segunda-feira, 11 de março de 2024

O mexicano dos golos bonitos que não vingou no Sporting. Quem se lembra de Negrete?

Manuel Negrete representou o Sporting em 1986-87
Manuel Negrete era uma espécie de ilustre desconhecido dos adeptos europeus de futebol até ao dia 15 de junho de 1986. Ao serviço do seu México, num Campeonato do Mundo no qual a sua seleção era anfitriã, o médio recebeu um passe a meia altura à entrada da área e, perante o aperto dos defesas da Bulgária, resolve rematar dali, de forma acrobática, para o fundo das redes, marcando um dos mais espetaculares golos de sempre em Mundiais.
 
Embora não existissem redes sociais na altura, o golo tornou-se viral na medida do possível, despertando a cobiça de clubes europeus. E quem é que haveria de contratar o jogador que até então pertencia aos mexicanos do Pumas? O Sporting!
 
 
Com a difícil missão de substituir António Sousa no meio-campo leonino, chegou a Lisboa numa altura em que o conjunto de Alvalade atravessava uma crise financeira e diretiva que fez com que a equipa arrancasse a pré-época de 1986-87 com apenas 13 jogadores.
 
Embora o seu talento tivesse sido notado, Negrete não conseguiu afirmar-se de leão ao peito, tendo sido prejudicado pelo facto de ser muito franzino. Ao serviço do Sporting disputou 21 jogos (18 a titular) e apontou cinco golos entre agosto de 1986 e janeiro de 1987, eclipsando-se depois de um arranque promissor, com quatro remates certeiros nos primeiros seis encontros, incluindo um golo fantástico ao Rio Ave. Não foi utilizado no dérbi dos 7-1 e desde aí só jogou por mais três vezes no campeonato, sempre na condição de suplente utilizado.
 
“Os adeptos acarinhavam-me, diziam-me sempre a mesma palavra que era paciência, paciência, desde aquela porta famosa [10A] até ao campo de treinos. Mas o Sporting trocou de treinadores nesse ano. Primeiro, o Manuel José. Depois, o Marinho. Finalmente, o Keith Burkinshaw, um inglês. E a minha influência foi diminuindo, diminuindo, até parar de jogar. Ai, ai, esses diretores do Sporting”, afirmou ao ionline em agosto de 2010.
 
 
Após a saída de Manuel José do comando técnico transferiu-se para outro Sporting, o de Gijón, de Espanha.
 
 

 




 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário