sábado, 16 de agosto de 2025

Recorde aqui grandes jogos da Premier League

O troféu da Premier League
Vitórias inesperadas, triunfos inéditos, reviravoltas épicas, jogos marcados por grandes golos, goleadas que não estavam no programa, duelos renhidos entre titãs e muito mais. Tem sido essa a toada da apaixonante Premier League.
 
Recorde aqui alguns dos grandes jogos da história da prova.
 



02/03/2002 – 28.ª jornada
Numa altura em que o Arsenal de Arsène Wenger, o Manchester United de Alex Ferguson e o Newcastle de Bobby Robson lutavam intensamente pelo primeiro lugar da Premier League, à entrada para a reta final do campeonato, os londrinos visitaram St. James Park à 28.ª jornada, num jogo importantíssimo para as contas do título.
Apesar da enorme responsabilidade, Dennis Bergkamp deu asas à criatividade quando recebeu um passe na zona da meia lua. Rececionou a bola de costas para a baliza com um toque subtil que lhe permitiu rodopiar sobre Dabizas, isolar-se perante o guarda-redes Shay Given e abrir o ativo para os gunners, aos onze minutos. Foi eleito o melhor golo de sempre da Premier League, numa votação levada a cabo pela BBC em 2017.
Nos derradeiros minutos da primeira parte, Sol Campbell estabeleceu o 0-2 final, um triunfo decisivo que ajudou a equipa de Wenger a sagrar-se campeã.
 


16/08/2003 – 1.ª jornada
Manchester United 4-0 Bolton
Manchester United era o campeão inglês em título, mas estava a sentir dificuldades para segurar a curta vantagem de 1-0 – golo de livre direto de Ryan Giggs aos 31 minutos – na receção ao Bolton de Sam Allardyce que marcou o arranque da Premier League.
À passagem da hora de jogo, Alex Ferguson retirou do campo Nicky Butt e fez saltar do banco o seu mais recente reforço, Cristiano Ronaldo, anunciado como novo jogador do clube quatro dias antes depois, após ter brilhado pelo Sporting frente aos red devils no jogo de inauguração do Estádio José Alvalade no dia 6 do mesmo mês.
Com o mítico número 7 nas costas, o jovem português de 18 anos trocou sucessivamente as voltas aos defesas do Bolton graças ao seu vasto reportório de fintas, tendo necessitado de apenas dez minutos para sofrer um penálti, que Ruud van Nistelrooy desperdiçou, permitindo a defesa de Jussi Jaaskelainen (72’).
Ronaldo esteve ainda na jogada do 2-0, apontado por Giggs (73’), antes de Scholes (76’) e Nistelrooy (86’) terem colocado o resultado em 4-0.
 


29/04/2006 – 37.ª jornada
O jogo em que o Chelsea de José Mourinho (e de Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho e Maniche) confirmou a conquista do bicampeonato inglês, logo frente a um rival e adversário direto, o Manchester United de Alex Ferguson e Cristiano Ronaldo.
Em Stamford Bridge, William Gallas abriu o ativo logo aos quatro minutos, de cabeça, na sequência de um canto apontado por Frank Lampard. No segundo tempo, Joe Cole fez o 2-0 para os londrinos à passagem da hora de jogo, após grande jogada individual; enquanto Ricardo Carvalho sentenciou o resultado aos 73’.
 
 


23/04/2022 – 34.ª jornada
Arsenal 3-Manchester United
Um clássico no qual o Arsenal de Mikel Arteta bateu o Manchester United de Ralf Rangnick, mas que teve como principal protagonista Cristiano Ronaldo.
Cinco dias após ter perdido o filho Angel no parto, o internacional português não só foi a jogo como marcou o tento de honra dos red devils, reduzindo, na altura, para 2-1, aos 34 minutos, tendo apontado para o céu logo a seguir, em jeito de dedicatória. Foi também um golo histórico, o seu 100.º na Premier League, o que fez de CR7 o primeiro jogador a chegar à centena de golos nos campeonatos de Inglaterra e Espanha e na Liga dos Campeões.
Ronaldo não foi, porém, o único português a marcar, uma vez que Nuno Tavares abriu o ativo para os gunners logo aos três minutos. Bukayo Saka (de penálti, aos 32’) e Granit Xhaka (70’) marcaram os restantes golos dos londrinos, num jogo em que Bruno Fernandes desperdiçou um penálti.
 




Sem comentários:

Enviar um comentário