assim para a promoção ao recém-criado Campeonato de Portugal, competição em que em 2013-14 atuou em 28 encontros (25 a titular) e apontou cinco golos, diante de Estarreja, São João de Ver, Cinfães e Sp. Espinho (dois), insuficientes para evitar a despromoção aos distritais da AF Porto.
Após a descida de divisão transferiu-se para o Lusitânia de Lourosa.
 
 
 

6. Hélder (28 jogos)

Hélder
Disputou o mesmo número de jogos de Pedro Sá, mas amealhou mais 260 minutos em campo – 2520 contra 2260.
Guarda-redes natural da Trofa e fã de Vítor Baía e Helton, despontou no Gondim-Maia e passou pelo Leça do Balio antes de ingressar no Grijó no verão de 2007, tendo contribuído para as promoções à Divisão de Honra da AF Porto em 2007-08, à III Divisão Nacional em 2010-11 e ao Campeonato de Portugal em 2012-13. “Subir ao Campeonato Nacional de Seniores era algo que não achei que fosse conseguir”, afirmou ao jornal O Gaiense em 2013.
No Campeonato de Portugal atuou em 28 jogos e sofreu 49 golos em 2013-14, mostrando-se impotente para evitar a descida de divisão aos distritais portuenses.
Após a despromoção transferiu-se para o Coimbrões.


 

5. André Soares (29 jogos)

André Soares
Médio portuense formado no Salgueiros, chegou a jogar pelo emblema de Paranhos na II Liga, tendo ainda passado por Dragões Sandinenses, Ovarense, Lixa, Marco, Feirense, Penafiel, Arouca e Tirsense antes de se mudar para o Grijó no verão de 2013.
Na única temporada que passou no emblema gaiense atuou em 29 jogos (22 a titular) no Campeonato de Portugal e apontou quatro golos, diante de Lusitano Vildemoinhos, Lusitânia de Lourosa, Anadia e Sp. Espinho, insuficientes para evitar a despromoção aos distritais da AF Porto.
Após a descida de divisão transferiu-se para o Sobrado.
 
 
 

4. Amílcar (30 jogos)

Amílcar
Atacante de elevada estatura (1,87 m) natural de Grijó, fez grande parte da formação no FC Porto, tendo jogado ao lado de Paulo Machado, Hugo Almeida e Vieirinha, entre outros. Depois passou pelos seniores de Canelas, União de Lamas, Pedras Rubras, Milheiroense e São João de Ver antes de ingressar no Grijó no verão de 2013.
Na única temporada que passou no clube atuou em 30 jogos (22 a titular) no Campeonato de Portugal e apontou seis golos, diante de Bustelo, Lusitânia de Lourosa, Estarreja (dois), Lusitano Vildemoinhos e São João de Ver, insuficientes para evitar a despromoção aos distritais da AF Porto.
Após a descida de divisão regressou ao São João de Ver.
 
 
 

3. Bruno Volta (30 jogos)

Bruno Volta
Disputou o mesmo número de jogos de Amílcar, mas amealhou mais 511 minutos em campo – 2700 contra 2189.
Defesa maioritariamente formado no Grijó, mas que concluiu a formação e iniciou o percurso enquanto futebolista sénior no Sp. Espinho, ingressou no Grijó em 2002-03 e por lá se manteve durante onze anos, depois de uma época em que esteve emprestado pelos espinhenses ao Esmoriz.
Após contribuir para as promoções à Divisão de Honra da AF Porto em 2004-05 e 2007-08, à III Divisão Nacional em 2010-11 e ao Campeonato de Portugal em 2012-13, em 2013-14 disputou 30 jogos no anteriormente Campeonato Nacional de Seniores e faturou por sete vezes, frente a Estarreja (três), Lusitânia de Lourosa, Sp. Espinho, Anadia e Cinfães, insuficientes para evitar a descida de divisão aos distritais portuenses.
Após a despromoção mudou-se para o Ronda.
 
 
 

2. Seminha (32 jogos)

Seminha
Lateral direito de baixa estatura (1,68 m) que dividiu a formação entre Lusitânia de Lourosa e Feirense, passou pelos seniores dos lusitanistas, assim como pelos de Fiães e Cerco do Porto antes de ingressar no Grijó no verão de 2013.
Na única temporada que passou no emblema gaiense participou em 32 encontros (todos como titular) no Campeonato de Portugal, mostrando-se impotente para evitar a despromoção aos distritais da AF Porto.
Após a descida de divisão transferiu-se para o São João de Ver.
 
 

1. Pedro Ferreira (32 jogos)

Pedro Ferreira
Disputou o mesmo número de jogos de Seminha, mas amealhou mais 62 minutos em campo – 2746 contra 2684.
Jogador polivalente, capaz de atuar como médio centro e lateral direito, fez quase toda a formação no Boavista e passou pelos seniores do São João de Ver antes de se juntar pela primeira vez ao Grijó no verão de 2012.
Se na primeira época no emblema gaiense contribuiu para a promoção ao Campeonato de Portugal, em 2013-14 foi utilizado em 32 partidas (todas como titular) no anteriormente denominado Campeonato Nacional de Seniores e faturou por duas vezes, diante de Anadia e Bustelo, o que se revelou insuficiente para evitar a despromoção aos distritais da AF Porto.
Após a descida de divisão permaneceu mais um ano no clube, rumando depois ao Coimbrões.
Haveria de voltar a representar os grijoenses entre 2016 e 2022, sempre nos distritais portuenses.




 





Sem comentários:

Enviar um comentário