sábado, 26 de março de 2022

Os 10 melhores combates da carreira de “Stone Cold” Steve Austin

"Stone Cold" Steve Austin é figura ímpar do pro wrestling
Um dos grandes nomes da indústria do pro wrestling, Steve Austin estreou-se nos ringues a 30 de setembro de 1989 numa companhia chamada World Class Championship Wrestling (WCCW). Em 1991 chegou à WCW, tendo ainda passado pela ECW antes de ingressar na em 1995, a promotora em que se notabilizou.
 
Além de seis títulos mundiais, dois intercontinentais e quatro de tag team, “Stone Cold” venceu por três vezes o Royal Rumble (recorde), foi main-eventer em três WrestleManias e protagonizou rivalidades memoráveis com Vince McMahon, Bret Hart ou The Rock.
 
Numa altura em que já se encontrava bastante agastado com lesões, nomeadamente nos braços, pescoço e joelhos, Austin retirou-se em 2003 após uma derrota ante The Rock na WrestleMania XIX. Seis anos depois, foi introduzido no Hall of Fame da WWE.
 
Vale por isso a pena conferir a nossa lista dos dez melhores combates da carreira de “Stone Cold” Steve Austin, por ordem cronológica.
 
 
In Your House 8: Beware of Dog 2 (1996)
Caribbean Strap match:
Savio Vega vs. Steve Austin
Na edição de 11 de março do Raw, Savio Vega e Steve Austin defrontaram-se pela primeira vez e empataram, devido a double countout. Esse desfecho fez de um simples duelo o início de uma rivalidade e de uma série de combates.
Na WrestleMania XII, que marcou a estreia de ambos no maior evento do ano, Austin levou a melhor. A 13 de abril, no Superstars, Savio Vega lutou mascarado sob o nome de The Caribbean Kid e bateu Austin via pinfall, naquela que foi a primeira derrota de Austin na WWF, e revelou a verdadeira identidade após o combate.
Para o tira-teimas, foi agendado um Caribbean Strap match entre os dois na segunda noite do evento In Your House 8: Beware of Dog.
 
 
 
Combate para determinar o candidato principal ao WWF World Heavyweight Championship:
Bret Hart vs. Steve Austin
Depois de ser derrotado por Shawn Michaels num combate Ironman que durou mais do que uma hora e perder o título principal da WWF na Wrestlemania XII, Bret Hart tirou um período sabático. Paralelamente, estava a emergir uma estrela chamada Stone Cold Steve Austin, que venceu o torneio King Of The Ring em junho e após essa conquista começou a provocar Hart.
Depois de oito meses sem lutar, The Hitman aceitou o desafio de Austin, num combate que determinaria o candidato principal ao título que no mesmo PPV Shawn Michaels colocaria em jogo frente a Sycho Sid.
 
 
 
 
Submission match:
Bret Hart vs. Steve Austin
(Ken Shamrock como árbitro convidado)
Após Bret Hart levar a melhor no Survivor Series 1996, a rivalidade prolongou-se durante mais uns meses, com ambos a terem ficado para o fim no Royal Rumble 1997. A dada altura, Hart julgou ter eliminado Austin, mas essa eliminação não foi oficializada porque os árbitros não a viram por estarem atentos a uma brawl entre os já eliminados Mankind e Terry Funk.
No PPV seguinte, o In Your House 13: Final Four, Bret Hart conquistou o vago WWF World Heavyweight Championship num combate que também envolveu Austin, Vader e The Undertaker. Porém, um dia depois, no Monday Night Raw, Austin custou o título a Hart, permitindo que Sycho Sid se tornasse campeão.
Entretanto, já com o submission match agendado para a WrestleMania 13 entre Hart e Austin, Hart teve a oportunidade de recuperar o título num steel cage match e até esteve perto de ganhar, mas Undertaker interferiu e ajudou Sid a alcançar a vitória.
 
