sábado, 21 de junho de 2025

A fisionomia, o estilo e os golos. Bruninho é agora o Bas Dost… do Sado

Bruninho marcou 177 golos na I Distrital da AF Setúbal desde 2015
Chama-se Bruno Martinho, é conhecido por Bruninho no mundo do futebol, mas a fisionomia, o estilo e os golos que tem apontado na I Distrital da AF Setúbal ao longo da última década têm motivado comparações com Bas Dost, antigo avançado holandês do Sporting.
 
Com um instinto matador à prova do avanço da idade, o possante (1,90 m) e experiente (35 anos) ponta de lança sagrou-se melhor marcador do campeonato em cinco das últimas seis temporadas em que o disputou. A saber: 31 golos em 28 jogos pelo Fabril em 2018-19, 16 golos em 13 jogos pelo Oriental Dragon em 2019-20, 10 golos em 11 jogos pelo Barreirense em 2020-21, 28 golos em 32 jogos pelo Barreirense em 2022-23 e 24 golos em 30 jogos pelo Olímpico do Montijo na época que recentemente findou. Só falhou o título de artilheiro-mor em 2021-22 por ter representado o Atlético nos distritais lisboetas e em 2023-24 quando apenas chegou ao Olímpico do Montijo a meio de novembro – ficou a cinco dos 21 golos de Gonçalo Dias (Pescadores).
 
Além de uma máquina de marcar golos, Bruninho tem sido um colecionador de títulos distritais: em 2017-18 pelo Amora, 2018-19 pelo Fabril, 2020-21 e 2022-23 pelo Barreirense, 2021-22 pelo Atlético (AF Lisboa) e 2023-24 pelo Olímpico do Montijo. E só não aparece nesta contabilidade o de 2019-20 porque não foi atribuído título de campeão devido à eclosão da pandemia de covid-19, mas à data da interrupção do campeonato o seu Oriental Dragon era o líder – e por isso foi convidado a subir ao Campeonato de Portugal.
 
Já comprometido com o Vitória de Setúbal para a próxima temporada, numa altura em que está à beira de celebrar o 36.º aniversário (1 de agosto), o objetivo será certamente transportar o que de tão bom fez na Verderena, na Medideira, no Alfredo da Silva, no Juncal, na Tapadinha e no Campo da Liberdade para o Bonfim.
 
“Sou alto e gosto sempre de jogar forte, agressivo. Não gosto de jogar para brincar. Jogo sempre para ganhar”. Foi assim que se descreveu numa entrevista a este blogue em fevereiro de 2019.
 
Porém, é a estampa física, a cabeça pelada, a qualidade no jogo aéreo e a eficácia na hora de remates à baliza que lhe têm valido comparações com o antigo goleador holandês do Sporting. “Tem a ver com a forma de jogar, de estar no campo… Mas o Bas Dost é mais de ataque, e eu defendo e ataco”, alertou Bruninho, que até num jogo pelo Fabril em Grândola já foi chamado de Bas Dost pelo… árbitro.
 
“O árbitro [Pedro Ferreira, do Núcleo de Setúbal] até me chamou ‘Bas Dost, tem lá calminha!’. Até pensei: ‘Bas Dost!? Mas confianças é que são essas!?”, contou o experiente avançado, na altura fã de “Eden Hazard, Robert Lewandowski e de outros grandes jogadores”.

 

Emprego empurra-o para os distritais

A veia goleadora de Bruninho não tem passado despercebida aos clubes do Campeonato de Portugal. Porém, praticamente todos os emblemas do terceiro escalão do futebol nacional optam por treinar de manhã, algo incompatível para o goleador formado no Arrentela e que entre 2013 e 2015 disputou o campeonato de Macau.
 
“Tenho dois filhos, casa e carro para pagar. Não podia largar o trabalho para ganhar 600 ou 700 euros e treinar de manhã. Temos de olhar para os prós e para os contras”, contou, quando questionado porque não ficou no Amora após a promoção de 2018. Em 2019-20 chegou a jogar pelo Fabril no Campeonato de Portugal, mas as alterações nos horários dos treinos levaram-no a regressar à I Distrital da AF Setúbal. Após ajudar a subir outras equipas, o problema voltou a colocar-se.
 
“Eu gostava de ter uma oportunidade noutro clube maior, mas nem sempre temos hipótese. E também é verdade que ando na I Distrital porque me permite não largar o trabalho”, confessou este distribuidor de móveis, que em 2025-26 vai atuar no histórico Vitória de Setúbal












Sem comentários:

Enviar um comentário