quarta-feira, 12 de junho de 2019

Bruno Guimarães. O volante que conduz os ataques do Athletico-PR

Bruno Guimarães tem contrato até fevereiro de 2023

Quando se fala em jogadores do Athletico Paranaense no mercado, o nome mais vezes referido é o de Renan Lodi, mas há outros talentos da equipa de Tiago Nunes que não merecem menos destaque. Já aqui se falou detalhadamente do zagueiro Léo Pereira, mas Bruno Guimarães também é um nome que promete estar na calha para o futebol europeu a breve prazo.


Médio (ou volante, como dizem os brasileiros) de 21 anos e recrutado há dois na Série D, ao Osasco Audax, tornou-se uma peça fulcral no furacão, ao ponto de praticamente todos os ataques passarem pelos seus pés. Tanto assim que é que a equipa ressente-se sempre que ele é alvo de uma marcação mais apertada.

Como interior esquerdo tanto num sistema de 4x3x3 como de 4x2x3x1, joga uns metros à frente do médio mais recuado e uns outros atrás do volante mais adiantado e faz a ponte entre as fases de construção e criação no momento de organização ofensiva, recebendo a bola dos defesas ou do médio mais defensivo e entregando-a a um dos homens mais adiantados. Segundo o antigo zagueiro internacional canarinho André Cruz, aquando de uma antevisão do Brasileirão 2019, trata-se de um jogador “bom no passe curto e longo”. “Tem um bom desarme e sabe chegar à frente para fazer golos”, acrescentou o ex-central do Sporting.

A qualidade de passe a qualquer distância e a chegada à área fazem parte do cartão-de-visita de Bruno Guimarães, que é daqueles cujo toque de bola é de craque. Os seus passes precisos ajudam a equipa não só a progredir no terreno numa perspetiva vertical como a fazer a bola ir rapidamente de um flanco ao outro, sabendo descongestionar quando está sob pressão. Por assim ser, é muitas vezes designado para bater cantos e livres laterais. Além da precisão na entrega de bola, também sabe queimar linhas através da condução de bola, galgando metros até à área adversária.


Uma das referências da equipa também na recuperação de bola, está blindado com uma cláusula de rescisão de cerca de 40 milhões de euros (174 milhões de reais) e tem contrato até fevereiro de 2023,  mas soma clubes europeus interessados, como Inter, AC Milan, Nápoles, Chelsea, Lille e Shakhtar Donetsk. Benfica, FC Porto, Roma e Watford também o têm debaixo de olho, que tem estatuto comunitário por ter passaporte espanhol e estará às portas da seleção brasileira.

































Sem comentários:

Enviar um comentário