sexta-feira, 17 de maio de 2024

“Os peões estão a assediar a rainha holandesa”. As melhores frases de Míchel

Míchel disputou 561 jogos pelo Real Madrid
Míchel foi um dos melhores jogadores espanhóis da década de 1980 e um dos principais elementos da famosa equipa da Quinta del Buitre do Real Madrid. Depois tornou-se treinador, sem o mesmo nível de sucesso, e tem feito umas incursões como comentador televisivo.
 
Bastante arrojado a fazer comentários, levou demasiado longe o esforço em algumas situações. Quando comentava o Suécia-Holanda do Euro 2004, por exemplo, soltou a seguinte frase: “Os peões estão a assediar a rainha holandesa. Desportivamente falando, é claro.”
 
No mesmo torneio, revelou originalidade para retratar o cinismo da Grécia: “Se perguntarem a um grego se gosta de jogar em frente à baliza, a resposta vai ser um ‘hã, mas isso existe?’”.
 
Bem-humorado e com jeito para trocadilhos, comentou um encontro entre o Valência e o Inter de Milão e não hesitou em brincar com o nome do guarda-redes dos milaneses: “O Valência não está a ser capaz de fazer um golo porque há um Toldo aberto sobre a baliza.”
 
Bem, pelo menos ninguém pode acusar Míchel de ser um comentador que fala futebolês, nem sequer quando o antigo jogador do Real Madrid explicou o estilo de jogo de Gattuso: “Gattuso não está a gatinhar, está a gattusear.”
 
Noutro caso, tornou-se difícil de imaginar e descodificar o que o antigo médio queria dizer: “Rooney levava a cabeça entre as pernas.”
 
Antes desta tirada, Míchel foi um bom centrocampista que amealhou 561 jogos e 130 golos pelo Real Madrid entre 1981 e 1996, assim como 67 internacionalizações e 21 remates certeiros pela seleção espanhola. Venceu duas Taças UEFA, seis campeonatos, três Taças do Rei, quatro Supertaças e uma Taça da Liga e esteve presente nos Mundiais de 1986 e 1990 e no Campeonato da Europa de 1988.
 
 
Como treinador orientou Rayo Vallecano, Castilla (Real Madrid B), Getafe, Sevilha, Olympiacos, Marselha, Málaga, Pumas e Al-Qadisiyah, tendo conquistado três campeonatos gregos e uma Taça da Grécia.
 





Sem comentários:

Enviar um comentário