 
 
King of the Ring 1997
Shawn Michaels vs. Steve Austin
No episódio de 26 de maio de 1997 do Raw is War, Steve Austin e Shawn Michaels bateram Owen Hart e British Bulldog para conquistar o WWF Tag Team Championship. No entanto, após ganharem os títulos, Austin foi lutar com Bret Hart, enquanto Michaels ficou sozinho e foi atacado pelo resto dos The Hart Foundation, o que criou logo aí um clima de tensão entre os recém-coroados campeões.
Na semana seguinte, Austin e Michaels começaram a lutar um contra o outro durante um combate em que defendiam os cinturões frente aos Legion of Doom.
Tudo isto levou a que fosse marcado um combate entre os dois no King Of The Ring para determinar o capitão de equipa.
 
 
 
Unforgiven: In Your House (1998)
Steve Austin (c) vs. Dude Love
Durante as semanas que antecederam a WrestleMania XIV, Vince McMahon revelou numa entrevista que seria um pesadelo para as relações públicas se Steve Austin conquistasse o WWF Championship, algo que veio mesmo a acontecer. Após o evento, a tensão entre McMahon e Austin subiu de tom, com várias provocações de parte a parte.
No Raw is War de 13 de abril, Austin deu duas possibilidades de escolha ao presidente da WWF: ou ambos lutariam num combate ou McMahon seria atacado no backstage. McMahon aceitou combater em ringue, mas quando chegou ao ringue lembrou que Austin tinha prometido que conseguiria derrota-lo com uma mão amarrada atrás das costas. Antes do combate começar, Mick Foley apareceu com o seu alter-ego Dude Love, atacou McMahon e aplicou um Mandible Claw a Austin.
Entretanto foi agendado um combate entre Dude Love e Austin para o Unforgiven. Uma semana antes do evento, McMahon prometeu estar nas imediações do ringue durante o combate e prometeu que algo catastrófico iria acontecer. Austin comentou essas declarações e disse que McMahon só se tinha sentado uma vez ao lado do ringue e foi no Survivor Series 1997, marcado pelo Montreal Screwjob. Entretanto, nesse último Raw is War antes do PPVDude Love foi declarado vencedor de um combate frente a Steve Blackman quando a sineta soou enquanto estava a aplicar uma submissão, em mais uma alusão ao Montreal Screwjob.
 
 
 
Backlash 1999
No Holds Barred match pelo WWF Championship (Shane McMahon como árbitro convidado):
Stone Cold Steve Austin (c) vs. The Rock
Tudo começou no ano anterior, quando Steve Austin se sagrou campeão da WWE na Wrestlemania XIV, algo que desagradou ao dono da companhia, Vince McMahon, que não queria ter um rebelde e amante de cerveja como principal figura da companhia. Assim sendo, McMahon começou a fazer do reinado e da vida de Austin um autêntico inferno.
Entretanto, o WWF Championship ficou vago em setembro, após The Undertaker e Kane terem feito o assentamento em Austin ao mesmo tempo durante um handicap match no Breakdown: In Your House. No mês seguinte, Austin arbitrou um combate entre Kane e Undertaker para determinar o novo campeão, mas acabou por atacar ambos, fazendo com que o duelo terminasse em no contest.
No Survivor Series, The Rock venceu um torneio para determinar o novo campeão após a família McMahon ter tramado Austin na semifinal e Mankind na final.
No entanto, o Royal Rumble 1999 estava já no horizonte e a família McMahon fez de tudo para que Austin não saísse vencedor. Primeiro, colocou-o num Buried Alive match frente a The Undertaker em que estava em jogo a presença no Royal Rumble match, mas Stone Cold saiu vencedor.
No Royal Rumble, Austin entrou em primeiro lugar e foi divulgado que quem o eliminasse receberia uma recompensa de 100 mil dólares, mas Stone Cold sobreviveu quase todo o combate até ser eliminado por Vince McMahon no final.
No Raw is War da noite seguinte, McMahon entregou a recompensa a TheRock, que o ajudou a eliminar Austin, e anunciou que não ia fazer uso da oportunidade que tinha ganho para lutar pelo título na WrestleMania XV. McMahon planeava escolher o adversário de The Rock para o grande evento, mas foi interrompido pelo comissário Shawn Michaels, que o informou que as regras da WWF dizem que, caso o vencedor do Royal Rumble abdicasse dessa oportunidade, a title shot seria oferecida ao segundo classificado, que neste caso foi Steve Austin.
Assim sendo, Austin usou esse erro de McMahon para o defrontar em ringue, num combate em que a oportunidade pelo WWF Championship estava em jogo num Steel Cage match. Apesar de interferência de Big Show, Austin alcançou mesmo a vitória.
Na WrestleMania XV, Austin bateu The Rock para conquistar o título, mas nas semanas que se seguiram ambos protagonizaram momentos marcantes, com The Rock a atirar Austin e o cinturão de uma ponte em Detroit para o rio. Na semana seguinte, em jeito de gozo The Rock organizou um funeral para Austin, mas este utilizou um monster truck para esmagar a limousine e o carro funerário de The Rock.
Durante o Sunday Night Heat antes do Backlash, Shane McMahon anunciou que o combate entre Austin e The Rock não teria desqualificações e anunciou que ele próprio seria o árbitro.
 
