sábado, 26 de novembro de 2022

Os 10 melhores WarGames matches de sempre

WarGames match foi criado por Dusty Rhodes em 1987
Criado por Dusty Rhodes em 1987, o WarGames match foi utilizado inicialmente na National Wrestling Alliance (NWA) e posteriormente na World Championship Wrestling (WCW), que o levou a cabo no pay-per-view anual Fall Brawl entre 1993 e 1998. Usado pela última vez pela WCW em setembro de 2000, o conceito foi desenterrado pela WWE em novembro de 2017, inicialmente para um evento anual do NXT denominado WarGames e agora através de dois combates no Survivor Series.
 
O WarGames match é um combate que normalmente envolve duas equipas de quatro, cinco ou mais elementos fechados numa jaula – que pode ou não ter um teto – que engloba dois ringues colocados lado a lado. Um membro de cada equipa começa o combate e a cada dois minutos vão entrando elementos de cada equipa de forma alternada. Quando todos os participantes estiverem no interior da jaula, o combate começa oficialmente e passa a ser possível vencer por assentamento ou submissão.
 
No Survivor Series deste sábado (26 de novembro), serão disputados o 40.º e o 41.º WarGames matches da história, o 9.º e o 10.º na WWE.
 
Vale por isso a pena conhecer a nossa lista de dez melhores WarGames matches de sempre, por ordem cronológica.
 
NWA:JCP The Great American Bash 1987 (evento de 4 de julho)
WarGames match:
The Road Warriors (Animal e Hawk), Dusty Rhodes, Nikita Koloff e Paul Ellering vs. The Four Horsemen (Ric Flair, Arn Anderson, Lex Luger e Tully Blanchard) e J. J. Dillon
Uma ideia concebida por Dusty Rhodes, o WarGames match, conheceu a luz do dia num dos vários shows que no seu conjunto fizeram parte do evento/digressão The Great American Bash 1987, estreando-se mesmo no espetáculo de 4 de julho.
De um lado, a fação dominante na NWA na altura, os Four Horsemen, acompanhados por Dark Journey. Do outro, cinco dos principais rivais do grupo nos dois anos anteriores: The Road Warriors, Dusty Rhodes, Nikita Koloff e Paul Ellering.
 
 
 
NWA:JCP The Great American Bash 1987 (evento de 31 de julho)
WarGames match:
The Road Warriors (Animal e Hawk), Dusty Rhodes, Nikita Koloff e Paul Ellering vs. The Four Horsemen (Ric Flair, Arn Anderson, Lex Luger e Tully Blanchard) e The War Machine
No evento de 4 de julho, os The Road Warriors, Dusty Rhodes, Nikita Koloff e Paul Ellering levaram a melhor sobre os Four Horsemen, após J. J. Dillon desistir.
Quase quatro semanas depois, a 31 de julho, as duas fações voltaram a defrontar-se, mas desta vez com The War Machine no lugar de J. J. Dillon.
 
 
 
WCW WrestleWar 1991
WarGames match:
The Four Horsemen (Ric Flair, Barry Windham e Sid Vicious) e Larry Zbyszko vs. Sting, Brian Pillman e The Steiner Brothers (Rick Steiner e Scott Steiner)
Combate que colocou frente a frente a mítica stable The Four Horsemen – com Larry Zbyszko em vez do lesionado Arn Anderson – e o principal rival de Ric Flair na altura, Sting, que nos meses anteriores também tinha estado envolvido numa feud com Sid Vicious e que neste WarGames match se fez acompanhar por Brian Pillman e pelos Steiner Brothers.
25 dias antes do combate entre as duas fações, Ric Flair reteve o WCW World Heavyweight Championship após um empate com Scott Steiner devido a limite de tempo no Clash of the Champions XIV: Dixie Dynamite.
 
 
 
WCW WrestleWar 1992
WarGames match:
Sting's Squadron (Sting, Nikita Koloff, Dustin Rhodes, Ricky Steamboat e Barry Windham) vs. The Dangerous Alliance (Arn Anderson, Bobby Eaton, Steve Austin, Larry Zbyszko e Rick Rude)
No SuperBrawl II, Sting bateu Lex Lugar para conquistar o WCW World Heavyweight Championship. No mesmo evento, Rick Rude defendeu o United States Heavyweight Championship frente a Ricky Steamboat, enquanto Barry Windham e Dustin Rhodes derrotaram Steve Austin e Larry Zbyszko num combate de tag team.
No episódio de 7 de março do World Championship Wrestling, os The Dangerous Alliance interromperam uma conferência de imprensa de Sting, com Rick Rude a atirar uma bebida para a cara do campeão mundial, o que levou a uma brawl entre Sting e os elementos da Dangerous Alliance em que o regressado Nikita Koloff salvou Sting. Mais tarde, Koloff explicou que considerava Sting o seu wrestler favorito.
Tudo isto levou a um WarGames match entre as duas fações para o WrestleWar 1992.
 
 
 
WarGames match:
The Authors of Pain (Akam e Rezar) e Roderick Strong vs. Sanity (Alexander Wolfe, Eric Young e Killian Dain) vs. The Undisputed Era (Adam Cole, Bobby Fish e Kyle O'Reilly)
Nas semanas que se seguiram, Adam Cole (que também debutou no NXT TakeOver: Brooklyn III ao atacar o campeão do NXT, Drew McIntyre), Fish e O’Reilly chamaram ao grupo composto pelos três de The Undisputed Era e envolveram-se várias vezes com os elementos dos Sanity. No episódio de 27 de setembro do NXT, Cole bateu Young.
Entretanto, os The Undisputed Era tentaram que Roderick Strong se juntasse ao grupo, mas no episódio de 1 de novembro Strong acabou por atacar Cole e se juntar a The Authors of Pain, que também atacavam e eram atacados os membros dos Undisputed Era e dos Sanity. Na mesma noite, o General Manager William Regal anunciou que as três equipas iam defrontar-se num WarGames match no NXT TakeOver: WarGames.
 
