quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Os 10 melhores combates de Christian Cage na TNA

Christian Cage esteve na TNA entre 2005 e 2008 e em 2021
Há quem diga que o que conquistou na WWE foi curto para as qualidades que tinha (e ainda tem), mas Christian Cage foi figura de proa na TNA durante a primeira passagem pela promotora, entre novembro de 2005 e novembro de 2008, tendo conquistado o NWA World Heavyweight Championship por duas vezes.

Nascido a 30 de novembro de 1973 em Kitchener, na província canadiana de Ontário, William Jason Reso de seu nome verdadeiro já era um fã de wrestling e um praticante de hóquei no gelo quando, aos 10 anos, se mudou para a uma localidade rural a 80 quilómetros de Toronto chamada Orangeville, onde conheceu Edge. Juntos faziam viagens até Toronto para ver ao vivo os seus lutadores favoritos e começaram a perseguir desde cedo um sonho que se haveria de tornar real.

Edge acabou por se iniciar mais cedo nos treinos no Sully’s Gim de Ron Hutchison e nos ringues, em 1992. Christian Cage seguiu-lhe as pisadas quase três anos depois. Com naturalidade, ambos se tornaram numa tag team no circuito independente canadiano, sob nomes como High Impact, Suicide Blondes, Revolution X, Hard Impact e Canadian Rockers.

Edge assinou pela então denominada World Wrestling Federation (WWF) em 1996, dois anos antes de Christian, tendo no final de 1998 formado a stable The Brood juntamente com Gangrel. No ano seguinte separaram-se de Gangrel e começaram a construir um caminho a dois que os levaria à conquista de sete títulos de tag team e a combates memoráveis envolvendo mesas, escadotes e/ou cadeiras.

Em 2001 os dois amigos canadianos seguiram carreiras a solo, também elas recheadas de brilho e de muitas conquistas. Edge teve mais sucesso, mas Christian mostrou que não era propriamente o patinho feio da dupla, tendo conquistado o World Heavyweight Championship (duas vezes), o ECW Championship (duas), o Intercontinental Championship (quatro), o Hardcore Championship (uma), o European Championship (uma) e o Light Heavyweight Championship (uma). E além dos sete títulos de tag team ao lado de Edge, venceu mais dois: um com Lance Storm e outro com Chris Jericho.

Se na primeira passagem pela TNA viveu alguns dos melhores anos da carreira na TNA, em 2021 regressou à companhia, no âmbito de uma parceria com a AEW, tendo conquistado o Impact World Championship (uma).

Vale por isso a pena recordar os dez melhores combates de Christian Cage na TNA, por ordem cronológica.

Lockdown 2006
Six Sides of Steel match pelo NWA World Heavyweight Championship:
Após sair por cima na rivalidade com Rhino, Abyss desafiou Christian Cage pelo NWA World Heavyweight Championship num Six Sides of Steel match a ter lugar no Lockdown durante o episódio de 18 de março do Impact!.
Uma semana depois, James Mitchell e Alex Shelley perseguiram a mulher de Christian Cage com uma câmara de filmar.
E no Impact! de 1 de abril, Abyss e Christian Cage envolveram-se numa brawl, depois de James Mitchell ter mostrado um novo vídeo de ele e Alex Shelley a perseguirem a mulher de Christian.
Na semana seguinte, atacou Abyss e aceitou o desafio de defrontar The Monster no Lockdown. No episódio de 20 de abril, a três dias do Lockdown, Abyss retribuiu o favor e atacou brutalmente Christian.



