quinta-feira, 31 de julho de 2025

O central com 213 jogos na Serie A e 33 pela Dinamarca que desceu de divisão no Olhanense. Quem se lembra de Per Krøldrup?

Per Krøldrup marcou um golo ao FC Porto pelo Olhanense em 2013-14 
Per Krøldrup fez uma carreira muito digna de respeito. Somou 33 internacionalizações pela seleção da Dinamarca, esteve num Campeonato da Europa (2004) e num Mundial (2010), disputou 213 jogos na Serie A italiana, 13 na Liga dos Campeões e um na Premier League, mas na última temporada como futebolista profissional representou o Olhanense. E desceu de divisão.
 
Nascido em Farsø em 31 de julho de 1979, dividiu a formação entre Farsø/Ullits IK e Aalborg Chang antes de se estrear como sénior no B.93, na II Liga dinamarquesa, de onde saiu diretamente para os italianos da Udinese no verão de 2001.
 
Paulatinamente foi ganhando o seu espaço no emblema de Udine, ao serviço do qual se catapultou para a seleção dinamarquesa, pela qual se estreou em fevereiro de 2004. Quatro meses depois, marcou presença no Europeu disputado em Portugal, embora não tivesse sido utilizado no torneio.
 
Na época que se seguiu, ajudou os bianconeri a conseguir um brilhante quarto lugar na Serie A que valeu o apuramento para as pré-eliminatórias da Liga dos Campeões.
 
 
Valorizado, transferiu-se para o Everton no verão de 2005, por cerca de 6,8 milhões de euros. Uma lesão na virilha e a consequente cirurgia numa altura em que ainda não se tinha estreado pelos toffees dificultou a afirmação deste possante defesa central (1,94 m) em Goodison Park, que apenas atuou em duas partidas pela equipa de Liverpool.
 
Considerado uma das piores contratações de sempre do Everton, voltou a Itália em janeiro de 2006 para assinar pela Fiorentina, tendo ajudado o conjunto de Florença a apurar-se para a Liga dos Campeões em 2008 e 2009 e a atingir as meias-finais da Taça UEFA em 2007-08.
 
Em 2010 esteve entre os convocados da Dinamarca para o Campeonato do Mundo e no ano seguinte sofreu duas graves lesões que lhe aceleraram o declínio da carreira, primeiro no joelho e depois no tendão de Aquiles, sendo este segundo problema físico o afastou dos relvados durante toda a temporada 2011-12.
 
 
Regressou ao ativo em março de 2013, para representar o Pescara, também na Serie A, mas uma distorção no tornozelo impediu-o de atuar em mais de cinco jogos, mostrando-se assim impotente para impedir a descida de divisão.
 
Por fim, representou o Olhanense em 2013-14, despedindo-se depois dos relvados, à beira do 35.º aniversário, após 24 jogos e um golo (ao FC Porto) pelos algarvios, numa época em que não conseguiu evitar a despromoção à II Liga.
 



 




  

Sem comentários:

Enviar um comentário