quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Os 11 jogadores com mais jogos pelo Carapinheirense no Campeonato de Portugal

Dez jogadores que fazem parte da história do Carapinheirense
Promovido ao Campeonato de Portugal por decisão da Federação Portuguesa de Futebol em virtude de se encontrar no primeiro lugar da Divisão de Honra da AF Coimbra à data da suspensão dos campeonatos devido à pandemia, o Clube Desportivo Carapinheirense regressou a um patamar competitivo no qual já tinha competido 2013-14 e 2016-17.

Fundado a 23 de abril de 1959, o clube de Carapinheira, concelho de Montemor-o-Velho, tem passado grande parte da sua existência nos campeonatos distritais, mas ainda assim acumulou duas presenças na extinta III Divisão, em 1977-78 e 1979-80.

Mais tarde, o Carapinheirense haveria de se estrear no recém-criado Campeonato de Portugal logo na edição inaugural, em 2013-14, repetindo a presença três épocas depois, mas em ambas não evitou a queda aos campeonatos distritais. Agora, em 2020-21, está de regresso à competição.

No total, 62 futebolistas jogaram pelo clube do distrito de Coimbra no terceiro escalão do futebol português. Vale por isso a pena recordar os 11 que o fizeram por mais vezes.


11. Miguel Cá (31 jogos)

Miguel Cá
Defesa central irmão mais velho do que o internacional jovem português Agostinho Cá, tem feito toda a carreira na região centro. Depois de sair dos juniores da Naval passou por Penelense, Gândara, Guiense e Tocha, adquirindo alguma experiência de campeonatos nacionais antes de reforçar o Carapinheirense no verão de 2013.
Titular indiscutível desde o início ao fim no Campeonato de Portugal, atuou em 31 partidas (todas como titular) e apontou dois golos, diante de Naval e Pampilhosa, ainda assim insuficientes para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão mudou-se para o Sp. Pombal, clube que tem representado até hoje.



10. Patrick (32 jogos)

Patrick
Lateral direito nascido na Suíça, mas desde tenra idade em Portugal, fez a maior parte da formação na Académica, à exceção de dois anos no Sporting ao lado de Eric Dier, Tobias Figueiredo, Filipe Chaby, Carlos Mané e Iuri Medeiros.
Assim que subiu a sénior rumou ao Carapinheirense, impondo-se como dono e senhor do lado direito da defesa dos azuis e brancos, tendo disputado os 32 jogos (31 a titular) do campeonato. Porém, foi impotente para evitar a despromoção.
Após a descida de divisão voltou à Suíça, tendo prosseguido o seu trajeto no futebol em terras helvéticas.


9. Guilherme (33 jogos)

Guilherme
Mais um brasileiro, desta vez um jogador polivalente, capaz de atuar como defesa central ou médio defensivo. Após surgir em Portugal para atuar pelos juniores do União de Coimbra em 2013-14, subiu a sénior no ano seguinte e mudou-se para o Carapinheirense.
Na segunda temporada na formação do concelho de Montemor-o-Velho conquistou o título distrital e a Taça AF Coimbra.
Depois da promoção ao Campeonato de Portugal continuou no clube e em 2016-17 atuou em 33 partidas (todas a titular) no terceiro escalão do futebol português, não conseguindo evitar a descida de divisão.
Após a despromoção mudou-se para o Oleiros, clube que representou até este verão, quando se mudou para o Benfica Castelo Branco.



8. João Neves (34 jogos)

João Neves
Lateral esquerdo formado na Académica, saltou da equipa B dos estudantes, então nos campeonatos distritais, para o Carapinheirense, recém-promovido do Campeonato de Portugal, no verão de 2016.
Na estreia no terceiro escalão do futebol português foi titular nas 34 jornadas do campeonato (e só foi substituído uma vez) e apontou um golo ao Vitória de Sernache, mas não evitou a despromoção.
Haveria de continuar no clube por mais uma época, na Divisão de Honra da AF Coimbra, mudando-se depois para o Ançã.