Impact! (16 de novembro de 2006)
Barbed Wire Six Sides of Steel Cage match:
Christian Cage (c) vs. Rhino
No Hard Justice 2006, Christian Cage acompanhou Sting ao ringue num combate pelo NWA World Heavyweight Championship frente ao campeão Jeff Jarrett, mas acabou por trair o Icon e atingi-lo com a guitarra de Jarrett.
Rhino, um dos melhores amigos de Christian Cage na vida real, questionou-o sobre as ações praticadas no Hard Justice, mas Christian Cage respondeu ao dizer que fez o que fez pelo bem da TNA, tendo posteriormente afirmado que atacou Sting porque Sting não mostrou paixão suficiente para ganhar o título.
Christian Cage e Rhino voltaram a ter uma confrontação verbal no episódio de 24 de agosto e chegaram mesmo a vias de facto, com Christian Cage a defender-se de um Gore ao atingir Rhino com uma cadeira, deixando-o ensanguentado.
Tudo isto levou a um primeiro combate entre ambos no pay-per-view No Surrender, que Christian Cage venceu após um Unprettier em cima de uma cadeira.
Na desforra, no Bound For Glory, Christian Cage voltou a vencer, desta feita num 8 Mile Street Fight, após colocar Rhino debaixo de um escadote, várias cadeiras e outros objetos e atingi-lo repetidamente com uma cadeira.
Entretanto, foi agendado para o episódio de 16 de novembro do Impact! um combate final para terminar com a rivalidade, um barbed wire six sides of steel cage match. Duas semanas antes, Christian Cage e Rhino defrontaram-se num weapons on a pole match para determinar as armas a utilizar nessa derradeira batalha, mas o duelo terminou em no contest após interferências de Maverick Matt Bentley e Frankie Kazarian, que atacaram Rhino.



Genesis 2006
Após o Bound For Glory 2006, Christian Cage disse que a vitória sobre Rhino lhe devia dar o direito de lutar pelo NWA World Heavyweight Championship de Sting, mas que em vez disso foi colocado a lutar no torneio Fight for the Right, que servia para determinar o novo candidato principal.
Entretanto, AJ Styles e Abyss apuraram-se para a final do torneio, a disputar no episódio de 9 de novembro do Impact!. Christian Cage interferiu no combate ao atacar ambos os finalistas com uma cadeira e autoproclamou-se o verdadeiro candidato principal ao título mundial.
Na semana seguinte, após vencer o barbed wire six sides of steel cage match frente a Rhino, um ensanguentado e fragilizado Christian Cage apareceu no ringue durante um combate entre AJ Styles, Christopher Daniels e Chris Sabin pelo X Division Championship e reiterar que era o candidato principal ao NWA World Heavyweight Championship. Distraído pela presença do canadiano, Styles, que era o campeão da X Division, permitiu que Christopher Daniels fizesse o assentamento em Sabin e ganhasse o combate e o título.
Este desenrolar de acontecimentos levou à marcação de um combate entre Christian e Styles para o Genesis.



NWA World Heavyweight Championship:
No pay-per-view anterior, o Final Resolution 2007, Kurt Angle bateu Samoa Joe num Ironman match para se tornar no candidato principal ao NWA World Heavyweight Championship. Nessa mesma noite, Christian Cage derrotou Sting e o até então campeão Abyss num three-way elimination match para conquistar o título.
Entretanto, no episódio de 17 de janeiro, Christian anunciou que contratou um consultor especial para o ajudar a treinar para o combate frente a Angle.
No episódio de 8 de fevereiro, foi revelado que esse consultor era Scott Steiner, que atacou Angle a seguir a um combate que opunha as duplas de Samoa Joe e Kurt Angle e a de Christian Cage e AJ Styles.



Destination X 2007
NWA World Heavyweight Championship:
No Against All Odds, reteve o NWA World Heavyweight Championship diante de Kurt Angle após interferências de AJ Styles, Tomko e Scott Steiner, um trio com quem o special enforcer oficioso do combate, Samoa Joe, teve altercações físicas.
No episódio do Impact!, que se seguiu, Samoa Joe ganhou um gauntlet match para se tornar no candidato principal ao título mundial, tendo eliminado Scott Steiner e Tomko nos dois últimos duelos que travou.
Nas semanas que se seguiram, Samoa Joe e a Christian's Coalition intensificaram o conflito em segmentos e combates. No episódio de 1 de março, ajudou Tomko a bater Joe. Uma semana depois, a três dias do Destination X, Joe, Kurt Angle e Rhino venceram Christian, Steiner e Tomko via desqualificação.



