segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

A minha primeira memória de… um jogo entre Chelsea e Middlesbrough

Yakubu festeja o terceiro golo do Boro no Riverside
O Middlesbrough era uma equipa bastante consolidada na Premier League no início do século XXI, fazendo lembrar o papel que o West Ham, por exemplo, tem hoje na liga inglesa. O Boro foi sétimo classificado em 2004-05, venceu a Taça da Liga em 2003-04 e atingiu a final da Taça UEFA em 2005-06, uma época após ter sido eliminado pelo Sporting nos oitavos de final da mesma competição.
 
Na altura, o clube que jogava em casa no Riverside Stadium, então orientado por Steve McClaren, apostava muito em alguns jogadores internacionais consagrados, como o português Abel Xavier, os neerlandeses Michael Reiziger e Jimmy Hasselbaink, o espanhol Gaizka Mendieta, o brasileiro Doriva, os ingleses Gareth Southgate e Ray Parlour, os australianos Mark Schwarzer e Mark Viduka e o nigeriano Yakubu, entre outros. Também tinha contratado Fábio Rochemback ao Sporting e estava a lançar o então jovem extremo Stewart Downing.
 
Do outro lado estava o Chelsea de José Mourinho, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira e Maniche, que tinha quinze pontos de vantagem sobre o principal perseguidor no campeonato, o Manchester United de Alex Ferguson e Cristiano Ronaldo.
 
No Riverside, os blues terão acusado demasiado o conforto de uma liderança muito… confortável, tendo saído derrotados com estrondo: 3-0. Na altura, foi uma das derrotas mais pesadas da carreira do special one.
 
O golo inaugural surgiu logo aos dois minutos e foi apontado pelo ex-leão Rochemback, que tirou da frente John Terry e rematou de pé esquerdo para o fundo das redes de um Petr Cech que não ficou bem na fotografia.
 
À beira do intervalo, Downing ampliou a vantagem, através de um remate que até nem levava muita força, mas que só acabou no fundo da baliza do Chelsea, com a bola a passar por uma floresta de pernas sem sofrer qualquer desvio.
 
E, ao minuto 68’, Yakubu trabalhou bem sobre Terry – que terá vivido nesse dia um dos piores jogos da carreira – e disparou para o terceiro golo do Boro.
 
“Em Middlesbrough, Rochemback começou a reintroduzir na mente de José Mourinho um passado já encaixotado na memória (nunca perdera por três golos de diferença, nem por dois, em Inglaterra). O brasileiro ex-Sporting marcou logo aos 2’ o primeiro dos três golos do Boro, Downing e Yakubu deram-lhe as proporções estrondosamente mediáticas”, podia ler-se no Diário de Notícias.
“No meu tempo de Chelsea é a terceira derrota na Premier League e pode-se dizer que foi a pior. Perdemos na época passada com o Manchester City 1-0, e não merecemos; perdemos esta época com o Manchester United 1-0, e não merecemos; hoje, perdemos 3-0 – e merecemos”, afirmou Mourinho após o encontro.
 



 



 



Sem comentários:

Enviar um comentário