7. Carlos Lima (35 jogos)

Carlos Lima
Médio defensivo cabo-verdiano de elevada estatura (1,88 m) que tem feito toda a carreira em Portugal, foi evoluindo nos distritais da AF Leiria e da AF Coimbra ao serviço de Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos e Pampilhosense antes de reforçar o Carapinheirense no verão de 2016.
Em 2016-17 foi titularíssimo no Campeonato de Portugal, tendo participado em 29 partidas (28 a titular) e marcado um golo à Naval, ainda assim insuficiente para evitar a descida de divisão.
Na temporada seguinte manteve-se no clube e depois passou pelo Mortágua e voltou ao Pampilhosense antes de regressar a Carapinheira no verão de 2019 para contribuir para a promoção ao Campeonato de Portugal.
Esta época leva já seis encontros e um golo ao Sertanense no terceiro escalão do futebol português.



6. Michael Araújo (38 jogos)

Michael Araújo
Médio brasileiro de características ofensivas há largos anos em Portugal, nomeadamente na região Centro, trocou o Tocha pelo vizinho Carapinheirense no verão de 2013 e desde cedo se assumiu como titular indiscutível, tendo atuado em 30 das 32 partidas do campeonato e apontado três golos, um ao Sertanense e dois ao Águias do Moradal.
Após a descida de divisão rumou à Académica B, mas desde dezembro de 2014 que tem prosseguido a carreira no Campeonato de Portugal. Primeiro ao serviço do Mortágua, depois com a camisola do Oleiros. 
Porém, esta temporada está a jogar novamente pelo Carapinheirense, levando já oito jogos (todos a titular) e um golo.


5. Pedro Luís Costa (41 jogos)

Pedro Costa
Lateral esquerdo brasileiro, surgiu em Carapinheira no verão de 2014, ajudou o Carapinheirense a conquistar o título distrital da AF Coimbra e consequentemente a ascender ao Campeonato de Portugal em 2016 e depois foi um titular indiscutível na campanha da formação do concelho de Montemor-o-Velho no terceiro escalão do futebol português em 2016-17.
Em 34 jogos possíveis, Pedro Costa atuou em 32, todos na condição de titular, mas foi impotente para evitar a despromoção, que haveria de ficar ditada no playoff com o Mirandela.
Após a descida de divisão manteve-se no Campeonato de Portugal com a camisola do Oleiros, mas depois de passar pelo Mortágua voltou ao Carapinheirense no verão de 2019. 
Esta temporada contabiliza já nove encontros no terceiro escalão do futebol português, todos na condição de titular.



4. Cleiton (47 jogos)

Cleiton
Mais um brasileiro há muito tempo radicado em Portugal, onde entrou pela porta do Alcanenense em 2010-11. Após ter adquirido alguma experiência nos campeonatos nacionais ao serviço de Monsanto e Pampilhosa, este extremo direito reforçou o Carapinheirense no final de fevereiro de 2014.
Em cerca de dois meses, foi a tempo de disputar seis jogos (dois a titular) e marcar um golo, logo na estreia, frente ao Águias do Moradal, não evitando ainda assim a queda nos distritais.
Porém, haveria de continuar no clube após a descida de divisão e em 2016 contribuiu para a conquista da Taça AF Coimbra, o título distrital e a consequente promoção ao Campeonato de Portugal.
Em 2016-17 atuou em 32 partidas (21 a titular) e apontou 10 golos no terceiro escalão do futebol português, um belíssimo registo, que faz dele o melhor marcador de sempre do clube na competição, mas insuficiente para evitar nova despromoção aos distritais. Fátima (três), Naval (quatro), Operário, Oleiros e Vilafranquense foram as vítimas de Cleiton.
Haveria de manter-se no clube mais uma temporada. Em 2018-19 atuou pelo Mortágua, nos distritais da AF Viseu, mas na época seguinte voltou a Carapinheira para contribuir para nova subida de divisão.
“Tinha estado três épocas no Carapinheirense. No ano passado fui para o Mortágua, mas a minha esposa ficou grávida e era mais perto de casa, optei por regressar a Coimbra. Além disso já tinha entrado para a história do Carapinheirense no ano do triplete, em que já tinha sido o melhor marcador do campeonato, então foi fácil a opção pelo regresso. Estamos em 1.º, estou muito feliz, e temos de continuar a trabalhar para conseguirmos os nossos objetivos, de subir, ser campeão e fazer história”, afirmou o atacante canarinho em fevereiro de 2020 ao Diário As Beiras, dias após ter apontado cinco golos na vitória sobre o Marialvas (5-2).
De regresso ao Campeonato de Portugal esta temporada, soma já nove jogos (sete a titular) e dois golos pelo emblema do concelho de Montemor-o-Velho.