Matt Morgan como special enforcer:
No início do ano Samoa Joe e Christian Cage já tinha tido uma pequena feud, com Christian a vencer no Destination X num combate pelo NWA World Championship, título que acabou por perder de forma controversa para Kurt Angle.
Entretanto, Christian e Joe retomaram a rivalidade e defrontaram-se no pay-per-view No Surrender, num combate que terminou na desqualificação de Joe após este ter recusado desprender a submissão Rear Naked Choke. Após o duelo, Joe atacou o árbitro, a segurança e ainda alguns lutadores da X Division.
Para impedir que algo idêntico voltasse a acontecer, foi marcado um novo combate entre Samoa Joe e Christian Cage para o Bound For Glory, mas desta feita com Matt Morgan como special ringside enforcer.



Genesis 2007
Final do torneio Fight for the Right 2007, Ladder match para determinar o candidato principal ao TNA World Heavyweight Championship:
Em outubro de 2007, a TNA levou a cabo a segunda edição do Fight for the Right Tournament, para determinar o candidato principal ao TNA World Heavyweight Championship.
Depois de uma Reverse Battle Royal no Bound For Glory, apuraram-se para um torneio de oito homens Eric Young, Robert Roode, James Storm, Junior Fatu, Chris Sabin, Kaz, Lance Hoyt e Alex Shelley.
Entretanto, o combate entre Sabin e Shelley dos quartos de final terminou em no contest devido à interferência da Team 3D, o que levou a que a TNA levasse a cabo um combate entre Christian Cage e Samoa Joe para determinar quem passava às meias-finais. E Christian ganhou, tendo depois batido Chris Harris na semifinal.
Paralelamente, Kaz eliminou Lance Hoyt e James Storm para marcar presença na final, agendada inicialmente para o episódio de 8 de novembro do Impact!.
A 8 de novembro, Christian Cage bateu Kaz após interferência de AJ Styles e Tomko, o que levou a que o ajudante de Jim Cornette nessa noite, Matt Morgan, declarado que o combate seria considerado no contest e anunciado que a final seria num ladder match no Genesis.



Final Resolution 2008 (janeiro)
No Genesis 2007, dois dos elementos da Christian's Coalition, AJ Styles e Tomko, ajudaram Kurt Angle a reter o TNA World Heavyweight Championship sem o consentimento do líder da stable, Christian Cage.
Quatro dias depois, no Impact!, Styles e Tomko juntaram-se a Angle para criar a fação The Angle Alliance, enquanto continuavam ligados a Christian.
Styles tentou permanecer nas duas fações, até que no episódio de 6 de dezembro Christian se tornou líder de uma aliança conjunta. Contudo, na mesma noite foi atacado por Angle e Robert Roode.
Entretanto, foi marcado um combate pelo título entre Kurt Angle e Christian Cage para o Final Resolution, em janeiro de 2008.



(Samoa Joe como Special Outside Enforcer)
No Final Resolution, Kurt Angle levou a melhor sobre Christian Cage e reteve o TNA World Heavyweight Championship, após AJ Styles trair Christian.
No episódio de 10 de janeiro, a figura de autoridade Jim Cornette anunciou que Christian, Samoa Joe e AJ Styles iam combater na semana seguinte pela posição de candidato principal ao TNA World Heavyweight Championship, sendo que uma vitória de Styles dava a possibilidade de Kurt Angle não ter de defender o título durante dois meses. Contudo, Christian Cage venceu e tornou-se novamente no candidato principal.
No episódio de 24 de janeiro, Cornette anunciou que Samoa Joe seria o special outside enforcer do combate entre Angle e Christian.
Entretanto, também se especulou sobre de que lado estaria Tomko, que ainda não tinha optado por Angle em vez de Christian ou vice-versa e vinha a explicar que não tinha escolhido nenhum lado apesar de ser campeão de tag team ao lado de Styles. Ainda assim, Tomko bateu Angle após interferência de Christian no episódio de 31 de janeiro, o que fez com que parecesse que Christian e Tomko estavam do mesmo lado.



Christian Cage (c) vs. Josh Alexander
No Victory Road, Christian Cage reteve o Impact World Championship ao bater Ace Austin. Após o combate, o campeão da X Division, Josh Alexander, que nessa noite tinha defendido o título diante de Chris Sabin, abordou Christian Cage e invocou a Opção C, o conceito que permite ao detentor do X Division Championship voluntariamente abdicar do seu cinturão em troca de um combate pelo mundial, para o Bound For Glory.






  


Sem comentários:

Enviar um comentário