 
 
No Way Out 2001
Three Stages of Hell match:
Triple H vs. Steve Austin
A rivalidade entre os dois começou no SummerSlam 1999, quando Triple H, após não conseguir conquistar o WWF Championship num triple threat match que também envolvia Steve Austin e Mankind, decidiu atingir Austin com várias cadeiradas.
The Game e Stone Cold haveriam de se defrontar no pay-per-view No Mercy desse ano, com Triple H a sair vitorioso após The Rock atingir acidentalmente Austin com uma marreta que estava apontada a Triple H.
No Survivor Series, Austin era para competir num combate ameaça tripla pelo WWF Championship frente ao campeão Triple H e The Rock, mas foi atropelado no parque de estacionamento e acabou por ser substituído por Big Show, que acabaria por conquistar o título.
Após esse acidente, Austin foi operado ao pescoço e só voltou à ação nove meses depois. Aquando do regresso, Rikishi admitiu que tinha sido ele a atropelar Stone Cold, mas Triple H acabou por revelar que tinha sido ele a pagar a Rikishi depois de ter atingido a cabeça de Austin com uma marreta.
No Survivor Series 2000, Triple H tentou repetir a receita do ano anterior, mas Steve Austin levou o automóvel do The Game com uma empilhadeira e largou-o a uma altura superior seis metros, o que levou que um combate entre ambos terminasse em no contest.
No episódio de 8 de janeiro do Raw Is War, Austin desafiou o campeão Kurt Angle para um combate pelo WWF Championship, mas o duelo terminou em no contest depois de Triple H ter interferido e atingido Austin com um tubo de metal.
No Royal Rumble 2001 foi a vez de Triple H a defrontar Angle num combate pelo título, mas quando o The Game parecia estar a um passo da vitória Austin interferiu e custou-lhe a derrota. Pouco tempo depois, na mesma noite, Austin venceu o Royal Rumble match.
Para que Triple H e Austin terminassem a rivalidade deles de uma vez por toda, Vince McMahon anunciou um combate à melhor de três entre ambos no pay-per-view No Way Out, com a primeira fall a ser um combate regular, a segunda uma street fight e a terceira, se necessário, um steel cage match.
McMahon decretou ainda “tolerância zero” e disse que, se um atacasse o outro antes do No Way Out, Austin perderia a sua oportunidade pelo WWF Championship na WrestleMania X-Seven e o The Game seria suspenso por seis meses. Depois de Austin assinar o contrato do combate, Triple H atingiu-o com uma prancheta na nuca e atacou-o, afirmando depois que ainda teria de assinar o contrato, o que fez de seguida.
Na semana que antecedeu o grande combate, Austin aplicou um Stone Cold Stunner na mulher de Triple H, Stephanie McMahon, durante o Raw Is War. Por sua vez, Triple H executou um Pedigree no amigo de Austin e comentador, Jim Ross, durante o episódio do SmackDown!.
 
 
 
WrestleMania X-Seven
No Disqualification match pelo WWF Championship:
The Rock (c) vs. Steve Austin
The Rock e Steve Austin já tinham lutado pelo WWF Championship na WrestleMania XV e no Backlash 1999, tendo reacendido a rivalidade dois anos depois, após “Stone Cold” ter conquistado a oportunidade de competir pelo título na Wrestlemania X-Seven ao vencer o Royal Rumble match de 2001. Paralelamente, The Rock tornou-se campeão da WWF pela sexta vez ao bater Kurt Angle no No Way Out 2001.
Durante a feud, a mulher de Austin, Debra, estava a tentar voltar a ser manager, mas o presidente da WWF, Vince McMahon, ordenou que fosse manager de The Rock, mesmo contra a vontade dela, de Austin e de The Rock. Frustrado, Austin disse que iria responsabilizar The Rock e McMahon se algo de mal acontecesse à sua esposa.
Durante o episódio de 12 de março de 2001 do Raw is War, Debra tentou ajudar The Rock a libertar-se de um Ankle Lock de Kurt Angle durante um combate, mas acabou por sofrer também ela um Ankle Lock. Austin correu imediatamente para a salvar, atirou Angle para fora do ringue e aplicou um Stone Cold Stunner em The Rock.
Na semana seguinte, durante um combate handicap envolvendo The Rock, Chris Jericho, Kurt Angle, Chris Benoit e William Regal, Austin foi ao ringue, mas acabou por sofrer um Rock Bottom de The Rock em resposta ao que tinha acontecido sete dias antes.
No episódio de 29 de março do SmackDown!, Debra foi dispensada do seu papel de manager por Vince McMahon, depois de não conseguir impedir uma brawl entre Rock e Austin.
 
 
 
SmackDown! (31 de maio de 2001)
Steve Austin (c) vs. Chris Benoit
Após ter ficado sem o estatuto de campeão de tag team e de o seu companheiro de equipa Triple H se ter lesionado, Steve Austin dedicou-se à defesa do WWF Championship e entrou numa rivalidade com os novos campeões de duplas, Chris Benoit e Chris Jericho.
No arranque do SmackDown! de 31 de maio, no Canadá, Benoit e Jericho sugeriram a Vince McMahon que Austin encontrasse um parceiro para ter direito à desforra de lutar pelos títulos que perdeu, mas o que acabou por ser marcado, apesar da resistência do presidente da companhia, foi um combate pelo WWF Championship entre Austin e Benoit.
 
 
 
Steve Austin (c) vs. Kurt Angle
Campeão da WWF, Steve Austin virou as costas à companhia em julho de 2001, no PPV Invasion, custando a derrota à Team WWF (Steve Austin, Kurt Angle, Chris Jericho, The Undertaker e Kane) frente à Team WCW/ECW (Booker T, Diamond Dallas Page, Rhyno, Bubba Ray Dudley e D-Von Dudley) ao aplicar um Stunner em Kurt Angle.
Na noite seguinte, no Raw is War, Austin justificou-se ao admitir que sentia que o presidente da WWF, Vince McMahon, queria-o substituir no topo da companhia por Angle. E nessa mesma noite, Austin atacou Angle durante um combate de mesas, criando ainda mais fricção entre os dois. Dias depois, na edição de 26 de julho do SmackDown!, Angle desafiou Steve Austin para um combate pelo título da WWF, mas Austin preferiu colocar Booker T a defender o título da WCW contra Angle, tendo Angle conquistado o cinturão nessa noite apesar da interferência de Austin. Porém, no Raw Is War a seguir, Angle perdeu o título da WWF para Booker T devido à interferência de Austin e Shane McMahon, mas voltou a desafiar Stone Cold para colocar o WWF Championship em jogo no SummerSlam, algo que foi aceite, tornando oficial o primeiro duelo entre ambos em PPV pelo principal cinturão da promotora.
 




 
  

 


Sem comentários:

Enviar um comentário