3. Ricardo Faria (52 jogos)

Ricardo Faria
Ponta de lança de elevada estatura (1,90 m), passou pelos juniores do Carapinheirense entre 2006 e 2008, mas só haveria de chegar à equipa principal em 2011, depois de três anos no Ançã.
Em 2013 marcou golos decisivos que valeram a conquista do título distrital e a consequente promoção ao então recém-criado Campeonato Nacional de Seniores, no qual Ricardo Faria teve dificuldades em impor-se, não indo além de um golo ao Tourizense (de penálti) em 31 jogos (17 a titular) e não evitando a despromoção.
Porém, o avançado continuou no clube e contribuiu para a conquista da Taça AF Coimbra, novo título distrital e consequente subida ao Campeonato de Portugal em 2016. Em mais uma época no terceiro escalão do futebol português, atuou em 16 partidas (11 a titular) e apontou quatro golos, diante de União de Leiria, Oleiros, Sp. Ideal e Naval.
Mais uma vez continuou ao serviço do emblema do concelho de Montemor-o-Velho após uma descida de divisão em 2020 ajudou o Carapinheirense a alcançar nova promoção ao Campeonato de Portugal.
Esta época já participou em cinco encontros no terceiro escalão, todos na condição de suplente utilizado.



2. Paulo André (56 jogos)

Paulo André
Um guarda-redes que é uma espécie de sr. Carapinheirense. 
Ligado ao clube durante cerca de um quarto de século, entrou no emblema do concelho de Montemor-o-Velho em 1995 e ainda por lá continua – pelo meio, passou pelos juvenis da Naval entre 1999 e 2001. “O meu primeiro treinador, o mister Zé da Caneca, perguntou quem queria ir para a baliza e eu fui o primeiro e único a responder que sim. Desde aí apaixonei-me pela posição e assim continuei até aos dias de hoje”, contou à página Cantinho do Guarda-Redes.
A primeira subida de divisão de Paulo André remonta a 2005, na altura do segundo ao primeiro escalão da AF Coimbra, contribuindo depois para a consolidação dos azuis e brancos no patamar maior do futebol distrital. Haveriam de se seguir mais três promoções, mas ao Campeonato de Portugal, em 2013, 2016 e 2020, tendo ainda conquista a Taça AF Coimbra em 2006.
No terceiro escalão do futebol português atuou em 56 partidas e sofreu 74 golos. Em 2013-14 dividiu a titularidade com Luís Pedro, tendo jogado em 14 jogos e sofrido 17 golos; e três anos depois foi titular indiscutível, sofrendo 44 golos em 33 encontros. Em ambas as ocasiões, foi impotente para evitar a despromoção, mas em 2020-21 procura sorte diferente, tendo já atuado em nove partidas e encaixado 13 golos.


1. Seidy (62 jogos)

Seidy
Médio cabo-verdiano há bastante tempo radicado em Portugal, reforçou o Carapinheirense na época 2009-10, iniciando aí uma ligação ao clube que haveria de durar até ao verão de 2018.
Em 2013 ajudou o emblema do concelho de Montemor-o-Velho a conquistar o título distrital e consequentemente a regressar aos campeonatos nacionais, atuando nos 32 jogos (29 a titular) do então recém-criado Campeonato Nacional de Seniores e marcado um golo ao Tourizense na temporada seguinte.
Seguiram-se mais duas épocas na Divisão de Honra da AF Coimbra, a segunda coroada com a conquista de mais um título distrital e da Taça AF Coimbra. E no regresso ao Campeonato de Portugal, em 2016-17, disputou 30 partidas (28 a titular) e apontou cinco golos, diante de Fátima, Oleiros, Vilafranquense e Naval (dois).




  










Sem comentários:

Enviar um comentário