 
 
WarGames match:
The Undisputed Era (Adam Cole, Bobby Fish, Kyle O'Reilly e Roderick Strong) vs. Pete Dunne, Ricochet e War Raiders (Hanson e Rowe)
No episódio de 31 de outubro de 2018 do NXT, era suposto que Adam Cole e Bobby Fish defrontassem os War Raiders, mas Hanson e Rowe atacaram os The Undisputed Era no backstage. A brawl acabou no ringue, com os Undisputed Era a conseguirem superiorizar-se. No entanto, Ricochet e Pete Dunne aliaram-se aos War Raiders, equilibrando as forças.
Enquanto os oito lutadores se digladiavam, o General Manager William Regal anunciou que as duas fações se defrontariam num WarGames match.
 
 
 
WarGames match:
Team Ripley (Rhea Ripley, Candice LeRae, Tegan Nox e Dakota Kai) vs. Team Baszler (Shayna Baszler, Io Shirai, Bianca Belair e Kay Lee Ray)
No episódio de 30 de outubro do NXT, ocorreu uma brawl entre todas as mulheres do roster após a conclusão de um combate pelo WWE Women's Tag Team Championship, o que levou o General Manager William Regal a marcar o primeiro WarGames match feminino da história, com Rhea Ripley e Shayna Baszler como capitãs das respetivas equipas.
Uma semana depois, Ripley escolheu Candice LeRae e Tegan Nox para a sua equipa, enquanto Baszler escolheu Bianca Belair e Io Shirai. Na mesma noite, Ripley escolheu Mia Yim.
No episódio de 13 de novembro, Io Shirai venceu um Ladder match frente a Mia Yim no qual estava em jogo a equipa que teria vantagem no WarGames match. Esta vitória foi obtida após a interferência da campeã feminina do NXT UK, Kay Lee Ray, que assim se juntou à equipa de Baszler.
Durante o pre-show do NXT TakeOver: WarGames, Mia Yim foi atacada no backstage por uma pessoa desconhecida e teve de ser substituída por Dakota Kai no combate.
 
 
 
WarGames match:
Team Ciampa (Tommaso Ciampa, Keith Lee, Dominik Dijakovic e Kevin Owens) vs. The Undisputed Era (Adam Cole, Bobby Fish, Kyle O'Reilly e Roderick Strong)
No episódio de 30 de outubro do NXT, os campeões de tag team Bobby Fish e Kyle O’Reilly derrotaram Matt Riddle e Keith Lee. Após o combate, os The Undisputed Era atacaram Lee e Riddle, mas Tommaso Ciampa apareceu para fazer o save.
Na semana seguinte, foi agendado um WarGames match entre a Team Ciampa (Ciampa, Riddle, Lee e um parceiro à escolha deles) e os The Undisputed Era.
No episódio de 13 de novembro, os The Undisputed Era atacaram Ciampa e Lee após um combate entre Lee e Roderick Strong, mas Dominik Dijakovic apareceu e ofereceu-se para ser o quarto elemento da Team Ciampa. Nessa mesma noite, Riddle deixou a Team Ciampa após lhe ter sido marcado um combate para Finn Bálor, sendo que o seu substituto só haveria de ser anunciado instantes antes do WarGames match.
Uma semana depois, Cole bateu Dijakovic num Ladder match para garantir a vantagem à sua equipa no WarGames match.
 
 
 
WarGames match:
The Undisputed Era (Adam Cole, Bobby Fish, Kyle O'Reilly e Roderick Strong) vs. Team McAfee (Pat McAfee, Pete Dunne, Danny Burch e Oney Lorcan)
No episódio de 21 de outubro do NXT, Bobby Fish e Roderick Strong foram misteriosamente atacados antes de um combate pelo NXT Tag Team Championship frente aos Breezango e foram substituídos por Oney Lorcan e Danny Burch. Mais tarde, foi revelado que Pat McAfee foi o responsável pelos ataques.
No NXT: Halloween Havoc, Kyle O’Reilly confrontou McAfee, Burch e Lorcan. O regressado Pete Dunne surgiu em cena e inicialmente parecia estar do lado de O’Reilly, mas acabou por ataca-lo com uma cadeira e juntar-se a McAfee, Burch e Lorcan.
No episódio de 18 de novembro do NXT, os The Undisputed Era fizeram o seu regresso enquanto stable e envolveram-se numa brawl frente a McAfee, Dunne, Lorcan e Burch, o que levou o General Manager William Regal a anunciar um WarGames match entre as duas fações.
 


WarGames match:
Team 2.0 (Bron Breakker, Carmelo Hayes, Tony D'Angelo e Grayson Waller) vs. Team Black & Gold (Tommaso Ciampa, Johnny Gargano, Pete Dunne e L. A. Knight)
Em setembro de 2021, o NXT sofreu um rebranding, passando a designar-se NXT 2.0, com novas cores no logotipo que não o preto e o dourado e sangue fresco no roster.
Para o eventual anual WarGames foi então marcado um WarGames match entre algumas das principais figuras da era Black & Gold ainda sob contrato com a WWE e cinco representantes da lufada de ar fresco que a brand estava a levar.  
 



 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário